Logo
Regional

Candidatura de Ponte de Lima à UNESCO reforçada com quatro sessões de Food Design Thinking na área da Gastronomia Sustentável

13 Fevereiro, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

No âmbito da candidatura à Rede Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia, Ponte de Lima realizou um ciclo de quatro Focus Groups criativos focados na gastronomia e nos sistemas alimentares locais, envolvendo mais de 30 participantes entre investigadores, produtores, professores, técnicos especializados, confrarias e restaurantes.

A iniciativa, desenvolvida com recurso ao Food Design Thinking, teve como principal objetivo, recolher ideias e contributos da comunidade, reforçando a candidatura do Município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Gastronomia.

O Vice-Presidente da autarquia, Paulo Sousa, sublinhou a importância de dar voz aos limianos no desenho de soluções para o futuro da gastronomia local e referiu que “as propostas recolhidas não ficarão dependentes do resultado da candidatura à UNESCO, na medida em que serão colocadas em prática, integremos ou não a Rede de Cidades Criativas. Este envolvimento direto dos cidadãos espelha o compromisso de Ponte de Lima com a sustentabilidade territorial, alinhando-se com as orientações da UNESCO e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente na promoção de sistemas alimentares equilibrados, combate ao desperdício e preservação da identidade cultural”. Ao longo das quatro sessões, foram explorados os seguintes temas: Sabores que Sustentam Territórios, Escolhas com Sabor e Consciência, Nada se Perde, Tudo se Transforma e Escolas que Nutrem o Futuro. Estas dinâmicas de cocriação permitiram aos participantes refletir sobre as práticas agrícolas regenerativas, estratégias de marketing sustentável, aproveitamento integral dos recursos disponíveis e, ainda, o fortalecimento da educação alimentar nas escolas. Rafael Oliveira, gestor e facilitador do Food Design Thinking, elogiou “a forte adesão da comunidade e a qualidade das propostas apresentadas, evidenciando a vontade de todos em contribuir para o desenvolvimento gastronómico e cultural de Ponte de Lima”. Segundo o responsável, o envolvimento ativo dos cidadãos é fundamental para garantir que as soluções sejam adaptadas à realidade local, promovendo o equilíbrio entre tradição, inovação e sustentabilidade. As propostas resultantes deste processo de participação serão agora integradas no plano estratégico de Ponte de Lima, reforçando não só a candidatura junto da UNESCO, mas também o compromisso de longo prazo do Município em promover o bem-estar social, a proteção ambiental e o crescimento económico, em linha com os ODS. Desta forma, Ponte de Lima afirma-se como um território pioneiro na valorização do seu património gastronómico, mantendo-se firme na visão de um futuro sustentável e inclusivo para toda a comunidade.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.