A presidente eleita da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho (CDU), não conseguiu aprovar o executivo da Junta após duas listas apresentadas terem sido chumbadas na primeira Assembleia de Freguesia.
Em declarações à Viana TV, Cláudia Marinho afirmou que tentou negociar com as forças políticas mais votadas, PS e AD, mas não foi possível chegar a acordo.
“O PSD não bloqueou totalmente as negociações. Quem encerrou por completo as conversações foi o PS logo na primeira reunião”, disse.
Sobre o PS, a presidente explicou que “O cabeça de lista do PS, Rui Sousa, afirmou que não pretendiam qualquer lugar. A CDU disponibilizou um, mas a resposta foi que não o aceitariam, porque não seriam a solução, embora também não quisessem ser o problema.”
Quanto ao PSD, Claudia Marinho explicou que “A proposta apresentada foi idêntica à feita ao PS — um lugar. No entanto, o PSD solicitou três lugares, sendo um deles a meio tempo. Considerámos esse pedido excessivo, mas manifestámos abertura para apresentar uma nova contraproposta.”
Cláudia Marinho acrescentou que, “Como até ao dia de ontem (segunda-feira) não foi possível alcançar consenso, avancei com o que democraticamente deve ser feito, a constituição de uma lista. A primeira lista integrou o PS, representado por Rui Sousa e Cristina Oliveira, e foi chumbada. A segunda lista incluiu o PSD, encabeçada por Vítor Fernandes e seguida por Rosa, e também foi rejeitada.”
A presidente sublinhou ainda o historial de cooperação da CDU: “A história demonstra que a CDU sempre foi parte da solução e nunca um problema. Já governámos com o PSD, com o PS e com o Bloco de Esquerda, sempre com sentido de responsabilidade e cooperação,” concluiu.
Face ao impasse, a autarca convocou uma nova assembleia para sábado, 1 de novembro, às 17h00, com o objetivo de aprovar o executivo antes do prazo limite de 3 de novembro, sob pena de serem realizadas novas eleições.
Nas autárquicas de 12 de outubro, a CDU foi a força mais votada, com 27,36% dos votos (3.595 votos, 6 mandatos), seguida pelo PS, 26,32% (3.459 votos, 6 mandatos), AD (PSD/CDS), 24,02% (3.157 votos, 5 mandatos), e Chega, 11,40% (1.498 votos, 2 mandatos).
A União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela é a maior freguesia do Alto Minho, pelo que o desfecho do impasse determinará a governação local.
FOTO: Viana ao Minuto
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.