A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O estudo indica uma prevalência de consumo recente de 2% na população entre os 15 e os 74 anos, valor que sobe para 5% entre os jovens dos 15 aos 34 anos. A maioria dos consumidores é do sexo masculino (63%) e reside em meio urbano.
Quase todos os consumidores referiram ter consumido também álcool e tabaco nos últimos 12 meses. Entre outras drogas, destacam-se o MDMA, a cocaína e os cogumelos alucinogénios. Sete em cada dez consumidores admitiram policonsumo na última ocasião, embora este valor represente uma diminuição face a 2021.
A idade média de início do consumo é de 16 anos. O principal motivo apontado é a redução do stress e o relaxamento. Cerca de metade dos consumidores não reportou efeitos negativos na saúde, mas os mais referidos foram problemas de memória, ansiedade e dificuldades de concentração.
O inquérito contou com a participação de 1.098 consumidores em Portugal.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.