Durante os dois últimos fins-de-semana de setembro, dias 21-22 e 28-29, cerca de 18 das mais emblemáticas casas senhoriais dos concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo abrem, excecionalmente, as portas a visitas guiadas feitas pelos proprietários.
“Vínculos com (a) história: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima”, é o nome da iniciativa organizada pelo projeto europeu VINCULUM, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), com a parceria do Município de Ponte de Lima, da TURIHAB — Associação do Turismo de Habitação e da Patrimonium — Gestão e Promoção de Bens Culturais.
Este projeto com vários títulos e pioneiro ao nível nacional, tem como objetivo estimular o conhecimento e a valorização da casa histórica junto das comunidades locais e do público alargado.
Cerca de 40 voluntários, estudantes do 11.º e 12.º ano da Escola Secundária de Ponte de Lima, irão acompanhar as visitas de forma a mediar o encontro com as casas e onde aprofundarão os seus conhecimentos de história local e com o património em questão.
As visitas, realizadas mediante inscrições online, serão complementadas por um programa científico e lúdico.
Nos dias 20 e 27 de setembro, às 18h00, o auditório dos Paços do Concelho de Ponte de Lima acolherá duas conferências subordinadas ao tema da casa e dos jardins históricos, sendo oradoras a arquiteta paisagista Teresa Andresen e a jornalista Paula Moura Pinheiro.
Já nos dias 22 e 29 de setembro, às 18h00, terão lugar momentos lúdicos, compreendendo um momento musical e um verde de honra, nos jardins do Paço de Calheiros e da Casa Grande de Sá.
A inscrição é obrigatória e gratuita.
Consulte o regulamento e marque a sua visita: https://patrimonium.pt/vinculum/
Fotografia: Casa das Torres/Visite ponte de Lima
A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.
Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.