Abriram esta segunda-feira as candidaturas para o concurso “Viana Jovens Empreendedores”. O plano municipal pretende incentivar a criação de novos projetos empreendedores, podendo ser dirigidos à cidade e ao público em geral assim como projetos que tenham o objetivo de criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira.
De acordo com o regulamento, o concurso o “Viana Jovens Empreendedores” é uma iniciativa que visa promover a seleção de ideias/projetos, em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego assim como a capacitação dos empreendedores no desenvolvimento e melhoria das suas ideias/projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam consolidar as mesmas, criando assim o emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo.
Tem como destinatários os jovens dos 18 aos 35 anos, individualmente (até ao máximo de 3 subscritores), sendo que o proponente tem de ser residente no Município de Viana do Castelo. Os participantes devem, assim, ter uma ideia de negócio que
pretendam validar, consolidar e implementar no Município de Viana do Castelo, podendo candidatar-se de 17 de abril a 17 de maio. O mínimo de projetos vencedores é de dois e o máximo de cinco.
Assim, a Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende reforçar a participação dos jovens naquilo que são atividades que diretamente lhes dizem respeito, fomentando uma sociedade civil forte e ativa.

O Concurso será divulgado pelo Município de Viana do Castelo através de iniciativas públicas e outras formas de comunicação. As
candidaturas, juntamente com o documento do plano orçamental, devem ser submetidas através de formulário próprio, disponibilizados na página da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O júri que irá analisar as candidaturas é composto por cinco elementos, constituído pelo: Vereador(a) com o pelouro da Juventude, um Representante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, um Representante da Associação Empresarial
de Viana do Castelo e dois membros do Conselho Municipal da Juventude eleitos para o efeito neste órgão.
Mais informações em: https://www.cm-viana-castelo.pt/viver/juventude/viana-jovens-empreendedores/
O atleta Henrique Correia, do Viana Taurino Clube, continua a impressionar nas mesas de bilhar. No passado sábado, sagrou-se vencedor do 3.º Open de Snooker da Zona Viana/Braga/Porto, destacando-se pela consistência ofensiva e defensiva nas meias-finais e na final.
A Biblioteca Municipal de Valença vai receber nos próximos dias 4 e 5 de fevereiro a oficina “Brincar é Coisa Séria! – Oficina para brincar, criar e transformar a partir das peças LEGO”, uma iniciativa que pretende explorar o potencial pedagógico, criativo e expressivo destes brinquedos de construção em contextos educativos diversos.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou por unanimidade, na reunião ordinária realizada esta terça-feira, a abertura de um procedimento de concurso público para a aquisição de duas novas viaturas destinadas à recolha de resíduos, num investimento global de 595 mil euros.
Viana do Castelo volta a ser palco, no próximo domingo, 25 de janeiro, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27.ª JSC Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e da 25.ª Caminhada Viana Fica no Coração, iniciativas que registam números recorde de participação.
Viana do Castelo assinala hoje, terça-feira, 20 de janeiro, o 178.º aniversário da sua elevação a cidade, data histórica que remonta a 1848. Foi neste dia que D. Maria II elevou a então Vila de Viana da Foz do Lima à categoria de cidade, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, em reconhecimento da coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra.
O concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, figura entre os municípios com maior taxa de abstenção nas eleições presidenciais realizadas no passado domingo, segundo os resultados provisórios.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP deteve, no dia 16 de janeiro, dois homens na localidade de Darque, Viana do Castelo, no âmbito de uma operação de fiscalização de estabelecimentos de restauração e bebidas.