Foi ontem apresentado publicamente, durante a abertura oficial da Feira do Cavalo de Ponte de Lima o cartaz das Feiras Novas 2023, autoria do artista limiano Ricardo Ferreira. As típicas Feiras Novas de Ponte de Lima “a romaria de noite e de dia” realizam-se de 6 a 11 de setembro.
Segundo o autor do cartaz, este retrata a “animação das festas de Ponte de Lima, a mascote das Feiras Novas, os lugares onde se concentra a festa, como o Largo de Camões, a Ponte sobre o rio Lima, o largo da Matriz, a estátua da rainha D. Teresa, e ainda os elementos mais populares e típicos das Feiras Novas, desde as bandas de música, os cantares ao desafio, os gigantones, os trajes regionais do cortejo etnográfico, o fogo-de-artifício, a feira e as iluminações.”
Para Gonçalo Rodrigues, Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, a imagem convida para a festa: “Acredito que o seu autor conseguiu isso de forma plena. A riqueza das nossas Feiras Novas, a sua energia transbordante, assim como algumas das suas características mais únicas e singulares, figuram neste cartaz do Ricardo Ferreira de um modo bem explícito. A nossa aposta, mais uma vez, é transformar ruas e praças de Ponte de Lima num cenário festivo, vivo e colorido”.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, disse que as Feiras Novas “são a melhor mostra do que temos para oferecer como vila que somos, como concelho que somos, como comunidade que somos.”
“Tudo o que as Feiras Novas são e representam cabem aqui neste Cartaz que apresentamos ao público, como que num abrir de apetite para o que aí vem. (..) Estão aqui os espaços centrais, como o Largo de Camões, o areal e a ponte, o Largo da Matriz. Estão aqui o fogo, as rusgas, os gigantones, os bombos, a música. Estão aqui as pessoas, a vida, a animação, o sentimento festivo e alegre. Estão aqui as feiras Novas”, disse o autarca.
O Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, agradecem ao artista limiano Ricardo Ferreira por “ter aceite o desafio, sem condições ou reservas, e pelo excelente resultado do seu trabalho que em muito dignifica o nome de Ponte de Lima e das Feiras Novas”.
O SC Vianense mede forças, este domingo, com o Brito SC, em encontro da 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está agendada para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.