No intervalo da 'tour' europeia, depois da passagem por Madrid e Barcelona, e antes de retomarem os palcos de Amesterdão, Paris e Londres, os Capitão Fausto regressam a 'casa' com um concerto agendado para esta sexta-feira, 25 de abril, pelas 21h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
E este regressar a ‘casa’ faz todo o sentido, tendo em conta as afinidades do grupo com Paredes de Coura, bem retratadas no seu álbum de 2014 ‘Pesar ao Sol’, todo ele criado em território courense, e com a particularidade da faixa ‘Célebre batalha de Formariz’ ter surgido na sequência de um episódio caricato protagonizado pelo grupo num arraial daquela freguesia contígua à vila.
Agora, que os Capitão Fausto voltaram aos discos com ‘Subida Infinita’, e que os públicos do El sol (Madrid) e La [2] de Apolo (Barcelona) já conheceram, cabe aos courenses conhecer o quinto álbum da banda, precisamente antes de retomarem a ’tour’ europeia com concertos agendados para maio no Melkweg (Amesterdão), Point Éphémère (Paris) e The Victoria (Londres).
Para este concerto no Centro Cultural, Tomás Wallenstein, Domingos Coimbra, Manel Palha e Salvador Seabra prosseguem a aventura de mostrar estas canções de ‘Subida Infinita’, integrando uma digressão que promete uma banda e um espetáculo em mutação e que o público courense saberá tão bem acolher.
“25 de Abril de 1974”
Mas a evocação do 25 de Abril em Paredes de Coura começa bem antes, pela manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho com uma sessão solene comemorativa do “25 de Abril de 1974”.
A partir das 11h00 decorre uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que contará com intervenções dos representantes de cada um dos Grupos Parlamentares, bem como do Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.