No intervalo da 'tour' europeia, depois da passagem por Madrid e Barcelona, e antes de retomarem os palcos de Amesterdão, Paris e Londres, os Capitão Fausto regressam a 'casa' com um concerto agendado para esta sexta-feira, 25 de abril, pelas 21h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
E este regressar a ‘casa’ faz todo o sentido, tendo em conta as afinidades do grupo com Paredes de Coura, bem retratadas no seu álbum de 2014 ‘Pesar ao Sol’, todo ele criado em território courense, e com a particularidade da faixa ‘Célebre batalha de Formariz’ ter surgido na sequência de um episódio caricato protagonizado pelo grupo num arraial daquela freguesia contígua à vila.
Agora, que os Capitão Fausto voltaram aos discos com ‘Subida Infinita’, e que os públicos do El sol (Madrid) e La [2] de Apolo (Barcelona) já conheceram, cabe aos courenses conhecer o quinto álbum da banda, precisamente antes de retomarem a ’tour’ europeia com concertos agendados para maio no Melkweg (Amesterdão), Point Éphémère (Paris) e The Victoria (Londres).
Para este concerto no Centro Cultural, Tomás Wallenstein, Domingos Coimbra, Manel Palha e Salvador Seabra prosseguem a aventura de mostrar estas canções de ‘Subida Infinita’, integrando uma digressão que promete uma banda e um espetáculo em mutação e que o público courense saberá tão bem acolher.
“25 de Abril de 1974”
Mas a evocação do 25 de Abril em Paredes de Coura começa bem antes, pela manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho com uma sessão solene comemorativa do “25 de Abril de 1974”.
A partir das 11h00 decorre uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que contará com intervenções dos representantes de cada um dos Grupos Parlamentares, bem como do Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.