Oito recintos desportivos de Viana do Castelo acolhem, entre os dias 17 e 28 de abril, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento irá contar com a presença de perto de 1.500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários, em competições de entrada gratuita.
As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários vão reunir 70 equipas, proporcionar 138 jogos e 164 horas de competição distribuídas por oito recintos desportivos ao longo de 12 dias.
O sorteio da competição aconteceu esta terça-feira no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, da Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, e do Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Ricardo Nora.
No arranque da cerimónia, Ana Paula Vale referiu que “estamos perante a contagem decrescente para uma grande festa para o desporto universitário que são as Finais da FADU”. “O desporto universitário é muito importante porque concilia dimensão académica e dimensão desportiva, o que requer dos estudantes grande empenho, dedicação e rigor”, vaticinou.
O Vice-Presidente da autarquia, Manuel Vitorino, indicou que “o desporto tem um conjunto de fatores protetores relativos ao estilo de vida dos mais jovens e Viana do Castelo é uma cidade que se compagina com o estilo olímpico”.
“A prática desportiva universitária é um exemplo do que o desporto pode fazer pelos nossos jovens, potenciado o potencial humano de cada um”, declarou.
Já o Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário considerou que este será “um espetáculo” com “um sabor especial”. “É um evento importante onde aplicamos o nosso valor da descentralização. Este ano, encontramos o nosso Norte em Viana do Castelo”, disse Ricardo Nora.
Ao longo de quase duas semanas, perto de um milhar e meio de estudantes-atletas, oriundos das mais diversas instituições de ensino superior do país vão estar presentes em Viana do Castelo, conferindo um dinamismo particular à cidade que, este ano, é Capital Europeia do Desporto.
Divididas em oito recintos – Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca –, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários servirão para apurar as melhores equipas universitárias em andebol, basquetebol, futsal e voleibol (masculino e feminino) e futebol (masculino). Ao todo, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.
Com uma presença assídua de mais de 20 anos em competições de desporto universitário, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo assume, mais uma vez, um papel central na promoção do desporto e da atividade física entre a comunidade académica.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.