Logo
Nacional

Cardiologistas de Intervenção alertam para prevenção e tratamento precoce do enfarte agudo do miocárdio

12 Fevereiro, 2025 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) volta a consciencializar para o enfarte agudo do miocárdio. Esta ação, inserida na campanha “Cada Segundo Conta”, surge no âmbito do Dia Nacional do Doente Coronário, que se assinala a 14 de fevereiro, com o objetivo de alertar para a importância da prevenção e tratamento precoce desta doença.

“Em 2019, desenvolvemos esta iniciativa com o objetivo de reforçar a consciencialização para a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares, com ênfase no enfarte agudo do miocárdio. O enfarte agudo do miocárdio é uma das principais causas de morte em Portugal, afetando mais de 10.000 pessoas por ano. A sobrevivência e a recuperação dependem diretamente da rapidez com que se atua após o aparecimento dos sintomas”, explica Rita Calé Theotónio, presidente da APIC.

E acrescenta: “Seis anos depois temos novos desafios, mas o nosso objetivo é o mesmo: consciencializar para a prevenção e o tratamento precoce das doenças cardiovasculares. Além disso, queremos que as pessoas saibam que a Via Verde Coronária e os laboratórios de hemodinâmica estão a funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia, de forma a assegurar o tratamento, por angioplastia primária, de doentes com enfarte agudo do miocárdio”, explica Rita Calé Theotónio, presidente da APIC.

“Apesar de um maior conhecimento sobre os sintomas, muitos doentes ainda não agem de forma imediata, o que pode ser fatal. Dor no peito, que pode irradiar para o braço esquerdo, costas ou pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, dificuldade em respirar e ansiedade, são sinais que não podem ser ignorados, perante os quais é fundamental ligar imediatamente para o 112 e esperar pela ambulância”, alerta João Brum Silveira, Coordenador Nacional das iniciativas Stent Save a Life e Cada Segundo Conta (APIC).

Segundo os dados do Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção (RNCI), em 2024, foram realizadas mais de 4 mil angioplastias primárias, para o tratamento de enfarte agudo de miocárdio, em Portugal. Este número tem aumentado, desde 2002 (data de início do registo), reflexo do aumento da abrangência da Via Verde Coronária no território nacional.

O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma artéria do coração fica obstruída, interrompendo o fornecimento de oxigénio e nutrientes a uma parte do músculo cardíaco.

Para prevenir o enfarte, é essencial adotar um estilo de vida saudável: não fumar, reduzir os níveis de colesterol, controlar a tensão arterial e a diabetes; manter uma alimentação saudável, praticar exercício físico de forma regular, controlar o peso e minimizar o stress.

Em 2019, a APIC desenvolveu a campanha de consciencialização “Cada Segundo Conta”, com os objetivos de promover o conhecimento e a compreensão sobre o enfarte agudo do miocárdio e os seus sintomas; e alertar para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce. Esta iniciativa conta com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), do Alto Patrocínio do Presidente da República e da iniciativa Stent Save a Life, da APIC.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Dezembro, 2025

Desilusões no desporto marcam abril de 2025 em Viana do Castelo

Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.

Desporto 29 Dezembro, 2025

São Silvestre de Viana do Castelo vai mudar formato após edição recorde

A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.

Regional 29 Dezembro, 2025

Fogo controlado em Outeiro reforça prevenção de incêndios em Viana do Castelo

Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.

Regional 29 Dezembro, 2025

Paredes de Coura planta pomar escolar para preservar variedades fruteiras tradicionais

Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.

Nacional 29 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo na Bienal de Cerâmica de Aveiro

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.

Regional 29 Dezembro, 2025

Março de 2025 movimentado em Viana do Castelo

Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.

Regional 29 Dezembro, 2025

PSP de Viana do Castelo detém dois homens por furto e condução sob o efeito do álcool

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.