Logo
Regional

Casa dos Rapazes de Viana do Castelo dinamiza concurso para jovens no projeto Cultura para Todos

15 Outubro, 2022 | 10:51
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

“Viana Bombos, música tradicional do Alto Minho – Concurso de Fotografia, Short Vídeo e Expressão Escrita” é o tema do concurso para jovens talentos, que a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo dinamiza, entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, no contexto do projeto “Cultura para Todos” da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho). A iniciativa desafia os jovens dos 10 concelhos do Alto Minho, com idades entre os 14 e os 20 anos, a inspirarem-se em projetos de música tradicional da região e a apresentarem obras originais e inéditas, através da fotografia, de um short vídeo ou da expressão escrita.

A Casa dos Rapazes procura que os jovens tomem conhecimento/contacto com projetos de música tradicional do Alto Minho, como, por exemplo, o “Viana Bombos” ou outros coletivos disseminados pelo território, e que assistam a um ensaio ou a uma exibição dos mesmos, de forma a poderem apresentar, em uma ou mais categorias do concurso, a sua visão da tradição musical do território.

Cada participante pode apresentar até três trabalhos, em suporte físico ou digital, que deverão ser remetidos à Casa dos Rapazes até ao dia 2 de janeiro de 2023. Os vencedores em cada categoria serão escolhidos por um júri constituído por elementos e instituições do Alto Minho.

Todos os produtos de criação artística dos jovens talentos serão dados a conhecer à comunidade em geral através de uma exposição pública, de forma a promover o contacto e a comunicação entre ambos e a sensibilizar para as questões da integração social e da acessibilidade.

Para informações detalhadas deverá ser consultado o regulamento do concurso disponível no site da Casa dos Rapazes em: https://www.casarapazesviana.pt/.

O projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, no qual se insere esta atividade, é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.