A Casa do Povo de Lanhelas, no concelho de Caminha, assinala esta sexta-feira, 29 de março, 85 anos. Para assinalar o marco, a direção inicia já amanhã um programa comemorativo que se estende até ao próximo domingo, 7 de abril. Todas as atividades serão abertas ao público e gratuitas, exceto o almoço.
O programa inicia esta sexta-feira com uma sessão solene comemorativa, pelas 10h30, sendo que pelas 11h30 haverá ainda um verde de honra no salão da Casa do Povo.
As atividades prosseguem na terça-feira, 2 de abril, pelas 18h00, também no salão, com uma sessão de yoga, com a professora Clara Cruz. No dia seguinte, pelo mesmo horário, haverá uma tertúlia sobre saúde.
O dia 4 de abril será dedicado aos mais novos com a realização da atividade “DivertidaMente”, no campinho junto ao Jardim de Infância. Na sexta-feira, 5 de abril, pelas 15h30, haverá ainda um debate sobre o futuro do ensino pré-escolar nas IPSS, na Casa do Povo.
No sábado, pelas 10h00, realizar-se-á uma caminhada no “Rio Minho”, entre Lanhelas e Gondarém, pela ecovia. Pela 11h30, a beirada do rio será ainda palco de várias atividades lúdicas e recreativas para crianças e adultos.
O último dia, 7 de abril, iniciará pelas 10h00, com a entrada da Banda Musical Lanhelense e a receção do bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador. Pelas 10h15 haverá uma missa solene pelos sócios e pelos dirigentes falecidos e às 11h30 uma romagem ao cemitério. Pelas 12h30, acontecerá um almoço no salão da Casa do Povo com inscrição prévia. O mesmo tem um custo de 27.50 euros para sócios e de 30 euros para não sócios.
A programação pode ser consultada na íntegra aqui:

A Casa do Povo de Lanhelas foi fundada em 1939 e a sua sede situa-se na Rua Ilídio Couto. No início do projeto tinha como principais funções a cooperação social, a representação profissional dos trabalhadores agrícolas por conta de outrem e a previdência e assistência na saúde. Neste âmbito desenvolvia atividades de promoção social, cultural, moral, profissional e a valorização física dos seus associados.
Atualmente, a instituição atua na vertente social, cultural, desportiva e recreativa sendo equiparada a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, desenvolvendo atividades nas áreas de creche, jardim-de-infância e centro de dia, dispondo também de outros serviços, como enfermeiro e psicóloga.

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.