As Festas do Concelho de Valença, em honra de Nossa Senhora do Faro, estão de regresso ao Campo da Feira, de 11 a 15 de agosto. O cartaz combina gastronomia, diversão, música e tradição.
As festas arrancam no dia 11 de agosto com Nuno Ribeiro e com os valencianos Dark Side, Bianca Barros e o DJ Pedro Borges.
No dia seguinte, 12 de agosto, é a vez dos valencianos Old Bridge abrirem a noite que contará com a presença de Bárbara Tinoco, DJ Emanuel e DJ Andre Diaz.
No domingo, as tradicionais arruadas de bombos abrem a manhã da cidade. À tarde, a partir das 18h00, a arte, a tradição, a alma e a identidade valenciana saiem à rua num cortejo etnográfico que contará com a presença das freguesias e associações do concelho.
A noite abre com música tradicional a cargo dos Alma Nostra e Os Pegas. Segue-se o grupo brasileiro, radicado em Valença, Pagodiou e o DJ JP Alcântara.
Na segunda-feira, 14 de agosto, a noite da véspera do feriado abre com Cold Day, um espetáculo de tributo aos Coldplay. Segue-se a cabeça de cartaz da noite, Carolina Deslandes e os DJ’s valencianos Pedro Pagodes e Pedro Lima.
A 15 de Agosto realiza-se a tradicional peregrinação à Nossa Senhora do Faro, desde a Igreja de Santo Estêvão, em Valença, até ao alto do Monte do Faro, com saída às 8h00. Centenas de peregrinos acompanham esta peregrinação a pé, durante 7.5 quilómetros.
Para as 11h00 está programada a missa na Capela do Faro. Segue-se o tradicional almoço da romaria onde o anho no forno será o rei dos sabores. Às 15h00 terá início o festival de folclore. A partir das 18h00 decorre, no recinto das festas, um sunset com as prestações do DJ Pette e dos valencianos DJ ARSilva e DJ Urze.
As festividades são uma iniciativa da Associação Quimera e contam com o apoio da Câmara Municipal de Valença, do comércio, da indústria local, das juntas de freguesia e das associações do concelho.

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai funcionar com horários especiais durante a época natalícia. De acordo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, mantendo-se aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, entre as 7h30 e as 17h00.