O antigo ciclista Cândido Barbosa venceu as eleições na Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), que vai liderar nos próximos quatro anos, derrotando Sandro Araújo e Pedro Martins ao conquistar 72,9% dos votos expressos.
A Lista C, que o duas vezes vice-campeão da Volta a Portugal (2005 e 2007) encabeça, conquistou 54 votos, contra 13 da Lista A, liderada por Sandro Araújo, e sete da Lista B, de Pedro Martins.
Barbosa, que representou Portugal nos Jogos Olímpicos Atlanta1996 e Atenas2004, sucede a outro antigo ciclista, Delmino Pereira, que cumpriu três mandatos, liderando os destinos da modalidade durante os últimos 12 anos.
Com votos de 74 dos 76 delegados eleitos, as eleições replicaram ainda, grosso modo, os votos da Direção e Mesa da Assembleia Geral (MAG) também nos Conselhos Fiscal, Arbitragem, Disciplina e Justiça.
Assim, Francisco Fernandes é o novo presidente MAG, Alexandre Almeida encabeçará o Conselho Fiscal, Sandra Almeida o Conselho de Justiça, Rui Bernardo o Conselho de Arbitragem e Luciano Calheiros Gomes no Conselho de Disciplina.
Como vice-presidentes, Cândido Barbosa apresenta José Soares e Nelson Martins.
Segundo a FPC, os órgãos sociais eleitos, no sábado, vão ser empossados na segunda-feira, pelas 12h00, na sede deste organismo, em Lisboa.
Resultados totais:
Presidente, Direção e Mesa da Assembleia Geral
Lista A – 13 votos
Lista B – 7 votos
Lista C – 54 votos
Conselho Fiscal
Lista A – 13 votos
Lista B – 7 votos
Lista C – 54 votos
Conselho de Arbitragem
Lista A – 14 votos
Lista B – 8 votos
Lista C – 52 votos
Conselho de Disciplina
Lista A – 13 votos
Lista B – 8 votos
Lista C – 53 votos
Conselho de Justiça
Lista A – 13 votos
Lista B – 7 votos
Lista C – 54 votos
Órgãos Sociais Eleitos:
PRESIDENTE
Cândido Joaquim Venda Moreira Barbosa
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – Francisco Manuel Costa Fernandes
Vice-Presidente – Carlos Manuel dos Reis Alves Pereira
Vogal – Maria Fernanda Fernandes Garcia Rollo
Suplente – João dos Santos Lourenço
DIREÇÃO
Presidente – Cândido Joaquim Venda Moreira Barbosa
Vice-Presidente – José Henrique Silva Carlos Soares
Vice-Presidente – Nelson Filipe Matos Martins
Diretor – David João Serralheiro Rosa
Diretor – José Luís da Costa Mendes Ribeiro
Diretor – Alice Cristina Pereira de Azevedo
Diretor – Marco Isidro Hipólito Proença
Diretor – Pedro Filipe Vilar Dias
Diretor – Helena Isabel de Figueiredo Dias
Suplente – Ana de Oliveira Barros
Suplente – César Antunes Quitério
CONSELHO FISCAL
Presidente – José Alexandre da Silva Almeida
Vogal – Paulo César Pinto Faria
Vogal – Catarina Paiva Magalhães
Suplente – José Diogo Calado
CONSELHO DE DISCIPLINA
Presidente – Luciano Manuel Calheiros Gomes
Vogal – Sandra Maria da Silva Martins
Vogal – Rui Miguel de Meira Barreira
CONSELHO DE JUSTIÇA
Presidente – Sandra Eunice Ramos de Almeida
Vogal – Pedro Miguel Firmo Henriques
Vogal – Dário Fernando de Miranda Lapela de Freitas
CONSELHO DE ARBITRAGEM
Presidente – Rui dos Santos Braz Bernardo
Vogal – Jorge Manuel Vassalo Oliveira
Vogal – José António Alves Gomes de Almeida
Vogal – Paulo Manuel Pereira Rodrigues Pinto
Vogal – Augusto Fernandes de Oliveira
Suplente – João Carlos Guimarães Pereira
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.