A eurodeputada e antiga líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, anunciou esta quarta-feira a sua candidatura à Presidência da República, nas eleições marcadas para janeiro de 2026.
Em nota enviada à imprensa, Catarina Martins afirma que a sua candidatura é motivada pela “urgência de cuidar da democracia” e combater o que considera uma “deriva autoritária” no espaço político.
“Quero juntar forças para devolver a confiança na democracia”, escreve a candidata, destacando o papel da solidariedade em momentos recentes de crise, como o apagão de abril ou os incêndios deste verão.
A ex-coordenadora bloquista defende uma campanha centrada nos direitos sociais, nos serviços públicos e na justiça climática. Sublinha ainda a importância de “popularizar a democracia” e enfrentar “os poderes que se movem na sombra”.
Natural do Porto, Catarina Martins tem 52 anos, é eurodeputada desde 2024 e foi líder do Bloco de Esquerda entre 2012 e 2023. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, com mestrado em Linguística, foi também atriz e deputada durante cinco legislaturas.
Esta é a primeira candidatura presidencial da ex-dirigente bloquista.
Após alguns dias de instabilidade meteorológica, os vianenses podem finalmente preparar-se para um fim de semana com tempo estável e temperaturas agradáveis. A previsão aponta para céu parcialmente nublado na sexta-feira, abertas no sábado e muito sol no domingo, com máximas a rondar os 24 °C.
O Souto de Santa Marta, em Santa Marta de Portuzelo, será palco, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, do “Brasas e Marés – Festival Gastronómico”, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, com entrada livre e aberta a toda a comunidade.
No próximo dia 4 de outubro, às 21h30, o Auditório do Cine Teatro João Verde, em Monção, recebe o consagrado ator António Capelo com o espetáculo “Ninguém”, um monólogo intimista com texto e direção de Zeferino Mota.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) assinalou esta terça-feira o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio com a realização do evento “Unidos pela Vida”, dinamizado pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.
A icónica banda portuguesa Táxi vai atuar esta sexta-feira, 12 de setembro, no Palco da Liberdade, inserido no programa do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do norte do país. O espetáculo tem início marcado para as 23h30, na Praça da Liberdade, e conta com entrada livre.
A eurodeputada e antiga líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, anunciou esta quarta-feira a sua candidatura à Presidência da República, nas eleições marcadas para janeiro de 2026.
Uma avaria ocorrida esta quarta-feira, 10 de setembro, na central hidroelétrica de France, na freguesia de Sopo, concelho de Vila Nova de Cerveira, deixou 21 mil consumidores sem eletricidade em vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.