No intervalo da 'tour' europeia, depois da passagem por Madrid e Barcelona, e antes de retomarem os palcos de Amesterdão, Paris e Londres, os Capitão Fausto regressam a 'casa' com um concerto agendado para esta sexta-feira, 25 de abril, pelas 21h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
E este regressar a ‘casa’ faz todo o sentido, tendo em conta as afinidades do grupo com Paredes de Coura, bem retratadas no seu álbum de 2014 ‘Pesar ao Sol’, todo ele criado em território courense, e com a particularidade da faixa ‘Célebre batalha de Formariz’ ter surgido na sequência de um episódio caricato protagonizado pelo grupo num arraial daquela freguesia contígua à vila.
Agora, que os Capitão Fausto voltaram aos discos com ‘Subida Infinita’, e que os públicos do El sol (Madrid) e La [2] de Apolo (Barcelona) já conheceram, cabe aos courenses conhecer o quinto álbum da banda, precisamente antes de retomarem a ’tour’ europeia com concertos agendados para maio no Melkweg (Amesterdão), Point Éphémère (Paris) e The Victoria (Londres).
Para este concerto no Centro Cultural, Tomás Wallenstein, Domingos Coimbra, Manel Palha e Salvador Seabra prosseguem a aventura de mostrar estas canções de ‘Subida Infinita’, integrando uma digressão que promete uma banda e um espetáculo em mutação e que o público courense saberá tão bem acolher.
“25 de Abril de 1974”
Mas a evocação do 25 de Abril em Paredes de Coura começa bem antes, pela manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho com uma sessão solene comemorativa do “25 de Abril de 1974”.
A partir das 11h00 decorre uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que contará com intervenções dos representantes de cada um dos Grupos Parlamentares, bem como do Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.
A Juventude Viana regressa à competição este sábado, dia 8 de novembro, para disputar a 6.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A formação vianense recebe o SC Marinhense, no Pavilhão José Natário, a partir das 21h30, num jogo que contará com transmissão em direto na Viana TV.