Uma comitiva de Halifax, no Canadá, visita, entre hoje e quarta-feira, Viana do Castelo, para avançar com os seus objetivos de desenvolvimento urbano sustentável como parte do programa financiado pela União Europeia - programa IURC.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu hoje a comitiva no Centro de Mar, instalado a bordo do Navio Gil Eannes.
Na sessão de boas-vindas, o autarca referiu as semelhanças entre as duas cidades, Viana do Castelo e Halifax, marcadamente marítimas. “Em Viana do Castelo existe uma tradição muito profunda e enraizada em torno do mar. Existe, aliás, uma relação histórica com o Canadá, que foi concretizada através do nosso Gil Eannes, que suportava a frota bacalhoeira em St. John’s”, indicou o autarca.
“Acreditamos que o futuro da cidade e do país terá de passar pelo mar e atividades associadas. Em Viana do Castelo, existe uma forte aposta na pesca, nas energias renováveis e offshores, na investigação, na inovação em torno do desenvolvimento sustentáveis, áreas que são prioridades para o Município, desde sempre com identidade ligada ao mar”, referiu ainda.
Também a comitiva destacou as similaridades entre Halifax e Viana do Castelo e a importância desta visita para a partilha de conhecimento e experiências em torno do desenvolvimento sustentável.
Durante estes três dias, a comitiva visita ainda a Aceleradora Tecnológica de Viana do Castelo, reunindo com empresas lá sedeadas, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, Santa Luzia, entre outros.
A visita enquadra-se na participação de Halifax no programa de Cooperação Internacional Urbana e Regional (IURC) financiado pela União Europeia, na América do Norte. A IURC tornou-se uma rede internacional de referência para a inovação urbana e o desenvolvimento urbano sustentável.
Nesse sentido, Viana do Castelo, Braga e Halifax abriram as suas portas ao diálogo e à parceria com parceiros globais, recorrendo a um conjunto mais amplo de boas práticas e recebendo apoio na identificação de modelos inovadores para atingir os seus objetivos. As três cidades iniciaram a cooperação em janeiro de 2024, participando em diversas convocatórias técnicas e realizando agora a primeira visita de estudo para trabalhar nas seguintes áreas temáticas: Soluções baseadas na natureza: Gestão de Água e Resíduos; Agricultura Sustentável: Sistemas Alimentares e Hortas Urbanas; Educação, empregos e competências: atração de talentos e inovação corporativa.
O programa IURC da América do Norte é financiado pela União Europeia, estabelecendo parcerias entre cidades europeias e cidades canadianas e norte-americanas para facilitar o intercâmbio de conhecimentos através de ferramentas online e apoio presencial, como visitas de estudo, participação em eventos temáticos e de networking, e capacitação.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.