A Casa do Povo de Lanhelas, no concelho de Caminha, assinala esta sexta-feira, 29 de março, 85 anos. Para assinalar o marco, a direção inicia já amanhã um programa comemorativo que se estende até ao próximo domingo, 7 de abril. Todas as atividades serão abertas ao público e gratuitas, exceto o almoço.
O programa inicia esta sexta-feira com uma sessão solene comemorativa, pelas 10h30, sendo que pelas 11h30 haverá ainda um verde de honra no salão da Casa do Povo.
As atividades prosseguem na terça-feira, 2 de abril, pelas 18h00, também no salão, com uma sessão de yoga, com a professora Clara Cruz. No dia seguinte, pelo mesmo horário, haverá uma tertúlia sobre saúde.
O dia 4 de abril será dedicado aos mais novos com a realização da atividade “DivertidaMente”, no campinho junto ao Jardim de Infância. Na sexta-feira, 5 de abril, pelas 15h30, haverá ainda um debate sobre o futuro do ensino pré-escolar nas IPSS, na Casa do Povo.
No sábado, pelas 10h00, realizar-se-á uma caminhada no “Rio Minho”, entre Lanhelas e Gondarém, pela ecovia. Pela 11h30, a beirada do rio será ainda palco de várias atividades lúdicas e recreativas para crianças e adultos.
O último dia, 7 de abril, iniciará pelas 10h00, com a entrada da Banda Musical Lanhelense e a receção do bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador. Pelas 10h15 haverá uma missa solene pelos sócios e pelos dirigentes falecidos e às 11h30 uma romagem ao cemitério. Pelas 12h30, acontecerá um almoço no salão da Casa do Povo com inscrição prévia. O mesmo tem um custo de 27.50 euros para sócios e de 30 euros para não sócios.
A programação pode ser consultada na íntegra aqui:

A Casa do Povo de Lanhelas foi fundada em 1939 e a sua sede situa-se na Rua Ilídio Couto. No início do projeto tinha como principais funções a cooperação social, a representação profissional dos trabalhadores agrícolas por conta de outrem e a previdência e assistência na saúde. Neste âmbito desenvolvia atividades de promoção social, cultural, moral, profissional e a valorização física dos seus associados.
Atualmente, a instituição atua na vertente social, cultural, desportiva e recreativa sendo equiparada a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, desenvolvendo atividades nas áreas de creche, jardim-de-infância e centro de dia, dispondo também de outros serviços, como enfermeiro e psicóloga.

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.