Uma comitiva de Halifax, no Canadá, visita, entre hoje e quarta-feira, Viana do Castelo, para avançar com os seus objetivos de desenvolvimento urbano sustentável como parte do programa financiado pela União Europeia - programa IURC.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu hoje a comitiva no Centro de Mar, instalado a bordo do Navio Gil Eannes.
Na sessão de boas-vindas, o autarca referiu as semelhanças entre as duas cidades, Viana do Castelo e Halifax, marcadamente marítimas. “Em Viana do Castelo existe uma tradição muito profunda e enraizada em torno do mar. Existe, aliás, uma relação histórica com o Canadá, que foi concretizada através do nosso Gil Eannes, que suportava a frota bacalhoeira em St. John’s”, indicou o autarca.
“Acreditamos que o futuro da cidade e do país terá de passar pelo mar e atividades associadas. Em Viana do Castelo, existe uma forte aposta na pesca, nas energias renováveis e offshores, na investigação, na inovação em torno do desenvolvimento sustentáveis, áreas que são prioridades para o Município, desde sempre com identidade ligada ao mar”, referiu ainda.
Também a comitiva destacou as similaridades entre Halifax e Viana do Castelo e a importância desta visita para a partilha de conhecimento e experiências em torno do desenvolvimento sustentável.
Durante estes três dias, a comitiva visita ainda a Aceleradora Tecnológica de Viana do Castelo, reunindo com empresas lá sedeadas, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, Santa Luzia, entre outros.
A visita enquadra-se na participação de Halifax no programa de Cooperação Internacional Urbana e Regional (IURC) financiado pela União Europeia, na América do Norte. A IURC tornou-se uma rede internacional de referência para a inovação urbana e o desenvolvimento urbano sustentável.
Nesse sentido, Viana do Castelo, Braga e Halifax abriram as suas portas ao diálogo e à parceria com parceiros globais, recorrendo a um conjunto mais amplo de boas práticas e recebendo apoio na identificação de modelos inovadores para atingir os seus objetivos. As três cidades iniciaram a cooperação em janeiro de 2024, participando em diversas convocatórias técnicas e realizando agora a primeira visita de estudo para trabalhar nas seguintes áreas temáticas: Soluções baseadas na natureza: Gestão de Água e Resíduos; Agricultura Sustentável: Sistemas Alimentares e Hortas Urbanas; Educação, empregos e competências: atração de talentos e inovação corporativa.
O programa IURC da América do Norte é financiado pela União Europeia, estabelecendo parcerias entre cidades europeias e cidades canadianas e norte-americanas para facilitar o intercâmbio de conhecimentos através de ferramentas online e apoio presencial, como visitas de estudo, participação em eventos temáticos e de networking, e capacitação.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.