Durante os dois últimos fins-de-semana de setembro, dias 21-22 e 28-29, cerca de 18 das mais emblemáticas casas senhoriais dos concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo abrem, excecionalmente, as portas a visitas guiadas feitas pelos proprietários.
“Vínculos com (a) história: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima”, é o nome da iniciativa organizada pelo projeto europeu VINCULUM, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), com a parceria do Município de Ponte de Lima, da TURIHAB — Associação do Turismo de Habitação e da Patrimonium — Gestão e Promoção de Bens Culturais.
Este projeto com vários títulos e pioneiro ao nível nacional, tem como objetivo estimular o conhecimento e a valorização da casa histórica junto das comunidades locais e do público alargado.
Cerca de 40 voluntários, estudantes do 11.º e 12.º ano da Escola Secundária de Ponte de Lima, irão acompanhar as visitas de forma a mediar o encontro com as casas e onde aprofundarão os seus conhecimentos de história local e com o património em questão.
As visitas, realizadas mediante inscrições online, serão complementadas por um programa científico e lúdico.
Nos dias 20 e 27 de setembro, às 18h00, o auditório dos Paços do Concelho de Ponte de Lima acolherá duas conferências subordinadas ao tema da casa e dos jardins históricos, sendo oradoras a arquiteta paisagista Teresa Andresen e a jornalista Paula Moura Pinheiro.
Já nos dias 22 e 29 de setembro, às 18h00, terão lugar momentos lúdicos, compreendendo um momento musical e um verde de honra, nos jardins do Paço de Calheiros e da Casa Grande de Sá.
A inscrição é obrigatória e gratuita.
Consulte o regulamento e marque a sua visita: https://patrimonium.pt/vinculum/
Fotografia: Casa das Torres/Visite ponte de Lima
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.