A captura e venda de moluscos bivalves no rio Lima está proibida até ao final de março, anunciou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Até 31 de março, fica interdito “a captura, comercialização e apanha lúdica de moluscos bivalves” nas águas interiores não marítimas do rio, sob jurisdição marítima, segundo despacho do organismo.
A partir de abril, entram em vigor limites diários e semanais para pescadores e apanhadores licenciados. O berbigão passa a ter um limite de 75 kg por dia, até 300 kg por semana. Já a ameijoa-macha e a ameijoa-boa ficam restritas a cinco kg diários e 20 kg semanais.
Além disso, a DGRM não vai emitir novas licenças para embarcações, pescadores apeados ou apanhadores na região.
O objetivo das medidas é garantir a conservação e a gestão sustentável desta pescaria, equilibrando a atividade económica com a preservação dos recursos naturais do rio Lima.
Valença vai dar início, já no próximo dia 15 de outubro, a mais uma edição do programa “Vida Ativa”, destinado a munícipes com mais de 60 anos. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, garante uma aula semanal de ginástica de manutenção, gratuita, em várias freguesias e instituições do concelho.
O Santa Luzia desloca-se este sábado, às 19h00, a São Julião de Freixo, em Ponte de Lima, para defrontar a Casa do Povo de Freixo, em partida referente à 7.ª jornada da Liga Feminina Placard.
No próximo dia 18 de outubro, a iniciativa “Passos de Memória” convida a população a percorrer a Ecovia Litoral Norte, desde Afife até à Praia Norte, num percurso que combina natureza, história e património cultural.
Arcos de Valdevez recebeu, no último fim de semana, o Celtinha, primeiro torneio da época de Rugby, com a participação de cerca de 400 atletas dos escalões sub-6/8 até sub-14. O evento destacou-se pelo espírito de equipa, convívio entre os jovens e envolvimento das famílias.
A captura e venda de moluscos bivalves no rio Lima está proibida até ao final de março, anunciou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Viana do Castelo recebe este fim de semana mais uma edição do Mercadinho de Artesanato, um evento que promete atrair moradores e visitantes em busca de peças únicas e trabalhos manuais de qualidade.
O concelho de Viana do Castelo apresenta-se às eleições autárquicas de 2025 com um cenário de forte pluralidade política e cívica. Para as 30 freguesias e uniões de freguesia foram validadas dezenas de listas, representando partidos tradicionais, novas forças políticas e inúmeros grupos de cidadãos independentes.