Foi ontem apresentado publicamente, durante a abertura oficial da Feira do Cavalo de Ponte de Lima o cartaz das Feiras Novas 2023, autoria do artista limiano Ricardo Ferreira. As típicas Feiras Novas de Ponte de Lima “a romaria de noite e de dia” realizam-se de 6 a 11 de setembro.
Segundo o autor do cartaz, este retrata a “animação das festas de Ponte de Lima, a mascote das Feiras Novas, os lugares onde se concentra a festa, como o Largo de Camões, a Ponte sobre o rio Lima, o largo da Matriz, a estátua da rainha D. Teresa, e ainda os elementos mais populares e típicos das Feiras Novas, desde as bandas de música, os cantares ao desafio, os gigantones, os trajes regionais do cortejo etnográfico, o fogo-de-artifício, a feira e as iluminações.”
Para Gonçalo Rodrigues, Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, a imagem convida para a festa: “Acredito que o seu autor conseguiu isso de forma plena. A riqueza das nossas Feiras Novas, a sua energia transbordante, assim como algumas das suas características mais únicas e singulares, figuram neste cartaz do Ricardo Ferreira de um modo bem explícito. A nossa aposta, mais uma vez, é transformar ruas e praças de Ponte de Lima num cenário festivo, vivo e colorido”.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, disse que as Feiras Novas “são a melhor mostra do que temos para oferecer como vila que somos, como concelho que somos, como comunidade que somos.”
“Tudo o que as Feiras Novas são e representam cabem aqui neste Cartaz que apresentamos ao público, como que num abrir de apetite para o que aí vem. (..) Estão aqui os espaços centrais, como o Largo de Camões, o areal e a ponte, o Largo da Matriz. Estão aqui o fogo, as rusgas, os gigantones, os bombos, a música. Estão aqui as pessoas, a vida, a animação, o sentimento festivo e alegre. Estão aqui as feiras Novas”, disse o autarca.
O Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, agradecem ao artista limiano Ricardo Ferreira por “ter aceite o desafio, sem condições ou reservas, e pelo excelente resultado do seu trabalho que em muito dignifica o nome de Ponte de Lima e das Feiras Novas”.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.