Decorreu, na sexta-feira, a reunião do Conselho Geral do IPVC, com o objetivo de discutir, analisar e votar a candidatura única de Carlos Manuel da Silva Rodrigues a presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A reunião decorreu no edifício dos Serviços Centrais do Politécnico de Viana do Castelo, com a presença de 25 dos 29 membros que compõem aquele órgão.

Após a apresentação da candidatura aos conselheiros, o candidato reuniu uma maioria qualificada, com 23 votos favoráveis e dois votos em branco.
Nas primeiras declarações após o resultado da votação, Carlos Rodrigues agradeceu o voto de confiança para o quadriénio 2023/2027.
Assumiu, ainda, perante os conselheiros, que tem “uma responsabilidade acrescida” pelo facto de ter sido candidato único. Carlos Rodrigues assumiu também que vai manter um trabalho colaborativo com todas as partes integrantes da instituição na prossecução dos valores e da missão do IPVC.
O processo segue agora para homologação dos resultados por parte da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Até à tomada de posse, todos os membros da presidência e direção das Escolas se mantêm em funções, uma vez que os mandatos vigoram até 31 de julho.

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.