A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e a Xunta da Galiza assinam na passada terça-feira, em Valença, uma declaração conjunta onde defendem como “uma prioridade óbvia” a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Vigo (Espanha).
No documento, a CCDR-N e a Xunta da Galiza mostram-se favoráveis a esta ligação ferroviária por entenderem ser uma “infraestrutura prioritária e estratégica” para o desenvolvimento económico e social de Portugal e Espanha.
Segundo estas entidades, o desenvolvimento harmonioso dos territórios, com igualdade de tratamento e atitude solidária, proporciona uma evolução da qual todas as partes beneficiam.
“A riqueza partilhada gera oportunidades e promove sinergias de bem-estar através do envolvimento coletivo”, referem.
No que diz respeito às redes de comunicação, esta perspetiva é “especialmente relevante” porque isso significa a plena utilização dos territórios e do capital humano, sublinham ainda.
Na missiva, a CCDR-N e a Xunta da Galiza salientam que os estudos realizados sobre a ligação ferroviária em alta velocidade demonstram “dados incontestáveis” quanto ao seu potencial de utilização e rentabilidade.
O que, com os laços culturais existentes entre os dois países, constitui “um capital valioso” para alcançar progressos significativos na construção de projetos baseados na intercomunicabilidade, acrescentam.
Insistindo que esta ligação é “uma prioridade óbvia”, as entidades ressalvaram a necessidade da mesma ser acompanhada de um orçamento e de um calendário realista para as concretizar dentro dos prazos previstos.
“Exigimos, assim, o desenvolvimento de um programa completo de ações, investimentos e etapas para a ligação [Porto-Vigo] com prioridade para a saída Sul de Vigo”, vincam.
A CCDR-Norte e a Xunta da Galiza solicitam ainda aos governos de Portugal e Espanha que se articulem na definição da nova ligação internacional no rio Minho.

“Recordamos que a atual ligação, o chamado Comboio Celta entre Porto e Vigo, efetua-se em duas horas e meia com material muito obsoleto e oferece condições de serviço que devem ser atualizadas com urgência, enquanto a ligação do Eixo Atlântico não se concretizar para tornar possível que tal viagem ocorra no tempo máximo de uma hora”, frisaram.
Esta declaração, que vai ser assinada na terça-feira às 11:00, na antiga alfândega de Valença, no distrito de Viana do Castelo, vai ser enviada às entidades territoriais da Eurorregião, confederações empresariais e sindicais e entidades locais.
Entre as entidades locais figura a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, que na segunda-feira em reunião pública do executivo municipal avalia esta declaração, segundo a agenda a que a Lusa teve hoje acesso.
A 23 de maio, o ministro das Infraestruturas assegurou, após um breve encontro com o presidente do governo regional da Galiza, que o executivo mantém o compromisso da ligação ferroviária em alta velocidade entre Lisboa e Vigo, bem como a Madrid.
A ligação do Porto a Vigo, na Galiza, que está a ser desenvolvida paralelamente à linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, contempla estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
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O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.