A truta do rio Coura é o ponto de partida para um fim de semana de convívio e diversão, numa Festa da Truta que também traz o espetáculo de Augusto Canário & Amigos, inigualável no mais genuíno dos cantares ao desafio, bem como a fusão de fado e pop flamenco dos Sangre Ibérico e as festivas atuações das tunas académicas.
De hoje até domingo, a Festa da Truta volta a marcar o arranque das festas que todos os anos trazem vibrantes momentos de confraternização a Paredes de Coura. À semelhança das edições anteriores os convívios à mesa também estão garantidos, com os restaurantes Mouras, Miquelina e Casa do Xisto a servirem deliciosas trutas no espaço da festa, no Largo Hintze Ribeiro.
É a partir desta incontornável referência gastronómica que o Município de Paredes de Coura dedica este fim de semana de 31 de maio, 1 e 2 de junho à Festa da Truta, com sessões de showcooking com a chef Lídia Brás e novas abordagens à confeção de singulares pratos com recurso a este peixe de rio, mas também os já habituais convívios de pesca, animação infantil, animação com concertinas, tunas académicas e concertos para um fim de semana que se quer preenchido.
No que toca a concertos, na edição deste ano da Festa da Truta vamos ter o arraial com Augusto Canário & Amigos, esta sexta-feira, estando reservado para a noite de amanhã o concerto com os Sangre Ibérico, ambas as iniciativas a partir das 22h30, bem como o 4º Encontro de Tunas na tarde de domingo, a partir das 15h30. Ingredientes mais que apelativos para um fim de semana em Paredes de Coura, que promete receber principescamente e de forma calorosa quem a visita.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.