Com um forte simbolismo, humanizando o sentimento no vermelho marcante do traje à vianesa, o cartaz da Romaria d’Agonia 2024, que se realiza entre os dias 14 e 22 de agosto em Viana do Castelo, foi apresentado este sábado, pela primeira vez num espaço ao ar livre e aberto ao público em geral.
O cartaz destaca a figura da Mordoma como elemento central, as mãos que simbolizam atenção meticulosa na preparação de cada peça do traje à vianesa que reflete o sentimento de pertença e união das famílias, transmitido de geração em geração. A Mordoma, no cartaz, expressa a felicidade e o orgulho de ser vianense, homenageando a Nossa Senhora da Agonia, cuja imagem é representada na medalha que traz ao peito.

Os detalhes visuais e simbólicos do cartaz foram cuidadosamente escolhidos para representar a festa. A utilização do sal nos tapetes que adornam as ruas de Viana do Castelo é uma das referências destacadas, simbolizando o trabalho árduo e as vivências das gentes ribeirinhas. Além disso, a tipografia evocativa dos nomes dos barcos que participam na Procissão ao Mar é subtilmente incorporada, reforçando a ligação marítima da Romaria.
O cartaz deste ano é da autoria da Blisq, empresa de comunicação da cidade que o elaborou por convite e foi escolhido entre três propostas.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a dinamizar as “Tertúlias com os Idosos”, iniciativa que promove convívio, partilha de memórias e valorização da cultura local entre a população sénior.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.