Este fim de semana, 20 e 21 de abril, Castelo do Neiva é palco da Mostra Gastronómica do Polvo, uma iniciativa que pretende promover e homenagear um dos ícones gastronómicos da freguesia, contribuindo para a dinamização cultural e turística do concelho.
O evento acontece no largo junto à Rua dos Pescadores, entre as 11h00 e as 22h00 no sábado e das 11h00 às 20h00 no domingo, e vai incluir mostra gastronómica do polvo com a presença de restaurantes locais e animação musical.
Assim, no sábado, 20 de abril, pelas 15h00, o programa musical arranca com Filipe Gachineiro. Pelas 18h30, no sábado e no domingo, será o artista Sérgio Carvalhosa a garantir a música do evento. Domingo, 21 de abril, pelas 15h00, o evento contará com atuação do grupo musical Trigalada.
A freguesia de Castelo do Neiva é terra de rio e de mar e conta com uma forte comunidade piscatória. O trabalho das gentes do mar é, ainda hoje, muito relevante para a economia local e para a divulgação da sua gastronomia muito ligada aos produtos endógenos. A comunidade piscatória expressiva contribui de forma decisiva para a gastronomia local, que tem por base os peixes frescos, o marisco, o polvo e os ouriços do mar.
Castelo do Neiva é terra com história e tradição, com uma costa das mais ricas do país em iodo e com uma gastronomia de excelência, sendo a mesma virada para os peixes e mariscos, da costa, mas sem esquecer a carne resultante da agricultura tradicional.
A freguesia é banhada pelo rio Neiva a sul e pelo Oceano Atlântico a poente, com as freguesias de Chafé a norte e a de São Romão de Neiva a nascente, tendo uma população que ronda os três mil habitantes.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.