Abriram esta segunda-feira as candidaturas para o concurso “Viana Jovens Empreendedores”. O plano municipal pretende incentivar a criação de novos projetos empreendedores, podendo ser dirigidos à cidade e ao público em geral assim como projetos que tenham o objetivo de criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira.
De acordo com o regulamento, o concurso o “Viana Jovens Empreendedores” é uma iniciativa que visa promover a seleção de ideias/projetos, em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego assim como a capacitação dos empreendedores no desenvolvimento e melhoria das suas ideias/projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam consolidar as mesmas, criando assim o emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo.
Tem como destinatários os jovens dos 18 aos 35 anos, individualmente (até ao máximo de 3 subscritores), sendo que o proponente tem de ser residente no Município de Viana do Castelo. Os participantes devem, assim, ter uma ideia de negócio que
pretendam validar, consolidar e implementar no Município de Viana do Castelo, podendo candidatar-se de 17 de abril a 17 de maio. O mínimo de projetos vencedores é de dois e o máximo de cinco.
Assim, a Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende reforçar a participação dos jovens naquilo que são atividades que diretamente lhes dizem respeito, fomentando uma sociedade civil forte e ativa.

O Concurso será divulgado pelo Município de Viana do Castelo através de iniciativas públicas e outras formas de comunicação. As
candidaturas, juntamente com o documento do plano orçamental, devem ser submetidas através de formulário próprio, disponibilizados na página da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O júri que irá analisar as candidaturas é composto por cinco elementos, constituído pelo: Vereador(a) com o pelouro da Juventude, um Representante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, um Representante da Associação Empresarial
de Viana do Castelo e dois membros do Conselho Municipal da Juventude eleitos para o efeito neste órgão.
Mais informações em: https://www.cm-viana-castelo.pt/viver/juventude/viana-jovens-empreendedores/
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.