Entre os dias 14 e 16 de julho, Viana do Castelo vai ser palco da Festa Nacional da Ginástica, evento que deverá trazer à capital do Alto Minho mais de 3.100 ginastas vindos de todo o país, representando 65 clubes.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, elogiou o “arrojo” da Federação de Ginástica em desafiar a EDV para “um dos maiores eventos que vamos ter na Cidade Europeia do Desporto”.
“Este é um evento que movimenta muitos atletas, na verdadeira festa da ginástica”, vaticinou, considerando que será “um evento marcante para a cidade”.
Já o Presidente da direção da Escola Desportiva de Viana, Rui Jorge Silva, assegurou que este é “um grande desafio que era uma aspiração do clube há já alguns anos”, acreditando que será “um espetáculo único, com um forte cariz virado para a comunidade com os palcos espalhados pela cidade”, abrangendo desde crianças de tenra idade até atletas com mais de 80 anos, na verdadeira ginástica para todos.
O Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, assumiu que este é “o maior evento gímnico do país” e explicou que as duas Batalhas dos Campeões são “um convite aos melhores ginastas das sete disciplinas competitivas”, indicando ainda que a Noite de Portugal, que tem como tema “Who wants to be GymMillionaire”, acontecerá pela primeira vez e contará com a participação de milhares de pessoas.
O arranque do evento acontece às 21h00 de 14 de julho, com um desfile entre o Campo d’Agonia e o Jardim da Marina, contando com a presença de todos os ginastas e também com os atletas da Escola Desportiva de Viana.
No dia 15 de julho, sábado, das 9h30 às 12h00 será promovido um conjunto de apresentações de cidade no palco do Jardim da Marina, no palco da Praça da Liberdade e no Campo d’Agonia. Das 10h00 às 12h00, também o Pavilhão Municipal José Natário será palco desta festa, com apresentações de interior.
Das 14h00 às 16h00, o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe a Batalha dos Campeões e das 17h00 às 19h00, serão promovidas mais apresentações nos três palcos, entre Marina, Praça da Liberdade e Campo d’Agonia. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nesta noite de 15 de julho, às 21h00, o espetáculo “Who wants to be GymMillionaire”.
No domingo, 16 de julho, das 9h30 às 12h00 serão promovidas novas apresentações nos três palcos da Marina, Praça da Liberdade e Campo d’Agonia. Das 9h00 às 13h00, o Pavilhão Municipal José Natário acolhe apresentações de interior.
O momento final acontece entre as 14h00 e as 16h00, com nova Batalha dos Campeões no Centro Cultural de Viana do Castelo.
A gala da Noite de Portugal e as batalhas dos Campeões contam com bilheteira disponível na ticketline.

O evento é organizado pela Federação de Ginástica de Portugal, com coorganização da Escola Desportiva de Viana (EDV) e com o apoio do Município.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.