Logo
Regional

Capitanias de Viana do Castelo e Caminha com novos comandantes em setembro

24 Agosto, 2023 | 11:13
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz e o capitão-tenente Fernando Vieira Pereira vão ser empossados, em setembro, como comandantes das capitanias de Viana do Castelo e Caminha, foi esta quarta-feira divulgado.

Em resposta escrita a um pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa, fonte da Autoridade Marítima Nacional (AMN) adiantou que a data da cerimónia de tomada de posse dos novos capitães dos portos e comandantes da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo e Caminha ocorrerá em setembro, mas ainda sem data definida.

A portaria de “exoneração” do comandante da capitania de Viana do Castelo, Rui Silva Lampreia, foi esta quarta-feira publicada em Diário da República (DR).

Rui Silva Lampreia tomou posse em setembro de 2021 e não concluiu a comissão de serviço de três anos por ter sido promovido a capitão-de-mar-e-guerra. “O cargo de capitão de porto de Viana do Castelo deverá ser provido por um capitão-de-fragata, tendo o atual capitão do porto um posto superior. Assim e, de forma programada, por questões de gestão de carreira dos oficiais da Marinha, torna-se necessário atribuir-lhe um cargo compatível com o seu novo posto”, refere a AMN.

Na portaria publicada em DR, consultada pela agência Lusa, a AMN nomeou para o cargo de capitão do porto de Viana do Castelo, o capitão-de-fragata Rui Miguel Serrano da Paz. Prestes a completar 50 anos, Serrano da Paz ingressou na Marinha como cadete da Escola Naval de 1992 a 1997. Especializou-se em submarinos e armas-submarinas.

No mar totalizou cerca de 18.000 horas de navegação, tendo exercido diversos cargos, entre 1997 e 2006, embarcado nos navios patrulhas, NRP Rovuma e NRP Limpopo, nas Corvetas, NRP General Pereira D’Eça e NRP Baptista de Andrade, e nos submarinos, NRP Delfim e no NRP Barracuda.

Em terra, entre outras funções, prestou serviço como assessor técnico no âmbito da cooperação técnico-militar com a República Democrática de Timor-Leste.

Desde setembro de 2021, desempenha as funções de adjunto do capitão do porto do Douro, na AMN.

A área de jurisdição da capitania de Viana do Castelo estende-se desde o Forte do Cão, no concelho de Caminha, até à foz do rio Alto, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, incluindo as águas interiores não marítimas do rio Lima, até à linha da igreja de Vila Mou à torre da igreja de Santa Maria de Geraz do Lima, em Viana do Castelo e, do rio Cávado, em Esposende, no distrito de Braga.

Na terça-feira, também em portaria publicada em DR, a AMN informou ter nomeado o capitão-tenente Fernando José Vieira Pereira para o cargo de capitão do porto de Caminha, substituindo o capitão-de-fragata Pedro Manuel Cruz dos Santos Jorge, que concluiu a sua comissão de serviço.

Com 41 anos, Vieira Pereira nasceu em Viana do Castelo, tendo frequentado e concluído os seus estudos básicos e secundários em Vila Praia de Âncora. Ingressou na Escola Naval em outubro de 2003, onde se licenciou em Ciências Militares Navais – Curso de Marinha, em novembro de 2007.

Comandou a lancha de fiscalização NRP Rio Minho de 2013 a 2015, assegurando a presença naval, tendo participado e desenvolvido ações de patrulha e fiscalização no Troço Internacional do Rio Minho em colaboração com a Comandância Naval del Miño e a Capitania do Porto de Caminha.

A partir de 2020 desempenhou funções de adjunto do chefe de divisão de navegação do Instituto Hidrográfico até ser nomeado para desempenhar funções na Agência Espacial Portuguesa como oficial de ligação às Forças Armadas, em simultâneo, com o cargo de especialista para os assuntos do Espaço no departamento do Espaço do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

A área de jurisdição da capitania de Caminha vai da foz do rio Minho, fronteira natural entre o Alto Minho e a Galiza, até ao forte do Cão, incluindo a Ínsua de Santo Isidro, uma pequena ilha rochosa situada na União das Freguesias de Moledo e Cristelo.

À capitania de Caminha pertencem ainda o rio Minho, desde a foz até ao rio Trancoso (curso internacional de água que nasce na Portelinha, na vila de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço e desagua no rio Minho, rio Coura, desde a confluência com o rio Minho até à ponte de Vilar de Mouros, rio Âncora desde a foz até à linha ferroviária do Minho.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Novembro, 2025

Ponte de Lima abre candidaturas para a Rainha das Vindimas 2026

Ponte de Lima prepara-se para receber, no próximo dia 22 de novembro, a Gala da Eleição da Rainha das Vindimas, que terá lugar às 22h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima. O evento, integrado no programa “Verde Noivos”, pretende valorizar as tradições e a cultura da vinha e do vinho, elementos históricos do concelho.

Desporto 1 Novembro, 2025

Jovem vianense Matilde Silva assina contrato de formação com o SL Benfica

A jovem futebolista Matilde Silva, natural de Viana do Castelo, deu um importante passo na sua carreira desportiva ao assinar contrato de formação com o Sport Lisboa e Benfica, integrando oficialmente o plantel Sub-15 feminino do clube encarnado.

Regional 1 Novembro, 2025

Paredes de Coura celebra novembro com Cozido e Cultura

O mês de novembro chega a Paredes de Coura com o sabor e o aconchego do tradicional “Cozido à Moda de Coura”, mas também com um vasto programa cultural que promete aquecer os dias frios de outono.

Desporto 1 Novembro, 2025

Juventude Viana quer manter registo 100% vitorioso frente ao Famalicense

A Juventude Viana volta este sábado a entrar em ação no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A equipa vianense recebe, no Pavilhão José Natário, o Famalicense AC, num encontro agendado para as 21h30, com transmissão em direto na Viana TV.

Internacional 1 Novembro, 2025

Viana do Castelo reforça compromisso com inovação e sustentabilidade no Steering Committee do Viana STARTS

Ontem, dia em que o mundo celebra a cooperação entre comunidades e o compromisso com um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente, realizou-se a reunião do Steering Committee do Viana STARTS.

Regional 1 Novembro, 2025

Ponte de Lima lança mostra “Livros com cheiro a Natal”

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima inaugura no dia 3 de novembro a mostra documental “Livros com cheiro a Natal”, que estará aberta ao público até 25 de dezembro de 2025. A iniciativa pretende aproximar a comunidade da leitura e celebrar o espírito natalício através de uma seleção de obras que exploram diferentes universos literários.

Cultura 1 Novembro, 2025

Valença recebe hoje espetáculo teatral que desafia a intimidade do público

O espetáculo "Ouve-me de Perto como se Te Tocasse", da Companhia de Teatro Comédias do Minho, está hoje em cena em Valença, propondo ao público uma experiência teatral fora do habitual.