Logo
Desporto

Campeonatos Nacionais Universitários pretendem ser o “motor” para a prática desportiva

5 Abril, 2023 | 15:30
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Os primeiros confrontos das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, estão decididos e contou com a presença de representantes das 70 equipas, marcando a “contagem decrescente para a festa maior do desporto universitário” e o desejo para que este evento seja o “motor" para a prática desportiva.

A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, elogiou, também, o sacrifício dos estudantes-atletas, que conciliam os estudos com o desporto. Dirigindo-se diretamente aos estudantes-atletas do IPVC, Ana Paula Vale desejou que os números continuassem a aumentar na instituição.

Na sessão de abertura da cerimónia, a vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, ressalvou o facto de o sorteio ser o momento que marca a “contagem decrescente para a festa maior do desporto universitário”, que “concilia duas dimensões muito importantes: a desportiva com a académica”. Elogiando, também, o “sacrifício” dos estudantes-atletas, que aliam estudo e desporto, Ana Paula Vale não esqueceu os estudantes que compõem as equipas desportivas do Politécnico de Viana do Castelo: “O IPVC tem muito orgulho na missão dos seus representantes no desporto universitário e, por isso, gostaríamos muito de alargar o número de representantes neste domínio”.

Enquanto representante maior do IPVC no evento, Ana Paula Vale recordou a importância do desporto universitário para as Instituições de Ensino Superior, recordando que cabe a estas a missão de “proporcionarem aos estudantes o ambiente necessário para o seu desenvolvimento no contexto desportivo”, facultando-lhes também “ferramentas importantes para enfrentar o mercado de trabalho”.

Ana Paula Vale, desejou que este evento que irá decorrer em Viana do Castelo, organizado pelo IPVC, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, “fosse também motor para atrair mais jovens para a prática desportiva e para o desporto universitário”. Assumindo que desporto universitário assume um papel fundamental ao servir de ponte entre os estudantes nacionais e os internacionais: “A comunidade universitária é cada vez mais internacional, no IPVC já representa 7% dos nossos estudantes, e o desporto vence barreiras de raça, cor, religião ou língua, facilitando a integração”.

Manuel Vitorino, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, recorreu ao lema Olímpico “Citius, Altius, Fortius” e aplicou-o às fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários: “Viana do Castelo é uma cidade que se compagina com
esse ideário Olímpico. É uma cidade com um território paisagístico de beleza ímpar, mas também um território de pessoas acolhedoras que este ano tem a singularidade de ser a Cidade Europeia do Desporto e a prática desportiva universitária é o exemplo daquilo que o desporto pode fazer para a formação integral dos jovens”.

Já o diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias recordou o programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), desenvolvido no âmbito do Desporto Escolar, também possa ser alargado ao ensino superior.

Para terminar, o presidente da FADU, Ricardo Nora, é um evento importante na descentralização do desporto universitário. “Todas as condições nos foram dadas e estão reunidas para que os cerca de 1.500 participantes, das cinco modalidades, andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol, possam viver em pleno o desporto universitário. Se na época passada os nossos estudantes-atletas alcançaram aquele que foi o melhor resultado desportivo da história da FADU, acredito que aqui começamos a definir aqueles que serão os nossos embaixadores a nível internacional para este ano e a trabalhar para superar aqueles que foram os feitos alcançados no passado. Este evento é também um meio para o apuramento de competições além-fronteiras como os campeonatos europeus universitários”, concluiu.

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários irão contar com cerca de 1.500 participantes, 70 equipas, 138 jogos e 164 horas de competição distribuídas por oito recintos desportivos: Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca. No final dos 12 dias de competições, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 1 Dezembro, 2025

Juventude de Viana celebra 49.º aniversário em clima de confiança e liderança

A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.

Regional 1 Dezembro, 2025

Ponte da Barca acolhe sessão sobre saúde mental e autoconhecimento

A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.

Nacional 1 Dezembro, 2025

Ponte de Lima representada nos Prémios Património Ibérico 2025 em Sintra

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.

Regional 1 Dezembro, 2025

Empreendimento de agroturismo em Mujães promete experiências agrícolas autênticas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.

Regional 1 Dezembro, 2025

“Viana é Natal” destaca criatividade das montras e incentiva compras no comércio local

O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.

Regional 1 Dezembro, 2025

CP convida a uma viagem encantada no Comboio Histórico do Vouga

Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.