No âmbito da candidatura à Rede Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia, Ponte de Lima realizou um ciclo de quatro Focus Groups criativos focados na gastronomia e nos sistemas alimentares locais, envolvendo mais de 30 participantes entre investigadores, produtores, professores, técnicos especializados, confrarias e restaurantes.
A iniciativa, desenvolvida com recurso ao Food Design Thinking, teve como principal objetivo, recolher ideias e contributos da comunidade, reforçando a candidatura do Município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Gastronomia.
O Vice-Presidente da autarquia, Paulo Sousa, sublinhou a importância de dar voz aos limianos no desenho de soluções para o futuro da gastronomia local e referiu que “as propostas recolhidas não ficarão dependentes do resultado da candidatura à UNESCO, na medida em que serão colocadas em prática, integremos ou não a Rede de Cidades Criativas. Este envolvimento direto dos cidadãos espelha o compromisso de Ponte de Lima com a sustentabilidade territorial, alinhando-se com as orientações da UNESCO e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente na promoção de sistemas alimentares equilibrados, combate ao desperdício e preservação da identidade cultural”. Ao longo das quatro sessões, foram explorados os seguintes temas: Sabores que Sustentam Territórios, Escolhas com Sabor e Consciência, Nada se Perde, Tudo se Transforma e Escolas que Nutrem o Futuro. Estas dinâmicas de cocriação permitiram aos participantes refletir sobre as práticas agrícolas regenerativas, estratégias de marketing sustentável, aproveitamento integral dos recursos disponíveis e, ainda, o fortalecimento da educação alimentar nas escolas. Rafael Oliveira, gestor e facilitador do Food Design Thinking, elogiou “a forte adesão da comunidade e a qualidade das propostas apresentadas, evidenciando a vontade de todos em contribuir para o desenvolvimento gastronómico e cultural de Ponte de Lima”. Segundo o responsável, o envolvimento ativo dos cidadãos é fundamental para garantir que as soluções sejam adaptadas à realidade local, promovendo o equilíbrio entre tradição, inovação e sustentabilidade. As propostas resultantes deste processo de participação serão agora integradas no plano estratégico de Ponte de Lima, reforçando não só a candidatura junto da UNESCO, mas também o compromisso de longo prazo do Município em promover o bem-estar social, a proteção ambiental e o crescimento económico, em linha com os ODS. Desta forma, Ponte de Lima afirma-se como um território pioneiro na valorização do seu património gastronómico, mantendo-se firme na visão de um futuro sustentável e inclusivo para toda a comunidade.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.