Durante os dois últimos fins-de-semana de setembro, dias 21-22 e 28-29, cerca de 18 das mais emblemáticas casas senhoriais dos concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo abrem, excecionalmente, as portas a visitas guiadas feitas pelos proprietários.
“Vínculos com (a) história: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima”, é o nome da iniciativa organizada pelo projeto europeu VINCULUM, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), com a parceria do Município de Ponte de Lima, da TURIHAB — Associação do Turismo de Habitação e da Patrimonium — Gestão e Promoção de Bens Culturais.
Este projeto com vários títulos e pioneiro ao nível nacional, tem como objetivo estimular o conhecimento e a valorização da casa histórica junto das comunidades locais e do público alargado.
Cerca de 40 voluntários, estudantes do 11.º e 12.º ano da Escola Secundária de Ponte de Lima, irão acompanhar as visitas de forma a mediar o encontro com as casas e onde aprofundarão os seus conhecimentos de história local e com o património em questão.
As visitas, realizadas mediante inscrições online, serão complementadas por um programa científico e lúdico.
Nos dias 20 e 27 de setembro, às 18h00, o auditório dos Paços do Concelho de Ponte de Lima acolherá duas conferências subordinadas ao tema da casa e dos jardins históricos, sendo oradoras a arquiteta paisagista Teresa Andresen e a jornalista Paula Moura Pinheiro.
Já nos dias 22 e 29 de setembro, às 18h00, terão lugar momentos lúdicos, compreendendo um momento musical e um verde de honra, nos jardins do Paço de Calheiros e da Casa Grande de Sá.
A inscrição é obrigatória e gratuita.
Consulte o regulamento e marque a sua visita: https://patrimonium.pt/vinculum/
Fotografia: Casa das Torres/Visite ponte de Lima
O SC Vianense mede forças, este domingo, com o Brito SC, em encontro da 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está agendada para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.