Viana do Castelo recebe, nas próximas semanas, dois campeonatos do mundo de vela que vão trazer à cidade cerca de 800 atletas de 52 países de cinco continentes. O concelho vianense estará representado com um atleta do Clube de Vela de Viana do Castelo.
Assim, de 22 a 30 de junho, o Campeonato do Mundo ILCA4 Youth World Championships vai contar com cerca de 430 atletas, entre 280 masculinos e 150 femininos, acompanhados por cerca de 150 treinadores. O campeonato integra as classes ILCA 4 Masculino e ILCA 4 Feminino, classes de formação que se assumem como o primeiro passo para os atletas que pretendem ser atletas olímpicos.
Depois, de 1 a 8 de julho, o Campeonato do Mundo ILCA U21 World Championships integra as classes olímpicas ILCA 6 Feminino e ILCA 7 Masculino, sendo que a prova selecionará atletas para os olímpicos de 2028. Neste campeonato vão participar cerca de 240 atletas, entre 160 masculinos e 80 femininos acompanhados por cerca de 100 treinadores.
O Clube de Vela de Viana do Castelo e o Capable Planet Clube Náutico são as entidades organizadoras, contando com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de diversos parceiros.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse que a realização de um campeonato internacional na cidade foi um desafio lançado pelo clube há dois anos e que estas duas provas “mostram o investimento da cidade nas náuticas”. “Estas duas provas terão um impacto muito grande na cidade, para que Viana do Castelo vibre com a vela ao longo de duas semanas”, realçou, destacando a nova rampa do Centro de Vela, que era “um anseio” do clube e que permite maiores condições de segurança no acesso dos velejadores ao mar.

Mário Quina, Presidente da Federação Portuguesa de Vela (FPV), disse acreditar que estes eventos “serão um sucesso” até porque Viana do Castelo “tem tradição de longa data na organização de eventos de referência”, indicando que os velejadores “terão todas as condições necessárias” na cidade vianense.
António Cruz, do Clube de Vela, referiu que “estes eventos são a forma de devolver à cidade e ao Município de Viana do Castelo tudo aquilo que recebemos” já que estes eventos “trazem largas centenas de atletas, vão garantir milhares de dormidas, dinamizar a restauração e a economia local”.
Já o capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz, comandante da Capitania de Viana, explicou que a Capitania “vai assegurar a segurança da prova, para que tudo decorra dentro da normalidade e sem qualquer incidente”.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.