O canoísta português Messias Baptista sagrou-se este domingo campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.
Depois de no ano passado ter vencido o ouro mundial em K2 500, com João Ribeiro, em Duisburgo, na Alemanha, Baptista impôs-se agora a solo na final da prova de 200 metros, em 34,876 segundos, deixando o polaco Jakub Stepun em segundo lugar (34,945) e o espanhol Carlos Garrote em terceiro (35,308).
Esta é a segunda medalha de ouro que Portugal arrecadou até ao momento em Samarcanda, tendo o próprio Messias Baptista vencido a primeira, no sábado, juntamente com Teresa Portela, em K2 500 misto.
Em termos globais, a comitiva lusa soma quatro ‘metais’ no Uzbequistão, já que hoje arrecadou duas pratas a abrir o derradeiro dia, através de Fernando Pimenta, em K1 500 metros, e Teresa Portela e Francisca Laia, em K2 200.
A equipa nacional disputará ainda outras duas finais hoje: Fernando Pimenta, Messias Baptista, Teresa Portela e Francisca Laia em K4 500 misto (10:32), e Fernando Pimenta em K1 5000 masculino (13:39).
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.