Oito recintos desportivos de Viana do Castelo acolhem, entre os dias 17 e 28 de abril, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento irá contar com a presença de perto de 1.500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários, em competições de entrada gratuita.
As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários vão reunir 70 equipas, proporcionar 138 jogos e 164 horas de competição distribuídas por oito recintos desportivos ao longo de 12 dias.
O sorteio da competição aconteceu esta terça-feira no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, da Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, e do Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Ricardo Nora.
No arranque da cerimónia, Ana Paula Vale referiu que “estamos perante a contagem decrescente para uma grande festa para o desporto universitário que são as Finais da FADU”. “O desporto universitário é muito importante porque concilia dimensão académica e dimensão desportiva, o que requer dos estudantes grande empenho, dedicação e rigor”, vaticinou.
O Vice-Presidente da autarquia, Manuel Vitorino, indicou que “o desporto tem um conjunto de fatores protetores relativos ao estilo de vida dos mais jovens e Viana do Castelo é uma cidade que se compagina com o estilo olímpico”.
“A prática desportiva universitária é um exemplo do que o desporto pode fazer pelos nossos jovens, potenciado o potencial humano de cada um”, declarou.
Já o Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário considerou que este será “um espetáculo” com “um sabor especial”. “É um evento importante onde aplicamos o nosso valor da descentralização. Este ano, encontramos o nosso Norte em Viana do Castelo”, disse Ricardo Nora.
Ao longo de quase duas semanas, perto de um milhar e meio de estudantes-atletas, oriundos das mais diversas instituições de ensino superior do país vão estar presentes em Viana do Castelo, conferindo um dinamismo particular à cidade que, este ano, é Capital Europeia do Desporto.
Divididas em oito recintos – Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca –, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários servirão para apurar as melhores equipas universitárias em andebol, basquetebol, futsal e voleibol (masculino e feminino) e futebol (masculino). Ao todo, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.
Com uma presença assídua de mais de 20 anos em competições de desporto universitário, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo assume, mais uma vez, um papel central na promoção do desporto e da atividade física entre a comunidade académica.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.