O presidente da Comissão de Coordenação Regional e Desenvolvimento (CCDR) do Norte, António Cunha, revelou à Lusa estar confiante e moderadamente otimista sobre a conclusão do projeto de ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo em 2032.
António Cunha falava após ter participado na reunião entre o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, que decorreu em Lisboa e de onde retirou resultados positivos, disse.
“No contexto dos novos investimentos anunciados pelo Governo foi reiterada pelo ministro Pinto Luz a prioridade do investimento da ligação Lisboa-Porto-Vigo e isso é algo que nos deixa mais sossegados”, acrescentou o dirigente da CCDR-N.
E prosseguiu: “o importante é que [sobre] estes dois processos, que são muito importantes para Portugal – quer na ligação entre Lisboa e Madrid quer a ligação entre Lisboa, Porto e Vigo, sendo que para o Norte e Galiza a segunda é absolutamente estrutural – foi dito e anunciado pelo Governo que continua a ser uma prioridade, que foram reafirmadas as datas para a sua execução e que estão a ser feitos os desenvolvimentos do lado português e espanhol”.

Sobre o projeto Lisboa-Porto-Vigo, apontado para estar pronto em 2032, António Cunha lembrou que o lado português “exige mais investimento, pois [enquanto] do lado galego é apenas a ligação entre Vigo e a fronteira”, o lado português implica “a ligação entre o Porto, aeroporto Sá Carneiro, Braga e Valença, uma distância maior, [tal como] o esforço financeiro”.
A ligação Lisboa-Vigo irá completar-se em cerca de duas horas, concretizando o objetivo da União Europeia para a mobilidade inteligente e sustentável que visa duplicar o tráfego ferroviário de passageiros de alta velocidade.
Questionado se os valores com que o Governo está a trabalhar são os “sete ou oito milhões e euros de investimento previstos pelo anterior executivo”, o líder nortenho revelou: “o que é conhecido e foi reiterado é que vão entrar em fase de contratação dos projetos de engenharia finais para estas ligações. Só com base nisso haverá os valores finais e poderão ser corrigidos. É evidente que podem ser corrigidos”.
“Foi muito importante ver a determinação com que o Governo anuncia estes projetos e, portanto, isso dá-nos uma confiança muito grande e, tal como foi dito pelo ministro Pinto Luz, é um projeto que tem um grande consenso nacional. É um projeto para quase uma década, estamos a falar de algo a oito anos de distância (…) mas que tendo um grande consenso político nos deixa confiantes”, continuou António Cunha.
Todavia, para o responsável, o “otimismo, aqui, é sempre moderado porque são projetos extremamente ambiciosos e difíceis e haverá imensas dificuldades pelo caminho”.
A ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), para depois de 2030, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).
No total, segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.