A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, marcou presença na iniciativa “Sentir as barreiras”, uma atividade de sensibilização da CSIF Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, com a colaboração da APPACDM de Viana do Castelo e da ACAPO de Viana do Castelo.
Através de um pequeno percurso, a atividade pretendeu demonstrar e dar a possibilidade de vivenciar as dificuldades e barreiras que os cidadãos com deficiência motora/mobilidade reduzida e/ou com deficiência visual/cegueira têm que enfrentar diariamente no acesso a serviços, equipamentos ou espaços públicos.
Este evento pretendeu também sensibilizar a comunidade em geral e as entidades em particular para as dificuldades ou barreiras sentidas pelas pessoas com mobilidade reduzida (deficiência motora e deficiência visual). Por isso mesmo, os participantes foram convidados a realizar um percurso em cadeira de rodas, de olhos vendados com recurso a bengala ou guia.
O documentário do projeto MUSAE, coordenado por docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, venceu o Prémio do Júri na categoria de Melhor Curta-Metragem Documental no Tokyo Short Fest, um dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema independente no Japão.
Os cinco municípios envolvidos no projeto cultural Comédias do Minho assinaram novos contratos-programa para um apoio anual global de 150 mil euros, para enfrentar “a perda do principal mecenas” no fim de 2024.
No âmbito das comemorações do “Mês do Coração”, que se assinala durante o mês de maio, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulga os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela GfK Metris em abril de 2025.
O Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, acolheu a Assembleia Municipal Jovem Caminha, que reuniu jovens do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário. Foi uma iniciativa da Assembleia Municipal de Caminha, com o apoio do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e da ETAP Escola Profissional.
As comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Alto Tâmega e Barroso, juntamente com a Diputación Provincial de Ourense (Galiza/Espanha), deram em Ourense, mais um passo importante na formalização da criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Raia Seca e Gerês-Xurés, através da assinatura do respetivo convénio de cooperação territorial europeia.
Depois do sucesso das duas primeiras edições, que contaram, cada uma, com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a terceira edição do "Tenho Voto na Matéria".
Em dia de aniversário, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, destacou a avaliação de “Muito Bom” atribuída pela FCT a três centros de investigação com participação do IPVC, destacando o SPRINT, como um passo decisivo rumo ao estatuto de universidade politécnica.