Logo
Regional

Casa dos Rapazes de Viana do Castelo dinamiza concurso para jovens no projeto Cultura para Todos

15 Outubro, 2022 | 10:51
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

“Viana Bombos, música tradicional do Alto Minho – Concurso de Fotografia, Short Vídeo e Expressão Escrita” é o tema do concurso para jovens talentos, que a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo dinamiza, entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, no contexto do projeto “Cultura para Todos” da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho). A iniciativa desafia os jovens dos 10 concelhos do Alto Minho, com idades entre os 14 e os 20 anos, a inspirarem-se em projetos de música tradicional da região e a apresentarem obras originais e inéditas, através da fotografia, de um short vídeo ou da expressão escrita.

A Casa dos Rapazes procura que os jovens tomem conhecimento/contacto com projetos de música tradicional do Alto Minho, como, por exemplo, o “Viana Bombos” ou outros coletivos disseminados pelo território, e que assistam a um ensaio ou a uma exibição dos mesmos, de forma a poderem apresentar, em uma ou mais categorias do concurso, a sua visão da tradição musical do território.

Cada participante pode apresentar até três trabalhos, em suporte físico ou digital, que deverão ser remetidos à Casa dos Rapazes até ao dia 2 de janeiro de 2023. Os vencedores em cada categoria serão escolhidos por um júri constituído por elementos e instituições do Alto Minho.

Todos os produtos de criação artística dos jovens talentos serão dados a conhecer à comunidade em geral através de uma exposição pública, de forma a promover o contacto e a comunicação entre ambos e a sensibilizar para as questões da integração social e da acessibilidade.

Para informações detalhadas deverá ser consultado o regulamento do concurso disponível no site da Casa dos Rapazes em: https://www.casarapazesviana.pt/.

O projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, no qual se insere esta atividade, é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.