Entre os dias 14 e 16 de julho, Viana do Castelo vai ser palco da Festa Nacional da Ginástica, evento que deverá trazer à capital do Alto Minho mais de 3.100 ginastas vindos de todo o país, representando 65 clubes.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, elogiou o “arrojo” da Federação de Ginástica em desafiar a EDV para “um dos maiores eventos que vamos ter na Cidade Europeia do Desporto”.
“Este é um evento que movimenta muitos atletas, na verdadeira festa da ginástica”, vaticinou, considerando que será “um evento marcante para a cidade”.
Já o Presidente da direção da Escola Desportiva de Viana, Rui Jorge Silva, assegurou que este é “um grande desafio que era uma aspiração do clube há já alguns anos”, acreditando que será “um espetáculo único, com um forte cariz virado para a comunidade com os palcos espalhados pela cidade”, abrangendo desde crianças de tenra idade até atletas com mais de 80 anos, na verdadeira ginástica para todos.
O Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, assumiu que este é “o maior evento gímnico do país” e explicou que as duas Batalhas dos Campeões são “um convite aos melhores ginastas das sete disciplinas competitivas”, indicando ainda que a Noite de Portugal, que tem como tema “Who wants to be GymMillionaire”, acontecerá pela primeira vez e contará com a participação de milhares de pessoas.
O arranque do evento acontece às 21h00 de 14 de julho, com um desfile entre o Campo d’Agonia e o Jardim da Marina, contando com a presença de todos os ginastas e também com os atletas da Escola Desportiva de Viana.
No dia 15 de julho, sábado, das 9h30 às 12h00 será promovido um conjunto de apresentações de cidade no palco do Jardim da Marina, no palco da Praça da Liberdade e no Campo d’Agonia. Das 10h00 às 12h00, também o Pavilhão Municipal José Natário será palco desta festa, com apresentações de interior.
Das 14h00 às 16h00, o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe a Batalha dos Campeões e das 17h00 às 19h00, serão promovidas mais apresentações nos três palcos, entre Marina, Praça da Liberdade e Campo d’Agonia. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nesta noite de 15 de julho, às 21h00, o espetáculo “Who wants to be GymMillionaire”.
No domingo, 16 de julho, das 9h30 às 12h00 serão promovidas novas apresentações nos três palcos da Marina, Praça da Liberdade e Campo d’Agonia. Das 9h00 às 13h00, o Pavilhão Municipal José Natário acolhe apresentações de interior.
O momento final acontece entre as 14h00 e as 16h00, com nova Batalha dos Campeões no Centro Cultural de Viana do Castelo.
A gala da Noite de Portugal e as batalhas dos Campeões contam com bilheteira disponível na ticketline.

O evento é organizado pela Federação de Ginástica de Portugal, com coorganização da Escola Desportiva de Viana (EDV) e com o apoio do Município.
Segundo informação apurada pela Viana TV, a Comissão de Festas da romaria de Nossa Senhora da Agonia, a maior do país, realizada anualmente em agosto em Viana do Castelo, registou recentemente uma alteração na sua liderança.
O núcleo local da Refood de Viana do Castelo organiza, no próximo dia 28 de fevereiro, um jantar solidário no Salão da Junta de Freguesia de Outeiro, a partir das 20h00, para celebrar o nono aniversário da instituição na cidade.
Valença recebeu o workshop “Diálogos que Transformam: Práticas Colaborativas e Humanizadas no Diagnóstico e Intervenção Social”, que reuniu mais de três dezenas de técnicos e profissionais da área social de diversos concelhos do Alto Minho.
O Atlético dos Arcos garantiu este domingo a qualificação para as meias-finais da Taça da AF Viana do Castelo, ao vencer em Castelo de Neiva o Castelense por 1-2.
António José Seguro saiu, no domingo, vencedor da segunda volta das presidenciais nos três concelhos que tinham adiado a votação devido ao mau tempo.
O dispositivo da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional (AMN) continua ativo nas regiões afetadas pelas recentes depressões e cheias em Portugal Continental, prestando apoio essencial à população.
O fim de semana ficou marcado pela realização de jogos em atraso nas competições distritais da AFVC, com partidas referentes à Primeira e à Segunda Divisão, importantes para a regularização do calendário competitivo.