O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses organiza o 42ª edição do Festival Internacional de Folclore no emblemático Paço de Lanheses. O festival, que reúne anualmente danças de todo o mundo, acolhe este ano grupos da Índia, da Arménia e de Portugal.
Esta é uma oportunidade única de a população local poder conviver com a cultura, a música e as tradições de diversas nações. No festival, que vai reunir mais de 220 bailarinos, vão participar o Grupo Rangsagar Performing Arts da Índia, Armenner Folk Dance Group da Arménia, o Rancho Folclórico de Silvares – Fundão, o Grupo Folclórico de Danças e Cantares do Fial – Albergaria-a-Velha, o Rancho dos Campinos de Azinhaga – Golegã e o anfitrião, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses. A abertura do evento estará a cargo do grupo Lanheses Dancing Studio.
Com entrada livre, a cerimónia de abertura acontecerá pelas 17h30, com a imposição de insígnias, e o Festival terá início às 21h00 do próximo sábado, 3 de agosto.

Fundado em 1946, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lambesses assume-se como fiel representante do folclore minhoto, deixando transparecer na alegria dos seus trajes, no ritmo dos seus cantares e na magia das suas danças um testemunho vivo das tradições culturais e dos usos e costumes locais. Membro efetivo da Federação do Folclore Português e da Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho, o Grupo tem levado o folclore minhoto de norte a sul do país, às ilhas e a diversos países além fronteiras.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.