A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo vai representar Portugal no XXVIII Certame Internacional da Federación Internacional de Cuarentunas, que decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2025, em Cartagena, Espanha. A comitiva vianense contará com a presença especial do seu Tuno Honorário, Augusto Canário, um dos nomes mais reconhecidos da música popular portuguesa.
O certame, que reúne cerca de meio milhar de tunos oriundos de diversos países, é considerado um dos maiores encontros internacionais de tunas veteranas, promovendo a convivência, a amizade e a partilha cultural entre músicos e antigos estudantes universitários de várias gerações.
Para a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, esta participação representa “mais uma oportunidade de levar o nome de Viana e de Portugal além-fronteiras”, valorizando a música tradicional portuguesa e o espírito minhoto que caracterizam o grupo.
A presença de Augusto Canário reforça o prestígio e a energia da formação vianense, que tem vindo a afirmar-se como uma referência no movimento das cuarentunas. O artista repete assim uma experiência marcante, depois de ter participado, em 2022, no XXV Certame Internacional de Cuarentunas, realizado em Benidorm.
Durante três dias, Cartagena será palco de atuações, desfiles e encontros culturais, transformando-se na capital mundial das cuarentunas. O evento contará com a participação de agrupamentos de Espanha, Portugal, Holanda e outros países europeus, entre os quais se destacam as Cuarentunas de Alicante, Córdoba, Pamplona, Barcelona e Burgos, bem como a Tuna de Veteranos de Medicina de Santiago de Compostela e a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo.
O programa oficial inclui uma receção às tunas pela Alcaldesa de Cartagena, Noelia Arroyo Hernández, visitas culturais, reuniões da Federação Internacional e dois dias de concertos em praças emblemáticas da cidade, como a Plaza de San Francisco e a Plaza del Icue. A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo subirá ao palco na noite de sábado, 25 de outubro, na Plaza de San Francisco.
Para o grupo vianense, trata-se de mais um momento de afirmação no panorama internacional, consolidando o papel de Viana do Castelo como embaixadora da cultura tunante portuguesa e fortalecendo laços com as “cuarentunas hermanas” de todo o mundo.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.