Com um forte simbolismo, humanizando o sentimento no vermelho marcante do traje à vianesa, o cartaz da Romaria d’Agonia 2024, que se realiza entre os dias 14 e 22 de agosto em Viana do Castelo, foi apresentado este sábado, pela primeira vez num espaço ao ar livre e aberto ao público em geral.
O cartaz destaca a figura da Mordoma como elemento central, as mãos que simbolizam atenção meticulosa na preparação de cada peça do traje à vianesa que reflete o sentimento de pertença e união das famílias, transmitido de geração em geração. A Mordoma, no cartaz, expressa a felicidade e o orgulho de ser vianense, homenageando a Nossa Senhora da Agonia, cuja imagem é representada na medalha que traz ao peito.

Os detalhes visuais e simbólicos do cartaz foram cuidadosamente escolhidos para representar a festa. A utilização do sal nos tapetes que adornam as ruas de Viana do Castelo é uma das referências destacadas, simbolizando o trabalho árduo e as vivências das gentes ribeirinhas. Além disso, a tipografia evocativa dos nomes dos barcos que participam na Procissão ao Mar é subtilmente incorporada, reforçando a ligação marítima da Romaria.
O cartaz deste ano é da autoria da Blisq, empresa de comunicação da cidade que o elaborou por convite e foi escolhido entre três propostas.

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.