A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a consciencializar a população para a importância do diagnóstico e tratamento precoce do enfarte agudo do miocárdio. No âmbito do mês do Coração, que se assinala durante o mês de maio, a associação vem lembrar o impacto que esta doença pode ter, quando adiado o seu tratamento.
De acordo com Joana Delgado Silva, presidente da APIC, “Em Portugal, a incidência do enfarte agudo do miocárdio continua a ser elevada. É importante consciencializar as pessoas de que o diagnóstico e o tratamento devem ocorrer o mais rápido possível. Dor no peito que pode irradiar para o braço esquerdo ou costas, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e sensação de desmaio são manifestações de alarme para o enfarte agudo do miocárdio. Não devem ignorar estes sintomas”.
“Ao aumentarmos esta consciencialização pretendemos que os doentes estejam mais informados e capacitados para identificar os sintomas, ligar rapidamente o 112 e seguir as instruções que lhe forem dadas”. E sublinha: “A Via Verde Coronária e os laboratórios de hemodinâmica, onde se efetuam os tratamentos do enfarte agudo do miocárdio, são seguros e funcionam durante 24 horas por dia, sete dias por semana”.
Com o objetivo de promover o conhecimento e a compreensão sobre o enfarte agudo do miocárdio e os seus sintomas; e alertar para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce, a APIC desenvolveu e tem a decorrer a campanha de consciencialização “Cada Segundo Conta”, com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da iniciativa Stent Save a Life, da APIC.
E acrescenta: “Trabalhamos todos os dias numa perspetiva de consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças coronárias. É importante promover o conhecimento e a compreensão sobre a doença coronária, principalmente do enfarte agudo do miocárdio, os seus fatores de risco e os seus sintomas, por forma a melhorar o acesso dos doentes ao melhor tratamento para a sua doença, reduzindo a taxa de morbilidade e mortalidade dos doentes coronários”.
O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e nutrientes.
Para evitar um enfarte é importante adotar um estilo de vida saudável: não fumar; reduzir o colesterol; controlar a tensão arterial e a diabetes; fazer uma alimentação saudável; praticar exercício físico; vigiar o peso e evitar o stress. Para mais informações consulte: www.cadasegundoconta.pt
Desde o inicio do mês, Valença convida a mergulhar no prazer da leitura ao ar livre, com a abertura da Biblioteca de Jardim, instalada no Jardim Municipal. Este espaço estará em funcionamento diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até 31 de agosto.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento Territorial, realizou uma operação de fiscalização rodoviária na Estrada Nacional 305 (EN 305), nas imediações da Lagoa da Esturranha, no concelho de Viana do Castelo.
O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, é o convidado de honra para a abertura oficial da XVII Feira do Cavalo de Ponte de Lima.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo promove a 17 de julho o 27.º Concurso Gastronómico, dedicado, este ano, ao feijão tarreste, um produto agrícola local com forte ligação à tradição alimentar da região.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) abriu no seu site um espaço para "agendamento de prorrogação de vistos".
Diogo Jota morreu esta madrugada num acidente de viação em Espanha, em Zamora, avança o jornal Record. O irmão do avançado do Liverpool, que seguia na viatura, também acabou por não resistir, apurou a CMTV. Os dois estavam a regressar a Portugal.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.