Entre os dias 14 e 16 de julho, Viana do Castelo vai ser palco da Festa Nacional da Ginástica, evento que deverá trazer à capital do Alto Minho mais de 3.100 ginastas vindos de todo o país, representando 65 clubes.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, elogiou o “arrojo” da Federação de Ginástica em desafiar a EDV para “um dos maiores eventos que vamos ter na Cidade Europeia do Desporto”.
“Este é um evento que movimenta muitos atletas, na verdadeira festa da ginástica”, vaticinou, considerando que será “um evento marcante para a cidade”.
Já o Presidente da direção da Escola Desportiva de Viana, Rui Jorge Silva, assegurou que este é “um grande desafio que era uma aspiração do clube há já alguns anos”, acreditando que será “um espetáculo único, com um forte cariz virado para a comunidade com os palcos espalhados pela cidade”, abrangendo desde crianças de tenra idade até atletas com mais de 80 anos, na verdadeira ginástica para todos.
O Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, assumiu que este é “o maior evento gímnico do país” e explicou que as duas Batalhas dos Campeões são “um convite aos melhores ginastas das sete disciplinas competitivas”, indicando ainda que a Noite de Portugal, que tem como tema “Who wants to be GymMillionaire”, acontecerá pela primeira vez e contará com a participação de milhares de pessoas.
O arranque do evento acontece às 21h00 de 14 de julho, com um desfile entre o Campo d’Agonia e o Jardim da Marina, contando com a presença de todos os ginastas e também com os atletas da Escola Desportiva de Viana.
No dia 15 de julho, sábado, das 9h30 às 12h00 será promovido um conjunto de apresentações de cidade no palco do Jardim da Marina, no palco da Praça da Liberdade e no Campo d’Agonia. Das 10h00 às 12h00, também o Pavilhão Municipal José Natário será palco desta festa, com apresentações de interior.
Das 14h00 às 16h00, o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe a Batalha dos Campeões e das 17h00 às 19h00, serão promovidas mais apresentações nos três palcos, entre Marina, Praça da Liberdade e Campo d’Agonia. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nesta noite de 15 de julho, às 21h00, o espetáculo “Who wants to be GymMillionaire”.
No domingo, 16 de julho, das 9h30 às 12h00 serão promovidas novas apresentações nos três palcos da Marina, Praça da Liberdade e Campo d’Agonia. Das 9h00 às 13h00, o Pavilhão Municipal José Natário acolhe apresentações de interior.
O momento final acontece entre as 14h00 e as 16h00, com nova Batalha dos Campeões no Centro Cultural de Viana do Castelo.
A gala da Noite de Portugal e as batalhas dos Campeões contam com bilheteira disponível na ticketline.

O evento é organizado pela Federação de Ginástica de Portugal, com coorganização da Escola Desportiva de Viana (EDV) e com o apoio do Município.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.