Logo
Regional

CDU não consegue aprovar executivo da União de Freguesias de Viana do Castelo e convoca nova assembleia

28 Outubro, 2025 | 14:13
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A presidente eleita da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho (CDU), não conseguiu aprovar o executivo da Junta após duas listas apresentadas terem sido chumbadas na primeira Assembleia de Freguesia.

Em declarações à Viana TV, Cláudia Marinho afirmou que tentou negociar com as forças políticas mais votadas, PS e AD, mas não foi possível chegar a acordo.

“O PSD não bloqueou totalmente as negociações. Quem encerrou por completo as conversações foi o PS logo na primeira reunião”, disse.

Sobre o PS, a presidente explicou que “O cabeça de lista do PS, Rui Sousa, afirmou que não pretendiam qualquer lugar. A CDU disponibilizou um, mas a resposta foi que não o aceitariam, porque não seriam a solução, embora também não quisessem ser o problema.”

Quanto ao PSD, Claudia Marinho explicou que “A proposta apresentada foi idêntica à feita ao PS — um lugar. No entanto, o PSD solicitou três lugares, sendo um deles a meio tempo. Considerámos esse pedido excessivo, mas manifestámos abertura para apresentar uma nova contraproposta.”

Cláudia Marinho acrescentou que, “Como até ao dia de ontem (segunda-feira) não foi possível alcançar consenso, avancei com o que democraticamente deve ser feito, a constituição de uma lista. A primeira lista integrou o PS, representado por Rui Sousa e Cristina Oliveira, e foi chumbada. A segunda lista incluiu o PSD, encabeçada por Vítor Fernandes e seguida por Rosa, e também foi rejeitada.”

A presidente sublinhou ainda o historial de cooperação da CDU: “A história demonstra que a CDU sempre foi parte da solução e nunca um problema. Já governámos com o PSD, com o PS e com o Bloco de Esquerda, sempre com sentido de responsabilidade e cooperação,” concluiu.

Face ao impasse, a autarca convocou uma nova assembleia para sábado, 1 de novembro, às 17h00, com o objetivo de aprovar o executivo antes do prazo limite de 3 de novembro, sob pena de serem realizadas novas eleições.

Nas autárquicas de 12 de outubro, a CDU foi a força mais votada, com 27,36% dos votos (3.595 votos, 6 mandatos), seguida pelo PS, 26,32% (3.459 votos, 6 mandatos), AD (PSD/CDS), 24,02% (3.157 votos, 5 mandatos), e Chega, 11,40% (1.498 votos, 2 mandatos).

A União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela é a maior freguesia do Alto Minho, pelo que o desfecho do impasse determinará a governação local.

FOTO: Viana ao Minuto

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Valença: Feira dos Santos de Cerdal corre Mundo através dos CTT

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.