Logo
Nacional

Cancro do Fígado é o sexto mais comum no mundo e o quarto com maior mortalidade

8 Outubro, 2024 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) está a promover uma campanha nacional de consciencialização sob o mote "A prevenção faz o Fígado".

Esta iniciativa decorrerá nas redes sociais da associação e surge no âmbito do Mês da Consciencialização para o Cancro do Fígado, que se assinala em outubro, com o objetivo de alertar a população para a importância de prevenir, detetar e tratar precocemente o Cancro do Fígado, uma doença cuja frequência é crescente, originando em Portugal mais de 1.500 novos casos por ano, o que corresponde a 2,4% de todos os cancros, e é anualmente responsável por mais de 1.200 mortes.

“Mais de 90% dos casos de cancro do fígado são de um tumor designado carcinoma hepatocelular que quase sempre surge em pessoas que previamente já têm outra doença hepática. Este é o sexto cancro mais comum no mundo e o quarto com maior mortalidade. Com esta iniciativa, pretendemos alertar a população para a importância de prevenir, detetar e tratar precocemente o Cancro do Fígado, uma doença prevenível, evitável, tratável e, em muitos casos, até curável, mas que pode causar a morte, se o diagnóstico for tardio.”, explica Arsénio Santos, presidente da APEF.

“É de realçar que o Cancro do Fígado é uma doença silenciosa e, geralmente, não apresenta sintomas até aos estádios avançados. Ainda assim, é crucial estar atento aos sinais que, por vezes, passam despercebidos, como: fadiga sem razão aparente; dor ou desconforto do lado direito do abdómen superior; aparecimento de uma massa do lado direito do abdómen superior; dor na omoplata direita; perda de apetite ou sensação de enfartamento; perda de peso sem razão; náuseas; vómitos; e icterícia.”, esclarece Arsénio Santos.

E acrescenta: “A presença destes sintomas deve constituir um alerta para consultar o seu médico e realizar exames de diagnóstico. No entanto, a prevenção deve ser feita sobretudo pela vigilância das pessoas portadoras de cirrose hepática, hepatite B, hepatite C com fibrose avançada ou algumas outras doenças hepáticas. Todos estes doentes devem realizar rastreio a cada 6 meses, através da ecografia abdominal, sempre sob orientação do seu médico assistente. A razão deste facto é que está mais propenso a contrair cancro do fígado quem tiver cirrose hepática, quem for portador de hepatite B ou de hepatite C com fibrose avançada e quem tiver antecedentes familiares deste tipo de tumor.”

O médico conclui que “Grande parte dos fatores de risco são modificáveis. Aposte na prevenção, mantenha um estilo de vida saudável com menor consumo de açúcar e gorduras, faça exercício físico, beba álcool com moderação, não consuma drogas, não partilhe seringas nem outro tipo de objetos, como sejam os de higiene pessoal, vacine-se contra a hepatite B, evite relações sexuais de risco e, sempre que aconselhável, use preservativo. É também importante que esteja atento aos sinais e sintomas do seu corpo e que recorra regularmente ao seu médico, de forma a detetar e tratar precocemente a doença”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 7 Dezembro, 2025

SC Vianense vence Mirandela e sobe ao 4.º lugar na Série A do Campeonato de Portugal

O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.

Desporto 7 Dezembro, 2025

AF Viana do Castelo empata com AF Viseu na Taça das Regiões

Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.

Internacional 7 Dezembro, 2025

RTP confirma presença no Festival Eurovisão da Canção 2026

A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Portugal vice-campeão mundial de futsal feminino na estreia da competição

A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Monção e Salvaterra de Miño lançam inscrições para a S. Silvestre Solidária

O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).

Desporto 7 Dezembro, 2025

Juventude Viana ganha ao Infante de Sagres e segue imbatível na II Divisão

A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.

Regional 7 Dezembro, 2025

Vila Nova de Cerveira celebra o Natal com almoço para a comunidade sénior

Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.