O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, garantiu cerca de 1ME para as urgentes obras de requalificação do Centro de Saúde local, com prazo limite de conclusão para junho de 2026.
A cerimónia de assinatura do contrato de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR decorreu, na sexta-feira, na sede da CCDR-N, com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e do ministro-Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida.
Tendo identificado desde a primeira hora o desenvolvimento da saúde pública no concelho como prioridade, e após esta conquista, o Presidente da Câmara Municipal assegura que vai “continuar a pugnar, junto da tutela, por mais e melhores respostas à população Cerveirense no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários”. Rui Teixeira classifica a intervenção financiada como “uma urgência, proporcionando melhores condições tanto aos profissionais de saúde quanto aos utentes, garantindo um acesso a cuidados de saúde de qualidade, num ambiente moderno e acessível”.
Os trabalhos previstos resultam de uma candidatura conjunta da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, envolvendo os dez municípios do Alto Minho, e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E, para os ‘Cuidados de Saúde Primários’, com o propósito de intervir ao nível da eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade e promover a segurança e o conforto de utentes e profissionais. Além de qualificar e adaptar as instalações e os equipamentos do Centro de Saúde aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde, a intervenção a executar visa ainda corrigir assimetrias regionais e locais.
De sublinhar que este investimento de 1ME para a beneficiação do Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira integra um plano do Governo mais alargado de 196,7ME do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para construção de novos centros de saúde e requalificação de estruturas existentes no Norte e Centro do país, num total de 193 projetos.
A fronteira entre a Galiza e o Norte de Portugal vai ganhar um Ponto de Coordenação Transfronteiriço permanente. O objetivo do projeto Ponte_Para_Nos, aprovado pela Comissão Europeia, é identificar e resolver obstáculos legais e administrativos que ainda dificultam a cooperação entre os dois territórios.
A tradição do Carnaval voltou a encher de cor e alegria o concelho, com a participação de cerca de 130 utentes das instituições de solidariedade social (IPSS) locais, que se reuniram esta quarta-feira no Parque de Lazer do Castelinho.
O SC Vianense venceu, na manhã deste domingo, no terreno da Associação Desportiva do Machico, por 2-3, em partida a contar para a 19.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A Juventude de Viana empatou (3-3) com o HA Cambra, este sábado, no Pavilhão José Natário, em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de 2.ª Divisão de hóquei em patins. Foi o primeiro empate da Juventude nesta temporada, que manteve, contudo, a liderança isolada com 46 pontos em 17 jogos (15 vitórias, uma derrota e um empate).
A Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, deslocou-se esta sexta-feira ao Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para uma reunião no âmbito do ciclo de auscultações às instituições de ensino superior.
O Santa Luzia FC empatou este sábado a três golos frente ao GD Árvore, em partida referente à 17.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputada no Pavilhão Municipal José Natário. A formação vianense recuperou de uma desvantagem de dois golos nos minutos finais, somando um ponto perante o seu público.
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, visitou vários pontos do distrito de Viana do Castelo para avaliar os estragos provocados pelas recentes tempestades e apelou a todos os partidos e entidades para se envolverem na execução do Plano de Transformação, Recuperação e Resiliência (PTRR).