Logo
Internacional

CCDR-N e Xunta da Galiza tomam posição conjunta pela alta velocidade Porto-Vigo

30 Junho, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e a Xunta da Galiza assinam na passada terça-feira, em Valença, uma declaração conjunta onde defendem como “uma prioridade óbvia” a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Vigo (Espanha).

No documento, a CCDR-N e a Xunta da Galiza mostram-se favoráveis a esta ligação ferroviária por entenderem ser uma “infraestrutura prioritária e estratégica” para o desenvolvimento económico e social de Portugal e Espanha.

Segundo estas entidades, o desenvolvimento harmonioso dos territórios, com igualdade de tratamento e atitude solidária, proporciona uma evolução da qual todas as partes beneficiam.

“A riqueza partilhada gera oportunidades e promove sinergias de bem-estar através do envolvimento coletivo”, referem.

No que diz respeito às redes de comunicação, esta perspetiva é “especialmente relevante” porque isso significa a plena utilização dos territórios e do capital humano, sublinham ainda.

Na missiva, a CCDR-N e a Xunta da Galiza salientam que os estudos realizados sobre a ligação ferroviária em alta velocidade demonstram “dados incontestáveis” quanto ao seu potencial de utilização e rentabilidade.

O que, com os laços culturais existentes entre os dois países, constitui “um capital valioso” para alcançar progressos significativos na construção de projetos baseados na intercomunicabilidade, acrescentam.

Insistindo que esta ligação é “uma prioridade óbvia”, as entidades ressalvaram a necessidade da mesma ser acompanhada de um orçamento e de um calendário realista para as concretizar dentro dos prazos previstos.

“Exigimos, assim, o desenvolvimento de um programa completo de ações, investimentos e etapas para a ligação [Porto-Vigo] com prioridade para a saída Sul de Vigo”, vincam.

A CCDR-Norte e a Xunta da Galiza solicitam ainda aos governos de Portugal e Espanha que se articulem na definição da nova ligação internacional no rio Minho.

“Recordamos que a atual ligação, o chamado Comboio Celta entre Porto e Vigo, efetua-se em duas horas e meia com material muito obsoleto e oferece condições de serviço que devem ser atualizadas com urgência, enquanto a ligação do Eixo Atlântico não se concretizar para tornar possível que tal viagem ocorra no tempo máximo de uma hora”, frisaram.

Esta declaração, que vai ser assinada na terça-feira às 11:00, na antiga alfândega de Valença, no distrito de Viana do Castelo, vai ser enviada às entidades territoriais da Eurorregião, confederações empresariais e sindicais e entidades locais.

Entre as entidades locais figura a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, que na segunda-feira em reunião pública do executivo municipal avalia esta declaração, segundo a agenda a que a Lusa teve hoje acesso.

A 23 de maio, o ministro das Infraestruturas assegurou, após um breve encontro com o presidente do governo regional da Galiza, que o executivo mantém o compromisso da ligação ferroviária em alta velocidade entre Lisboa e Vigo, bem como a Madrid.

A ligação do Porto a Vigo, na Galiza, que está a ser desenvolvida paralelamente à linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, contempla estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 10 Abril, 2025

IPVC conquista 1.º lugar no Festival Nacional de Robótica e garante lugar no mundial no Brasil

A equipa de robótica do Politécnico de Viana do Castelo venceu o Festival Nacional de Robótica 2025, que decorreu de no Funchal, Madeira. Com este resultado, a Robotic@IPVC – equipa do Núcleo de Robótica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) – garantiu a qualificação para o RoboCup, uma competição mundial que reúne, este ano, no Brasil, os melhores projetos e equipas de cada país.

Regional 10 Abril, 2025

Embarcação de recreio vira ao largo da ilha da Ínsua em Caminha

Três tripulantes, de nacionalidade espanhola e com idades compreendidas entre os 25 e os 53 anos, foram resgatados na noite de quarta-feira, 9 de abril, após a embarcação de recreio onde seguiam ter virado ao largo da ilha da Ínsua, em Caminha.

Regional 10 Abril, 2025

Câmara Municipal de Viana do Castelo abre procedimento concursal para motorista de autocarros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem a decorrer um procedimento concursal comum para constituição de reserva de recrutamento – 2ª reserva de recrutamento – na modalidade contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto para a carreira de Assistente Operacional - Agente único de transportes, motorista. As candidaturas devem ser apresentadas até 24 de abril de 2025.

Regional 10 Abril, 2025

AECT Rio Minho desenvolve parceria com a América do Sul

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho) assinou o acordo de adesão à Rede Euro Latino Americana de Governação Transfronteiriça das Bacias Hidrográficas (Red EuroLatAm).

Regional 10 Abril, 2025

Fim-de-semana Gastronómico de Viana do Castelo de 11 a 13 de abril

Entre os dias 11 e 13 de abril, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e em parceria com as empresas de restauração e alojamentos turísticos aderentes, promove o Fim-de-semana Gastronómico de Viana do Castelo, evento integrado no programa “Vale do Lima – Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025”.

Regional 10 Abril, 2025

José Cid atua a 10 de maio na Festa das Tradições em Ponte da Barca

De 9 a 11 de maio, a Festa das Tradições transforma a Praça Terra da Nóbrega, em Ponte da Barca, num autêntico palco de cultura e gastronomia. Em colaboração com associações e ranchos folclóricos locais, promete um fim de semana memorável com a participação de José Cid como artista convidado, no dia 10 de maio, às 22h00.

Regional 10 Abril, 2025

Nova pós-graduação do IPVC prepara profissionais para liderar a transição energética no mar

O Politécnico de Viana do Castelo apresenta a nova pós-graduação em Tecnologia de Energias Oceânicas, uma formação inovadora que responde à crescente procura por profissionais qualificados no setor das energias renováveis oceânicas.