O capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz e o capitão-tenente Fernando Vieira Pereira vão ser empossados, em setembro, como comandantes das capitanias de Viana do Castelo e Caminha, foi esta quarta-feira divulgado.
Em resposta escrita a um pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa, fonte da Autoridade Marítima Nacional (AMN) adiantou que a data da cerimónia de tomada de posse dos novos capitães dos portos e comandantes da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo e Caminha ocorrerá em setembro, mas ainda sem data definida.
A portaria de “exoneração” do comandante da capitania de Viana do Castelo, Rui Silva Lampreia, foi esta quarta-feira publicada em Diário da República (DR).
Rui Silva Lampreia tomou posse em setembro de 2021 e não concluiu a comissão de serviço de três anos por ter sido promovido a capitão-de-mar-e-guerra. “O cargo de capitão de porto de Viana do Castelo deverá ser provido por um capitão-de-fragata, tendo o atual capitão do porto um posto superior. Assim e, de forma programada, por questões de gestão de carreira dos oficiais da Marinha, torna-se necessário atribuir-lhe um cargo compatível com o seu novo posto”, refere a AMN.
Na portaria publicada em DR, consultada pela agência Lusa, a AMN nomeou para o cargo de capitão do porto de Viana do Castelo, o capitão-de-fragata Rui Miguel Serrano da Paz. Prestes a completar 50 anos, Serrano da Paz ingressou na Marinha como cadete da Escola Naval de 1992 a 1997. Especializou-se em submarinos e armas-submarinas.
No mar totalizou cerca de 18.000 horas de navegação, tendo exercido diversos cargos, entre 1997 e 2006, embarcado nos navios patrulhas, NRP Rovuma e NRP Limpopo, nas Corvetas, NRP General Pereira D’Eça e NRP Baptista de Andrade, e nos submarinos, NRP Delfim e no NRP Barracuda.
Em terra, entre outras funções, prestou serviço como assessor técnico no âmbito da cooperação técnico-militar com a República Democrática de Timor-Leste.
Desde setembro de 2021, desempenha as funções de adjunto do capitão do porto do Douro, na AMN.
A área de jurisdição da capitania de Viana do Castelo estende-se desde o Forte do Cão, no concelho de Caminha, até à foz do rio Alto, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, incluindo as águas interiores não marítimas do rio Lima, até à linha da igreja de Vila Mou à torre da igreja de Santa Maria de Geraz do Lima, em Viana do Castelo e, do rio Cávado, em Esposende, no distrito de Braga.
Na terça-feira, também em portaria publicada em DR, a AMN informou ter nomeado o capitão-tenente Fernando José Vieira Pereira para o cargo de capitão do porto de Caminha, substituindo o capitão-de-fragata Pedro Manuel Cruz dos Santos Jorge, que concluiu a sua comissão de serviço.
Com 41 anos, Vieira Pereira nasceu em Viana do Castelo, tendo frequentado e concluído os seus estudos básicos e secundários em Vila Praia de Âncora. Ingressou na Escola Naval em outubro de 2003, onde se licenciou em Ciências Militares Navais – Curso de Marinha, em novembro de 2007.
Comandou a lancha de fiscalização NRP Rio Minho de 2013 a 2015, assegurando a presença naval, tendo participado e desenvolvido ações de patrulha e fiscalização no Troço Internacional do Rio Minho em colaboração com a Comandância Naval del Miño e a Capitania do Porto de Caminha.
A partir de 2020 desempenhou funções de adjunto do chefe de divisão de navegação do Instituto Hidrográfico até ser nomeado para desempenhar funções na Agência Espacial Portuguesa como oficial de ligação às Forças Armadas, em simultâneo, com o cargo de especialista para os assuntos do Espaço no departamento do Espaço do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
A área de jurisdição da capitania de Caminha vai da foz do rio Minho, fronteira natural entre o Alto Minho e a Galiza, até ao forte do Cão, incluindo a Ínsua de Santo Isidro, uma pequena ilha rochosa situada na União das Freguesias de Moledo e Cristelo.
À capitania de Caminha pertencem ainda o rio Minho, desde a foz até ao rio Trancoso (curso internacional de água que nasce na Portelinha, na vila de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço e desagua no rio Minho, rio Coura, desde a confluência com o rio Minho até à ponte de Vilar de Mouros, rio Âncora desde a foz até à linha ferroviária do Minho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.