Logo
Desporto

Campeonatos Nacionais Universitários pretendem ser o “motor” para a prática desportiva

5 Abril, 2023 | 15:30
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Os primeiros confrontos das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, estão decididos e contou com a presença de representantes das 70 equipas, marcando a “contagem decrescente para a festa maior do desporto universitário” e o desejo para que este evento seja o “motor" para a prática desportiva.

A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, elogiou, também, o sacrifício dos estudantes-atletas, que conciliam os estudos com o desporto. Dirigindo-se diretamente aos estudantes-atletas do IPVC, Ana Paula Vale desejou que os números continuassem a aumentar na instituição.

Na sessão de abertura da cerimónia, a vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, ressalvou o facto de o sorteio ser o momento que marca a “contagem decrescente para a festa maior do desporto universitário”, que “concilia duas dimensões muito importantes: a desportiva com a académica”. Elogiando, também, o “sacrifício” dos estudantes-atletas, que aliam estudo e desporto, Ana Paula Vale não esqueceu os estudantes que compõem as equipas desportivas do Politécnico de Viana do Castelo: “O IPVC tem muito orgulho na missão dos seus representantes no desporto universitário e, por isso, gostaríamos muito de alargar o número de representantes neste domínio”.

Enquanto representante maior do IPVC no evento, Ana Paula Vale recordou a importância do desporto universitário para as Instituições de Ensino Superior, recordando que cabe a estas a missão de “proporcionarem aos estudantes o ambiente necessário para o seu desenvolvimento no contexto desportivo”, facultando-lhes também “ferramentas importantes para enfrentar o mercado de trabalho”.

Ana Paula Vale, desejou que este evento que irá decorrer em Viana do Castelo, organizado pelo IPVC, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, “fosse também motor para atrair mais jovens para a prática desportiva e para o desporto universitário”. Assumindo que desporto universitário assume um papel fundamental ao servir de ponte entre os estudantes nacionais e os internacionais: “A comunidade universitária é cada vez mais internacional, no IPVC já representa 7% dos nossos estudantes, e o desporto vence barreiras de raça, cor, religião ou língua, facilitando a integração”.

Manuel Vitorino, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, recorreu ao lema Olímpico “Citius, Altius, Fortius” e aplicou-o às fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários: “Viana do Castelo é uma cidade que se compagina com
esse ideário Olímpico. É uma cidade com um território paisagístico de beleza ímpar, mas também um território de pessoas acolhedoras que este ano tem a singularidade de ser a Cidade Europeia do Desporto e a prática desportiva universitária é o exemplo daquilo que o desporto pode fazer para a formação integral dos jovens”.

Já o diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias recordou o programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), desenvolvido no âmbito do Desporto Escolar, também possa ser alargado ao ensino superior.

Para terminar, o presidente da FADU, Ricardo Nora, é um evento importante na descentralização do desporto universitário. “Todas as condições nos foram dadas e estão reunidas para que os cerca de 1.500 participantes, das cinco modalidades, andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol, possam viver em pleno o desporto universitário. Se na época passada os nossos estudantes-atletas alcançaram aquele que foi o melhor resultado desportivo da história da FADU, acredito que aqui começamos a definir aqueles que serão os nossos embaixadores a nível internacional para este ano e a trabalhar para superar aqueles que foram os feitos alcançados no passado. Este evento é também um meio para o apuramento de competições além-fronteiras como os campeonatos europeus universitários”, concluiu.

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários irão contar com cerca de 1.500 participantes, 70 equipas, 138 jogos e 164 horas de competição distribuídas por oito recintos desportivos: Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca. No final dos 12 dias de competições, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Dezembro, 2025

Távora goleia e reforça liderança da 2.ª Divisão Distrital da AFVC

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.

Desporto 8 Dezembro, 2025

Iúri Leitão vence Madison nos 6 Dias de Roterdão em parceria com Yoeri Havik

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.

Regional 8 Dezembro, 2025

Valença promove retiro micológico “Entre Fungos e Monges” na Quinta do Mosteiro de Sanfins

A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.

Regional 8 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com oito apartamentos de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.

Internacional 8 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana participa em workshop europeu sobre graus conjuntos

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.

Regional 8 Dezembro, 2025

Construção do novo Mercado de Viana do Castelo terá acompanhamento arqueológico

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.

Nacional 8 Dezembro, 2025

Viana do Castelo e todo o país parados na greve geral de quinta-feira

Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.