Oito recintos desportivos de Viana do Castelo acolhem, entre os dias 17 e 28 de abril, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento irá contar com a presença de perto de 1.500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários, em competições de entrada gratuita.
As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários vão reunir 70 equipas, proporcionar 138 jogos e 164 horas de competição distribuídas por oito recintos desportivos ao longo de 12 dias.
O sorteio da competição aconteceu esta terça-feira no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, da Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, e do Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Ricardo Nora.
No arranque da cerimónia, Ana Paula Vale referiu que “estamos perante a contagem decrescente para uma grande festa para o desporto universitário que são as Finais da FADU”. “O desporto universitário é muito importante porque concilia dimensão académica e dimensão desportiva, o que requer dos estudantes grande empenho, dedicação e rigor”, vaticinou.
O Vice-Presidente da autarquia, Manuel Vitorino, indicou que “o desporto tem um conjunto de fatores protetores relativos ao estilo de vida dos mais jovens e Viana do Castelo é uma cidade que se compagina com o estilo olímpico”.
“A prática desportiva universitária é um exemplo do que o desporto pode fazer pelos nossos jovens, potenciado o potencial humano de cada um”, declarou.
Já o Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário considerou que este será “um espetáculo” com “um sabor especial”. “É um evento importante onde aplicamos o nosso valor da descentralização. Este ano, encontramos o nosso Norte em Viana do Castelo”, disse Ricardo Nora.
Ao longo de quase duas semanas, perto de um milhar e meio de estudantes-atletas, oriundos das mais diversas instituições de ensino superior do país vão estar presentes em Viana do Castelo, conferindo um dinamismo particular à cidade que, este ano, é Capital Europeia do Desporto.
Divididas em oito recintos – Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca –, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários servirão para apurar as melhores equipas universitárias em andebol, basquetebol, futsal e voleibol (masculino e feminino) e futebol (masculino). Ao todo, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.
Com uma presença assídua de mais de 20 anos em competições de desporto universitário, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo assume, mais uma vez, um papel central na promoção do desporto e da atividade física entre a comunidade académica.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.