“Viana Bombos, música tradicional do Alto Minho – Concurso de Fotografia, Short Vídeo e Expressão Escrita” é o tema do concurso para jovens talentos, que a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo dinamiza, entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, no contexto do projeto “Cultura para Todos” da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho). A iniciativa desafia os jovens dos 10 concelhos do Alto Minho, com idades entre os 14 e os 20 anos, a inspirarem-se em projetos de música tradicional da região e a apresentarem obras originais e inéditas, através da fotografia, de um short vídeo ou da expressão escrita.
A Casa dos Rapazes procura que os jovens tomem conhecimento/contacto com projetos de música tradicional do Alto Minho, como, por exemplo, o “Viana Bombos” ou outros coletivos disseminados pelo território, e que assistam a um ensaio ou a uma exibição dos mesmos, de forma a poderem apresentar, em uma ou mais categorias do concurso, a sua visão da tradição musical do território.
Cada participante pode apresentar até três trabalhos, em suporte físico ou digital, que deverão ser remetidos à Casa dos Rapazes até ao dia 2 de janeiro de 2023. Os vencedores em cada categoria serão escolhidos por um júri constituído por elementos e instituições do Alto Minho.
Todos os produtos de criação artística dos jovens talentos serão dados a conhecer à comunidade em geral através de uma exposição pública, de forma a promover o contacto e a comunicação entre ambos e a sensibilizar para as questões da integração social e da acessibilidade.
Para informações detalhadas deverá ser consultado o regulamento do concurso disponível no site da Casa dos Rapazes em: https://www.casarapazesviana.pt/.
O projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, no qual se insere esta atividade, é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?