Este fim de semana, 20 e 21 de abril, Castelo do Neiva é palco da Mostra Gastronómica do Polvo, uma iniciativa que pretende promover e homenagear um dos ícones gastronómicos da freguesia, contribuindo para a dinamização cultural e turística do concelho.
O evento acontece no largo junto à Rua dos Pescadores, entre as 11h00 e as 22h00 no sábado e das 11h00 às 20h00 no domingo, e vai incluir mostra gastronómica do polvo com a presença de restaurantes locais e animação musical.
Assim, no sábado, 20 de abril, pelas 15h00, o programa musical arranca com Filipe Gachineiro. Pelas 18h30, no sábado e no domingo, será o artista Sérgio Carvalhosa a garantir a música do evento. Domingo, 21 de abril, pelas 15h00, o evento contará com atuação do grupo musical Trigalada.
A freguesia de Castelo do Neiva é terra de rio e de mar e conta com uma forte comunidade piscatória. O trabalho das gentes do mar é, ainda hoje, muito relevante para a economia local e para a divulgação da sua gastronomia muito ligada aos produtos endógenos. A comunidade piscatória expressiva contribui de forma decisiva para a gastronomia local, que tem por base os peixes frescos, o marisco, o polvo e os ouriços do mar.
Castelo do Neiva é terra com história e tradição, com uma costa das mais ricas do país em iodo e com uma gastronomia de excelência, sendo a mesma virada para os peixes e mariscos, da costa, mas sem esquecer a carne resultante da agricultura tradicional.
A freguesia é banhada pelo rio Neiva a sul e pelo Oceano Atlântico a poente, com as freguesias de Chafé a norte e a de São Romão de Neiva a nascente, tendo uma população que ronda os três mil habitantes.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.