A Casa do Povo de Lanhelas, no concelho de Caminha, assinala esta sexta-feira, 29 de março, 85 anos. Para assinalar o marco, a direção inicia já amanhã um programa comemorativo que se estende até ao próximo domingo, 7 de abril. Todas as atividades serão abertas ao público e gratuitas, exceto o almoço.
O programa inicia esta sexta-feira com uma sessão solene comemorativa, pelas 10h30, sendo que pelas 11h30 haverá ainda um verde de honra no salão da Casa do Povo.
As atividades prosseguem na terça-feira, 2 de abril, pelas 18h00, também no salão, com uma sessão de yoga, com a professora Clara Cruz. No dia seguinte, pelo mesmo horário, haverá uma tertúlia sobre saúde.
O dia 4 de abril será dedicado aos mais novos com a realização da atividade “DivertidaMente”, no campinho junto ao Jardim de Infância. Na sexta-feira, 5 de abril, pelas 15h30, haverá ainda um debate sobre o futuro do ensino pré-escolar nas IPSS, na Casa do Povo.
No sábado, pelas 10h00, realizar-se-á uma caminhada no “Rio Minho”, entre Lanhelas e Gondarém, pela ecovia. Pela 11h30, a beirada do rio será ainda palco de várias atividades lúdicas e recreativas para crianças e adultos.
O último dia, 7 de abril, iniciará pelas 10h00, com a entrada da Banda Musical Lanhelense e a receção do bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador. Pelas 10h15 haverá uma missa solene pelos sócios e pelos dirigentes falecidos e às 11h30 uma romagem ao cemitério. Pelas 12h30, acontecerá um almoço no salão da Casa do Povo com inscrição prévia. O mesmo tem um custo de 27.50 euros para sócios e de 30 euros para não sócios.
A programação pode ser consultada na íntegra aqui:

A Casa do Povo de Lanhelas foi fundada em 1939 e a sua sede situa-se na Rua Ilídio Couto. No início do projeto tinha como principais funções a cooperação social, a representação profissional dos trabalhadores agrícolas por conta de outrem e a previdência e assistência na saúde. Neste âmbito desenvolvia atividades de promoção social, cultural, moral, profissional e a valorização física dos seus associados.
Atualmente, a instituição atua na vertente social, cultural, desportiva e recreativa sendo equiparada a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, desenvolvendo atividades nas áreas de creche, jardim-de-infância e centro de dia, dispondo também de outros serviços, como enfermeiro e psicóloga.

As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.