O Município de Vila Nova de Cerveira está a assinalar o Dia da Europa que se comemora esta quinta-feira, 9 de maio, de uma forma simbólica, iluminando o castelo com a cor azul e hasteando a bandeira da União Europeia no edifício dos Paços do Concelho.
“A União Europeia é um projeto de crescimento coletivo, uma herança que devemos celebrar e continuar a defender e fortalecer”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira.
Segundo uma nota da autarquia, o Município de Vila Nova de Cerveira “está cada vez mais em sintonia com o resto da Europa” com vários projetos europeus em curso. “Um deles, o mais recente e com um grande impacto – projeto ARCHETHICS – envolve o Castelo de Cerveira, daí ter sido o monumento destacado para assinalar esta efeméride”, lê-se.
Rui Teixeira diz que “o atual estado de abandono impõe a necessidade do Castelo de Cerveira voltar a fazer parte do quotidiano da comunidade”, pelo que encara a essência e a integração neste projeto europeu em curso como “uma oportunidade mais abrangente para refletir, em conjunto, novas rotas culturais que integrem este monumento nacional no dia a dia dos cerveirenses e dos turistas, recuperando a relação afetiva e histórica entre o Castelo e a sua população, e restaurando a sua centralidade”.

O Dia da Europa celebra-se, anualmente, a 9 de maio, evocando a Declaração Schuman, proferida a 9 de maio de 1950, que constituiu o primeiro passo para a construção de uma Europa unida assente na paz, na prosperidade e no bem estar dos povos europeus.
Em Portugal, as eleições europeias acontecem no dia 9 de junho. Este ano, além de os eleitores poderem exercer o voto antecipado poderão ainda votar em mobilidade, isto é, no local onde se encontrem no país e não apenas na habitual mesa de voto.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.