Foi apresentado publicamente na Feira Nacional do Cavalo da Golegã e Feira Internacional do Cavalo Lusitano, o cartaz da Feira do Cavalo de Ponte de Lima do próximo ano.
Ponte de Lima marcou presença no evento equestre, integrando a Associação de Municípios Portuguese do Cavalo, na Golegã este fim de semana, lançando o cartaz da da Feira do Cavalo de Ponte de Lima 2024.
O cartaz tem como figura o cavalo Odin Comando SN, e o cavaleiro Mário Freire.
Recorde-se que Odin Comando SN sagrou-se o campeão dos campeões em Ponte de Lima este ano.
O cartaz é da autoria da arquiteta Teresa Aroso, e a fotografia de Carlos Hernâni.
A imagem da Feira do cavalo de Ponte de Lima 2024 está patente até ao último dia da Feira Nacional do Cavalo da Golegã, dia 12 de novembro. A Feira do Cavalo de Ponte de Lima é um evento organizado pelo Município de Ponte de Lima e está agendado para os dias 4 a 7 de julho de 2024.
Programa para os dias 8, 9, 10, 11 e 12 de novembro da Feira Nacional do Cavalo e Feira Internacional do Cavalo Lusitano:
8 de Novembro (Quarta-Feira) – Dia Equiapara
10:00 Concurso de Dressage Especial – Níveis Nacionais e Internacionais (Hippos Golegã – Centro de Alto Rendimento)
15:00 Prova de Equitação à Portuguesa – Prova Nível B e A (Hippos Golegã – Centro de Alto Rendimento)
17:30 Apresentação de Atrelagens de Época – Prémio Conde de Fontalva (Largo do Arneiro)
19:00 Ensaio Público da Escola Portuguesa de Arte Equestre e da Escuela de Cordoba (Largo do Arneiro)
21:00 Distinção ao Cavaleiro Goleganense Marco Boavista(Largo do Arneiro)
21:30 Troféu Marquês de Marialva – Concurso de Dressage Especial – Provas Intermediária I Kur e Grande Prémio Kur (Largo do Arneiro)
9 de Novembro (Quinta-Feira) – Dia Agromais
10:30 LXIII Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela FNC e XXIV Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela da Feira Internacional do Cavalo Lusitano (Largo do Arneiro)
10:30 Poldros de 3 anos, apresentados à mão (Largo do Arneiro)
15:00 Cavalos de 4 anos, apresentados montados (Largo do Arneiro)
15:00 Aula Pública integrada no Mestrado de Ciências Equinas da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa – “Genética e Melhoramento” Professores Doutores Luis Telo da Gama e Maria do Mar Oom (Equuspolis)
17:00 Cavalos de 5 anos ou mais, apresentados montados – Entrega de prémios no final de cada Classe (Largo do Arneiro)
19:00 Campeão de Campeões da Feira Nacional do Cavalo – Homenagem ao Presidente de Honra do LXIII Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela FNC e XXIV Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela da Feira Internacional do Cavalo Lusitano – Coudelaria Manuel Tavares Veiga, na Comemoração do Bicentenário (Largo do Arneiro)
21:00 Espetáculo Equestre – Escola Portuguesa de Arte Equestre e Escuela de Cordoba (Largo do Arneiro)
10 de Novembro (Sexta-Feira) – Dia Vinhos Cavalo Bravo
09:00 IV Torneio de Veteranos FNC (Campo de Ténis)
11:00 Final do Campeonato Nacional de Combinado de Maratona – 1ª Mão (Hippos Golegã – Centro de Alto Rendimento)
12:00 Cerimónia e Visita Oficial – FNC 2023 (Largo do Arneiro)
17:30 Arneiro de Dressage – reservado a cavaleiros profissionais de Dressage, mediante inscrição prévia – Dressage (Largo do Arneiro)
19:00 Arneiro da Tauromaquia – Prémio Carreira Carlos Relvas – reservado a cavaleiros tauromáquicos de alternativa – Homenagem a D. Francisco de Mascarenhas pelos 78 anos de alternativa e 90 Anos de Feira – Com o apoio do Associação Nacional de Toureiros e da ProToiro (Largo do Arneiro)
20:00 Arneiro Aberto em véspera de São Martinho (Largo do Arneiro)
11 de Novembro (Sábado) – Dia de São Martinho
09:00 Final do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho – Prova de Ensino (Hippos Golegã – Centro de Alto Rendimento)
09:00 IV Torneio de Veteranos FNC (Campo de Ténis)
11:00 Final do Campeonato Nacional de Combinado de Maratona – 2ª Mão (Largo do Arneiro)
11:30 Partida do Cortejo dos Romeiros de São Martinho (Porta de Fernão Lourenço)
12:00 Bênção dos Romeiros de São Martinho (Igreja Matriz)
12:30 Chegada do Cortejo dos Romeiros de São Martinho (Largo do Arneiro)
12:45 Desfile de Amazonas em dia de São Martinho (Largo do Arneiro)
18:30 Atribuição de troféus aos melhores Cavalos Luso-Árabes de 2023, pela Associação do Cavalo de Raça Luso-Árabe ACRLA (Largo do Arneiro)
19:00 Prémios Golegã 2023 – Distinção à Excelência Equestre (Largo do Arneiro)
19:45 Homenagem à Equipa de Juniores e Jovens Cavaleiros, Campeã do Mundo de Equitação de Trabalho 2023 (Largo do Arneiro)
22:00 Cavalhadas – Prova de Perícia e Destreza (Largo do Arneiro)
12 de Novembro (Domingo) Dia Paladin
09:00 Final do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho – Prova de Maneabilidade (Largo do Arneiro)
09:00 IV Torneio de Veteranos FNC – Tennis Open – Final Masculinos (Campo de Ténis)
14:30 Final do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho – Prova de Velocidade (Largo do Arneiro)
17:30 Demonstração de Tiro com Arco a Cavalo (Largo do Arneiro)
No dia 29 de dezembro irá decorrer a inauguração da Fábrica de Memórias com a exposição “SOMOS NÓS, 1.º Encontro dos Saberes e Tradições”, localizado na antiga Escola Primária da Freguesia de Freixieiro de Soutelo em Viana do Castelo.
Rui Borges, até agora treinador do Vitória de Guimarães, sucede a João Pereira, que deixa o comando técnico do Sporting após três vitórias em oito jogos, anunciaram hoje os campeões nacionais de futebol.
O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, das 21h às 22h30, a “Mamãs Sem Dúvidas” volta a promover o “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs, desta vez com uma edição dedicada aos cuidados a ter na gravidez e com o bebé durante o inverno.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.