Foi ontem apresentado publicamente, durante a abertura oficial da Feira do Cavalo de Ponte de Lima o cartaz das Feiras Novas 2023, autoria do artista limiano Ricardo Ferreira. As típicas Feiras Novas de Ponte de Lima “a romaria de noite e de dia” realizam-se de 6 a 11 de setembro.
Segundo o autor do cartaz, este retrata a “animação das festas de Ponte de Lima, a mascote das Feiras Novas, os lugares onde se concentra a festa, como o Largo de Camões, a Ponte sobre o rio Lima, o largo da Matriz, a estátua da rainha D. Teresa, e ainda os elementos mais populares e típicos das Feiras Novas, desde as bandas de música, os cantares ao desafio, os gigantones, os trajes regionais do cortejo etnográfico, o fogo-de-artifício, a feira e as iluminações.”
Para Gonçalo Rodrigues, Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, a imagem convida para a festa: “Acredito que o seu autor conseguiu isso de forma plena. A riqueza das nossas Feiras Novas, a sua energia transbordante, assim como algumas das suas características mais únicas e singulares, figuram neste cartaz do Ricardo Ferreira de um modo bem explícito. A nossa aposta, mais uma vez, é transformar ruas e praças de Ponte de Lima num cenário festivo, vivo e colorido”.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, disse que as Feiras Novas “são a melhor mostra do que temos para oferecer como vila que somos, como concelho que somos, como comunidade que somos.”
“Tudo o que as Feiras Novas são e representam cabem aqui neste Cartaz que apresentamos ao público, como que num abrir de apetite para o que aí vem. (..) Estão aqui os espaços centrais, como o Largo de Camões, o areal e a ponte, o Largo da Matriz. Estão aqui o fogo, as rusgas, os gigantones, os bombos, a música. Estão aqui as pessoas, a vida, a animação, o sentimento festivo e alegre. Estão aqui as feiras Novas”, disse o autarca.
O Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, agradecem ao artista limiano Ricardo Ferreira por “ter aceite o desafio, sem condições ou reservas, e pelo excelente resultado do seu trabalho que em muito dignifica o nome de Ponte de Lima e das Feiras Novas”.
A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.
A Marinha Portuguesa anunciou a abertura do concurso de admissão ao Curso de Formação de Oficiais Médicos Navais (CFO-MN), uma oportunidade destinada a médicos que pretendam integrar os Quadros Permanentes da instituição.
Viana do Castelo deu mais um passo na digitalização dos serviços de proximidade com o lançamento de “Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso”, uma aplicação que pretende incentivar o comércio tradicional através de um sistema de recompensas.