Com um forte simbolismo, humanizando o sentimento no vermelho marcante do traje à vianesa, o cartaz da Romaria d’Agonia 2024, que se realiza entre os dias 14 e 22 de agosto em Viana do Castelo, foi apresentado este sábado, pela primeira vez num espaço ao ar livre e aberto ao público em geral.
O cartaz destaca a figura da Mordoma como elemento central, as mãos que simbolizam atenção meticulosa na preparação de cada peça do traje à vianesa que reflete o sentimento de pertença e união das famílias, transmitido de geração em geração. A Mordoma, no cartaz, expressa a felicidade e o orgulho de ser vianense, homenageando a Nossa Senhora da Agonia, cuja imagem é representada na medalha que traz ao peito.

Os detalhes visuais e simbólicos do cartaz foram cuidadosamente escolhidos para representar a festa. A utilização do sal nos tapetes que adornam as ruas de Viana do Castelo é uma das referências destacadas, simbolizando o trabalho árduo e as vivências das gentes ribeirinhas. Além disso, a tipografia evocativa dos nomes dos barcos que participam na Procissão ao Mar é subtilmente incorporada, reforçando a ligação marítima da Romaria.
O cartaz deste ano é da autoria da Blisq, empresa de comunicação da cidade que o elaborou por convite e foi escolhido entre três propostas.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.