Logo
Nacional

Candidatos a agentes da PSP são cada vez menos

1 Março, 2024 | 17:51
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Cerca de 2.800 jovens concorreram ao concurso para a admissão de novos agentes da PSP, um número que tem vindo a diminuir todos os anos, segundo a Polícia.

A Polícia de Segurança Pública realizou, entre 06 e 27 de fevereiro, um concurso para constituição de reserva de recrutamento para a admissão ao curso de formação de agentes destinado ao ingresso na carreira de agente.

Numa resposta enviada à Lusa, a direção nacional da PSP revela que concorrem ao curso de agente 2.865 candidatos, menos 178 do que no ano passado, quando concorreram 3043, menos 640 do que em 2022 (3505), menos 2.709 do que em 2021 (5574) e menos 321 do que em 2020 (3186).

Outros dados a que Lusa teve acesso mostram que os candidatos a agentes da PSP são cada vez menos, chegando a existir na década de 1990 mais de 16.000 candidatos e em 2012 eram mais de 10.000, não chegando agora aos 3.000.

A PSP refere ainda que em relação ao número de candidatos considerados aptos para frequentar o curso de formação de agentes na Escola Prática de Polícia (EPP), em Torres Novas, “apenas será possível obter uma relação após a realização e conclusão de todas as provas inerentes ao processo de seleção”.

Os candidatos a polícia têm agora de passar por provas de conhecimentos, físicas, testes psicotécnicos e entrevista profissional.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) considerou o número de candidatos muito baixo.

“Esses números refletem aquilo que andamos a dizer há muito tempo: falta de atratividade e um total desinteresse dos jovens em concorrer à PSP”, disse Paulo Santos, sustentando que a falta de candidatos está relacionada com problemas estruturais, designadamente “baixos salários, perda de condições de trabalho e uma dignificação que a carreira já teve e que neste momento não tem”.

Questionado se os protestos dos polícias dos últimos dois meses por melhores salários e condições de trabalho podem ter influenciado estes números, o sindicalista disse que não.

“É verdade que o prazo de recrutamento coincidiu com uma jornada de luta, mas não tem a ver com isso, tem a ver exatamente com as apreciações que os jovens fazem das condições que a PSP tem neste momento. A razão principal é a pouca dignificação que a PSP tem tido enquanto carreira policial”, precisou.

Paulo Santos considerou também que a seleção dos futuros polícias “não fica comprometida” devido ao baixo número de candidatos, mas admitiu que “quando há poucos candidatos há uma menor capacidade de fazer uma seleção mais apertada”.

Em 2022, foram alteradas as condições de acesso à PSP, nomeadamente a idade mínima (18 anos) e máxima (30 anos) para o acesso à profissão.

“Na altura fomos críticos dessa alteração, pois não eram essas as razões que afastavam os jovens e não veio resolver o problema de raíz”, disse ainda o presidente do maior sindicato da PSP, indicando os três maiores problemas da PSP atualmente: “a falta de candidatos, fuga de quadros e aqueles que já têm condições para passar à pré-aposentação e estão a ser barrados porque não há quem queira entrar”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Luís Nobre exige estratégia nacional para travar aumento “galopante” dos custos de resíduos

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.

Cultura 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe 4ª edição do RE.VER dedicada à fotografia contemporânea

Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.

Regional 11 Dezembro, 2025

Valença destaca-se com dez Empresas Premiadas como PME Excelência 2024

Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.

Regional 11 Dezembro, 2025

Operação da Polícia Judiciária no Norte resulta em detenções e apreensão de bens milionários

Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.

Regional 11 Dezembro, 2025

Alvarães: Primeiras 17 escrituras entregues legalizam bairro com mais de meio século

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.

Desporto 11 Dezembro, 2025

Município de Silves homenageia atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense

O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.

Regional 11 Dezembro, 2025

Detido suspeito de incêndio em habitação em Vila Nova de Cerveira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.