A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) volta a consciencializar para o enfarte agudo do miocárdio. Esta ação, inserida na campanha “Cada Segundo Conta”, surge no âmbito do Dia Nacional do Doente Coronário, que se assinala a 14 de fevereiro, com o objetivo de alertar para a importância da prevenção e tratamento precoce desta doença.
“Em 2019, desenvolvemos esta iniciativa com o objetivo de reforçar a consciencialização para a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares, com ênfase no enfarte agudo do miocárdio. O enfarte agudo do miocárdio é uma das principais causas de morte em Portugal, afetando mais de 10.000 pessoas por ano. A sobrevivência e a recuperação dependem diretamente da rapidez com que se atua após o aparecimento dos sintomas”, explica Rita Calé Theotónio, presidente da APIC.
E acrescenta: “Seis anos depois temos novos desafios, mas o nosso objetivo é o mesmo: consciencializar para a prevenção e o tratamento precoce das doenças cardiovasculares. Além disso, queremos que as pessoas saibam que a Via Verde Coronária e os laboratórios de hemodinâmica estão a funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia, de forma a assegurar o tratamento, por angioplastia primária, de doentes com enfarte agudo do miocárdio”, explica Rita Calé Theotónio, presidente da APIC.
“Apesar de um maior conhecimento sobre os sintomas, muitos doentes ainda não agem de forma imediata, o que pode ser fatal. Dor no peito, que pode irradiar para o braço esquerdo, costas ou pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, dificuldade em respirar e ansiedade, são sinais que não podem ser ignorados, perante os quais é fundamental ligar imediatamente para o 112 e esperar pela ambulância”, alerta João Brum Silveira, Coordenador Nacional das iniciativas Stent Save a Life e Cada Segundo Conta (APIC).
Segundo os dados do Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção (RNCI), em 2024, foram realizadas mais de 4 mil angioplastias primárias, para o tratamento de enfarte agudo de miocárdio, em Portugal. Este número tem aumentado, desde 2002 (data de início do registo), reflexo do aumento da abrangência da Via Verde Coronária no território nacional.
O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma artéria do coração fica obstruída, interrompendo o fornecimento de oxigénio e nutrientes a uma parte do músculo cardíaco.
Para prevenir o enfarte, é essencial adotar um estilo de vida saudável: não fumar, reduzir os níveis de colesterol, controlar a tensão arterial e a diabetes; manter uma alimentação saudável, praticar exercício físico de forma regular, controlar o peso e minimizar o stress.
Em 2019, a APIC desenvolveu a campanha de consciencialização “Cada Segundo Conta”, com os objetivos de promover o conhecimento e a compreensão sobre o enfarte agudo do miocárdio e os seus sintomas; e alertar para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce. Esta iniciativa conta com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), do Alto Patrocínio do Presidente da República e da iniciativa Stent Save a Life, da APIC.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.