Viana do Castelo recebe, nas próximas semanas, dois campeonatos do mundo de vela que vão trazer à cidade cerca de 800 atletas de 52 países de cinco continentes. O concelho vianense estará representado com um atleta do Clube de Vela de Viana do Castelo.
Assim, de 22 a 30 de junho, o Campeonato do Mundo ILCA4 Youth World Championships vai contar com cerca de 430 atletas, entre 280 masculinos e 150 femininos, acompanhados por cerca de 150 treinadores. O campeonato integra as classes ILCA 4 Masculino e ILCA 4 Feminino, classes de formação que se assumem como o primeiro passo para os atletas que pretendem ser atletas olímpicos.
Depois, de 1 a 8 de julho, o Campeonato do Mundo ILCA U21 World Championships integra as classes olímpicas ILCA 6 Feminino e ILCA 7 Masculino, sendo que a prova selecionará atletas para os olímpicos de 2028. Neste campeonato vão participar cerca de 240 atletas, entre 160 masculinos e 80 femininos acompanhados por cerca de 100 treinadores.
O Clube de Vela de Viana do Castelo e o Capable Planet Clube Náutico são as entidades organizadoras, contando com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de diversos parceiros.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse que a realização de um campeonato internacional na cidade foi um desafio lançado pelo clube há dois anos e que estas duas provas “mostram o investimento da cidade nas náuticas”. “Estas duas provas terão um impacto muito grande na cidade, para que Viana do Castelo vibre com a vela ao longo de duas semanas”, realçou, destacando a nova rampa do Centro de Vela, que era “um anseio” do clube e que permite maiores condições de segurança no acesso dos velejadores ao mar.

Mário Quina, Presidente da Federação Portuguesa de Vela (FPV), disse acreditar que estes eventos “serão um sucesso” até porque Viana do Castelo “tem tradição de longa data na organização de eventos de referência”, indicando que os velejadores “terão todas as condições necessárias” na cidade vianense.
António Cruz, do Clube de Vela, referiu que “estes eventos são a forma de devolver à cidade e ao Município de Viana do Castelo tudo aquilo que recebemos” já que estes eventos “trazem largas centenas de atletas, vão garantir milhares de dormidas, dinamizar a restauração e a economia local”.
Já o capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz, comandante da Capitania de Viana, explicou que a Capitania “vai assegurar a segurança da prova, para que tudo decorra dentro da normalidade e sem qualquer incidente”.
Viana do Castelo será uma das primeiras cidades portuguesas a dar início à época natalícia de 2025. A capital do Alto Minho acende as luzes de Natal no sábado, 8 de novembro, antecipando-se, mais uma vez, a Vigo, cidade galega conhecida pela grandiosidade da sua iluminação e que deverá inaugurar o seu espetáculo luminoso apenas no fim de semana de 15 e 16 de novembro.
A banda Dubaquito, composta por jovens músicos de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, conquistou o primeiro lugar na 11.ª edição do concurso de bandas de garagem “Sounds Out”, iniciativa promovida pela Escola de Música de Perre.
A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo promove, no próximo 31 de outubro, a sua tradicional Festa de Halloween, uma iniciativa que alia diversão e solidariedade.
O canoísta limiano Fernando Pimenta foi recentemente distinguido com o Prémio Prestígio Fundação do Desporto, durante a sexta edição dos Prémios Empresariais do Desporto, que decorreram na Estufa Fria, em Lisboa.
Os crimes contra pessoas com 65 ou mais anos aumentaram 26,4% entre 2020 e 2024, segundo dados da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ). No último ano, foram registados 42.313 crimes contra idosos — uma ligeira descida face a 2023 (43.640), mas ainda muito acima dos 33.469 casos contabilizados em 2020.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) iniciou uma campanha interna de contacto e oferta de emprego para jovens inscritos sem subsídio de desemprego. A medida foi confirmada pelo secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, durante a discussão do Orçamento do Estado para 2026 na Assembleia da República.
A Juventude Viana continua a atravessar um momento de forma notável no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A formação orientada por André Torres somou, este sábado, a quarta vitória consecutiva, ao triunfar (3-4) frente ao Académico de Cambra, em partida disputada no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra.