O Município de Vila Nova de Cerveira está a assinalar o Dia da Europa que se comemora esta quinta-feira, 9 de maio, de uma forma simbólica, iluminando o castelo com a cor azul e hasteando a bandeira da União Europeia no edifício dos Paços do Concelho.
“A União Europeia é um projeto de crescimento coletivo, uma herança que devemos celebrar e continuar a defender e fortalecer”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira.
Segundo uma nota da autarquia, o Município de Vila Nova de Cerveira “está cada vez mais em sintonia com o resto da Europa” com vários projetos europeus em curso. “Um deles, o mais recente e com um grande impacto – projeto ARCHETHICS – envolve o Castelo de Cerveira, daí ter sido o monumento destacado para assinalar esta efeméride”, lê-se.
Rui Teixeira diz que “o atual estado de abandono impõe a necessidade do Castelo de Cerveira voltar a fazer parte do quotidiano da comunidade”, pelo que encara a essência e a integração neste projeto europeu em curso como “uma oportunidade mais abrangente para refletir, em conjunto, novas rotas culturais que integrem este monumento nacional no dia a dia dos cerveirenses e dos turistas, recuperando a relação afetiva e histórica entre o Castelo e a sua população, e restaurando a sua centralidade”.

O Dia da Europa celebra-se, anualmente, a 9 de maio, evocando a Declaração Schuman, proferida a 9 de maio de 1950, que constituiu o primeiro passo para a construção de uma Europa unida assente na paz, na prosperidade e no bem estar dos povos europeus.
Em Portugal, as eleições europeias acontecem no dia 9 de junho. Este ano, além de os eleitores poderem exercer o voto antecipado poderão ainda votar em mobilidade, isto é, no local onde se encontrem no país e não apenas na habitual mesa de voto.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.