Oito recintos desportivos de Viana do Castelo acolhem, entre os dias 17 e 28 de abril, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento irá contar com a presença de perto de 1.500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários, em competições de entrada gratuita.
As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários vão reunir 70 equipas, proporcionar 138 jogos e 164 horas de competição distribuídas por oito recintos desportivos ao longo de 12 dias.
O sorteio da competição aconteceu esta terça-feira no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, da Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, e do Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Ricardo Nora.
No arranque da cerimónia, Ana Paula Vale referiu que “estamos perante a contagem decrescente para uma grande festa para o desporto universitário que são as Finais da FADU”. “O desporto universitário é muito importante porque concilia dimensão académica e dimensão desportiva, o que requer dos estudantes grande empenho, dedicação e rigor”, vaticinou.
O Vice-Presidente da autarquia, Manuel Vitorino, indicou que “o desporto tem um conjunto de fatores protetores relativos ao estilo de vida dos mais jovens e Viana do Castelo é uma cidade que se compagina com o estilo olímpico”.
“A prática desportiva universitária é um exemplo do que o desporto pode fazer pelos nossos jovens, potenciado o potencial humano de cada um”, declarou.
Já o Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário considerou que este será “um espetáculo” com “um sabor especial”. “É um evento importante onde aplicamos o nosso valor da descentralização. Este ano, encontramos o nosso Norte em Viana do Castelo”, disse Ricardo Nora.
Ao longo de quase duas semanas, perto de um milhar e meio de estudantes-atletas, oriundos das mais diversas instituições de ensino superior do país vão estar presentes em Viana do Castelo, conferindo um dinamismo particular à cidade que, este ano, é Capital Europeia do Desporto.
Divididas em oito recintos – Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca –, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários servirão para apurar as melhores equipas universitárias em andebol, basquetebol, futsal e voleibol (masculino e feminino) e futebol (masculino). Ao todo, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.
Com uma presença assídua de mais de 20 anos em competições de desporto universitário, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo assume, mais uma vez, um papel central na promoção do desporto e da atividade física entre a comunidade académica.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.