Viana do Castelo recebe, nas próximas semanas, dois campeonatos do mundo de vela que vão trazer à cidade cerca de 800 atletas de 52 países de cinco continentes. O concelho vianense estará representado com um atleta do Clube de Vela de Viana do Castelo.
Assim, de 22 a 30 de junho, o Campeonato do Mundo ILCA4 Youth World Championships vai contar com cerca de 430 atletas, entre 280 masculinos e 150 femininos, acompanhados por cerca de 150 treinadores. O campeonato integra as classes ILCA 4 Masculino e ILCA 4 Feminino, classes de formação que se assumem como o primeiro passo para os atletas que pretendem ser atletas olímpicos.
Depois, de 1 a 8 de julho, o Campeonato do Mundo ILCA U21 World Championships integra as classes olímpicas ILCA 6 Feminino e ILCA 7 Masculino, sendo que a prova selecionará atletas para os olímpicos de 2028. Neste campeonato vão participar cerca de 240 atletas, entre 160 masculinos e 80 femininos acompanhados por cerca de 100 treinadores.
O Clube de Vela de Viana do Castelo e o Capable Planet Clube Náutico são as entidades organizadoras, contando com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de diversos parceiros.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse que a realização de um campeonato internacional na cidade foi um desafio lançado pelo clube há dois anos e que estas duas provas “mostram o investimento da cidade nas náuticas”. “Estas duas provas terão um impacto muito grande na cidade, para que Viana do Castelo vibre com a vela ao longo de duas semanas”, realçou, destacando a nova rampa do Centro de Vela, que era “um anseio” do clube e que permite maiores condições de segurança no acesso dos velejadores ao mar.

Mário Quina, Presidente da Federação Portuguesa de Vela (FPV), disse acreditar que estes eventos “serão um sucesso” até porque Viana do Castelo “tem tradição de longa data na organização de eventos de referência”, indicando que os velejadores “terão todas as condições necessárias” na cidade vianense.
António Cruz, do Clube de Vela, referiu que “estes eventos são a forma de devolver à cidade e ao Município de Viana do Castelo tudo aquilo que recebemos” já que estes eventos “trazem largas centenas de atletas, vão garantir milhares de dormidas, dinamizar a restauração e a economia local”.
Já o capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz, comandante da Capitania de Viana, explicou que a Capitania “vai assegurar a segurança da prova, para que tudo decorra dentro da normalidade e sem qualquer incidente”.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.