A presidente eleita da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho (CDU), não conseguiu aprovar o executivo da Junta após duas listas apresentadas terem sido chumbadas na primeira Assembleia de Freguesia.
Em declarações à Viana TV, Cláudia Marinho afirmou que tentou negociar com todas as forças políticas, mas não foi possível chegar a acordo.
“O PSD não bloqueou totalmente as negociações. Quem encerrou por completo as conversações foi o PS logo na primeira reunião”, disse.
Sobre o PS, a presidente explicou que “O cabeça de lista do PS, Rui Sousa, afirmou que não pretendiam qualquer lugar. A CDU disponibilizou um, mas a resposta foi que não o aceitariam, porque não seriam a solução, embora também não quisessem ser o problema.”
Quanto ao PSD, Claudia Marinho explicou que “A proposta apresentada foi idêntica à feita ao PS — um lugar. No entanto, o PSD solicitou três lugares, sendo um deles a meio tempo. Considerámos esse pedido excessivo, mas manifestámos abertura para apresentar uma nova contraproposta.”
Cláudia Marinho acrescentou que, “Como até ao dia de ontem (segunda-feira) não foi possível alcançar consenso, avancei com o que democraticamente deve ser feito, a constituição de uma lista. A primeira lista integrou o PS, representado por Rui Sousa e Cristina Oliveira, e foi chumbada. A segunda lista incluiu o PSD, encabeçada por Vítor Fernandes e seguida por Rosa, e também foi rejeitada.”
A presidente sublinhou ainda o historial de cooperação da CDU: “A história demonstra que a CDU sempre foi parte da solução e nunca um problema. Já governámos com o PSD, com o PS e com o Bloco de Esquerda, sempre com sentido de responsabilidade e cooperação,” concluiu.
Face ao impasse, a autarca convocou uma nova assembleia para sábado, 1 de novembro, às 17h00, com o objetivo de aprovar o executivo antes do prazo limite de 3 de novembro, sob pena de serem realizadas novas eleições.
Nas autárquicas de 12 de outubro, a CDU foi a força mais votada, com 27,36% dos votos (3.595 votos, 6 mandatos), seguida pelo PS, 26,32% (3.459 votos, 6 mandatos), AD (PSD/CDS), 24,02% (3.157 votos, 5 mandatos), e Chega, 11,40% (1.498 votos, 2 mandatos).
A União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela é a maior freguesia do Alto Minho, pelo que o desfecho do impasse determinará a governação local.
FOTO: Viana ao Minuto
O Município de Ponte de Lima vai promover, no dia 8 de novembro de 2025, às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”, da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo. A entrada é gratuita.
Ponte da Barca celebrou, o Dia do Município com uma cerimónia solene marcada pela entrega de medalhas de mérito a personalidades e entidades que se destacaram pelo seu contributo à comunidade.
A presidente eleita da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho (CDU), não conseguiu aprovar o executivo da Junta após duas listas apresentadas terem sido chumbadas na primeira Assembleia de Freguesia.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo participou no 44.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, realizado este fim de semana, para promover o concelho no âmbito da Região Europeia da Gastronomia e Vinhos 2025 e da Região dos Vinhos Verdes.
O PSD venceu, este domingo, a repetição das eleições para a Assembleia de Freguesia de Cabreiro, no concelho de Arcos de Valdevez, ao conquistar 49,81% dos votos e eleger quatro membros.
Viana do Castelo recebeu no passado sábado a 5.ª edição do Encontro de Culturas da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o apoio da Câmara Municipal.
Jorge Sárria, ex-presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, foi distinguido com a Medalha de Bons Serviços pela Federação Portuguesa de Futebol, durante a prestigiada Gala Quinas de Ouro, realizada no sábado em Lisboa.