Viana do Castelo recebe, nas próximas semanas, dois campeonatos do mundo de vela que vão trazer à cidade cerca de 800 atletas de 52 países de cinco continentes. O concelho vianense estará representado com um atleta do Clube de Vela de Viana do Castelo.
Assim, de 22 a 30 de junho, o Campeonato do Mundo ILCA4 Youth World Championships vai contar com cerca de 430 atletas, entre 280 masculinos e 150 femininos, acompanhados por cerca de 150 treinadores. O campeonato integra as classes ILCA 4 Masculino e ILCA 4 Feminino, classes de formação que se assumem como o primeiro passo para os atletas que pretendem ser atletas olímpicos.
Depois, de 1 a 8 de julho, o Campeonato do Mundo ILCA U21 World Championships integra as classes olímpicas ILCA 6 Feminino e ILCA 7 Masculino, sendo que a prova selecionará atletas para os olímpicos de 2028. Neste campeonato vão participar cerca de 240 atletas, entre 160 masculinos e 80 femininos acompanhados por cerca de 100 treinadores.
O Clube de Vela de Viana do Castelo e o Capable Planet Clube Náutico são as entidades organizadoras, contando com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de diversos parceiros.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse que a realização de um campeonato internacional na cidade foi um desafio lançado pelo clube há dois anos e que estas duas provas “mostram o investimento da cidade nas náuticas”. “Estas duas provas terão um impacto muito grande na cidade, para que Viana do Castelo vibre com a vela ao longo de duas semanas”, realçou, destacando a nova rampa do Centro de Vela, que era “um anseio” do clube e que permite maiores condições de segurança no acesso dos velejadores ao mar.

Mário Quina, Presidente da Federação Portuguesa de Vela (FPV), disse acreditar que estes eventos “serão um sucesso” até porque Viana do Castelo “tem tradição de longa data na organização de eventos de referência”, indicando que os velejadores “terão todas as condições necessárias” na cidade vianense.
António Cruz, do Clube de Vela, referiu que “estes eventos são a forma de devolver à cidade e ao Município de Viana do Castelo tudo aquilo que recebemos” já que estes eventos “trazem largas centenas de atletas, vão garantir milhares de dormidas, dinamizar a restauração e a economia local”.
Já o capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz, comandante da Capitania de Viana, explicou que a Capitania “vai assegurar a segurança da prova, para que tudo decorra dentro da normalidade e sem qualquer incidente”.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.