A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, marcou presença na iniciativa “Sentir as barreiras”, uma atividade de sensibilização da CSIF Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, com a colaboração da APPACDM de Viana do Castelo e da ACAPO de Viana do Castelo.
Através de um pequeno percurso, a atividade pretendeu demonstrar e dar a possibilidade de vivenciar as dificuldades e barreiras que os cidadãos com deficiência motora/mobilidade reduzida e/ou com deficiência visual/cegueira têm que enfrentar diariamente no acesso a serviços, equipamentos ou espaços públicos.
Este evento pretendeu também sensibilizar a comunidade em geral e as entidades em particular para as dificuldades ou barreiras sentidas pelas pessoas com mobilidade reduzida (deficiência motora e deficiência visual). Por isso mesmo, os participantes foram convidados a realizar um percurso em cadeira de rodas, de olhos vendados com recurso a bengala ou guia.


O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.
O Sporting deu esta noite uma das maiores provas de força da sua campanha europeia ao vencer em Alvalade o Paris Saint-Germain, detentor do cetro europeu, por 2-1, resultado que garante, no mínimo, a presença no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.