Logo
Desporto

Campeonatos Nacionais Universitários pretendem ser o “motor” para a prática desportiva

5 Abril, 2023 | 15:30
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Os primeiros confrontos das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, estão decididos e contou com a presença de representantes das 70 equipas, marcando a “contagem decrescente para a festa maior do desporto universitário” e o desejo para que este evento seja o “motor" para a prática desportiva.

A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, elogiou, também, o sacrifício dos estudantes-atletas, que conciliam os estudos com o desporto. Dirigindo-se diretamente aos estudantes-atletas do IPVC, Ana Paula Vale desejou que os números continuassem a aumentar na instituição.

Na sessão de abertura da cerimónia, a vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, ressalvou o facto de o sorteio ser o momento que marca a “contagem decrescente para a festa maior do desporto universitário”, que “concilia duas dimensões muito importantes: a desportiva com a académica”. Elogiando, também, o “sacrifício” dos estudantes-atletas, que aliam estudo e desporto, Ana Paula Vale não esqueceu os estudantes que compõem as equipas desportivas do Politécnico de Viana do Castelo: “O IPVC tem muito orgulho na missão dos seus representantes no desporto universitário e, por isso, gostaríamos muito de alargar o número de representantes neste domínio”.

Enquanto representante maior do IPVC no evento, Ana Paula Vale recordou a importância do desporto universitário para as Instituições de Ensino Superior, recordando que cabe a estas a missão de “proporcionarem aos estudantes o ambiente necessário para o seu desenvolvimento no contexto desportivo”, facultando-lhes também “ferramentas importantes para enfrentar o mercado de trabalho”.

Ana Paula Vale, desejou que este evento que irá decorrer em Viana do Castelo, organizado pelo IPVC, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, “fosse também motor para atrair mais jovens para a prática desportiva e para o desporto universitário”. Assumindo que desporto universitário assume um papel fundamental ao servir de ponte entre os estudantes nacionais e os internacionais: “A comunidade universitária é cada vez mais internacional, no IPVC já representa 7% dos nossos estudantes, e o desporto vence barreiras de raça, cor, religião ou língua, facilitando a integração”.

Manuel Vitorino, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, recorreu ao lema Olímpico “Citius, Altius, Fortius” e aplicou-o às fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários: “Viana do Castelo é uma cidade que se compagina com
esse ideário Olímpico. É uma cidade com um território paisagístico de beleza ímpar, mas também um território de pessoas acolhedoras que este ano tem a singularidade de ser a Cidade Europeia do Desporto e a prática desportiva universitária é o exemplo daquilo que o desporto pode fazer para a formação integral dos jovens”.

Já o diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias recordou o programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), desenvolvido no âmbito do Desporto Escolar, também possa ser alargado ao ensino superior.

Para terminar, o presidente da FADU, Ricardo Nora, é um evento importante na descentralização do desporto universitário. “Todas as condições nos foram dadas e estão reunidas para que os cerca de 1.500 participantes, das cinco modalidades, andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol, possam viver em pleno o desporto universitário. Se na época passada os nossos estudantes-atletas alcançaram aquele que foi o melhor resultado desportivo da história da FADU, acredito que aqui começamos a definir aqueles que serão os nossos embaixadores a nível internacional para este ano e a trabalhar para superar aqueles que foram os feitos alcançados no passado. Este evento é também um meio para o apuramento de competições além-fronteiras como os campeonatos europeus universitários”, concluiu.

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários irão contar com cerca de 1.500 participantes, 70 equipas, 138 jogos e 164 horas de competição distribuídas por oito recintos desportivos: Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca. No final dos 12 dias de competições, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe 45 mil euros na pavimentação de ruas em São Romão de Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPVC conquista melhor posição de sempre no ranking mundial de sustentabilidade

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.

Regional 9 Dezembro, 2025

Dois detidos em Viana do Castelo por conduzir alcoolizados

Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.