O Município de Vila Nova de Cerveira está a assinalar o Dia da Europa que se comemora esta quinta-feira, 9 de maio, de uma forma simbólica, iluminando o castelo com a cor azul e hasteando a bandeira da União Europeia no edifício dos Paços do Concelho.
“A União Europeia é um projeto de crescimento coletivo, uma herança que devemos celebrar e continuar a defender e fortalecer”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira.
Segundo uma nota da autarquia, o Município de Vila Nova de Cerveira “está cada vez mais em sintonia com o resto da Europa” com vários projetos europeus em curso. “Um deles, o mais recente e com um grande impacto – projeto ARCHETHICS – envolve o Castelo de Cerveira, daí ter sido o monumento destacado para assinalar esta efeméride”, lê-se.
Rui Teixeira diz que “o atual estado de abandono impõe a necessidade do Castelo de Cerveira voltar a fazer parte do quotidiano da comunidade”, pelo que encara a essência e a integração neste projeto europeu em curso como “uma oportunidade mais abrangente para refletir, em conjunto, novas rotas culturais que integrem este monumento nacional no dia a dia dos cerveirenses e dos turistas, recuperando a relação afetiva e histórica entre o Castelo e a sua população, e restaurando a sua centralidade”.

O Dia da Europa celebra-se, anualmente, a 9 de maio, evocando a Declaração Schuman, proferida a 9 de maio de 1950, que constituiu o primeiro passo para a construção de uma Europa unida assente na paz, na prosperidade e no bem estar dos povos europeus.
Em Portugal, as eleições europeias acontecem no dia 9 de junho. Este ano, além de os eleitores poderem exercer o voto antecipado poderão ainda votar em mobilidade, isto é, no local onde se encontrem no país e não apenas na habitual mesa de voto.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.