Viana do Castelo recebe, nas próximas semanas, dois campeonatos do mundo de vela que vão trazer à cidade cerca de 800 atletas de 52 países de cinco continentes. O concelho vianense estará representado com um atleta do Clube de Vela de Viana do Castelo.
Assim, de 22 a 30 de junho, o Campeonato do Mundo ILCA4 Youth World Championships vai contar com cerca de 430 atletas, entre 280 masculinos e 150 femininos, acompanhados por cerca de 150 treinadores. O campeonato integra as classes ILCA 4 Masculino e ILCA 4 Feminino, classes de formação que se assumem como o primeiro passo para os atletas que pretendem ser atletas olímpicos.
Depois, de 1 a 8 de julho, o Campeonato do Mundo ILCA U21 World Championships integra as classes olímpicas ILCA 6 Feminino e ILCA 7 Masculino, sendo que a prova selecionará atletas para os olímpicos de 2028. Neste campeonato vão participar cerca de 240 atletas, entre 160 masculinos e 80 femininos acompanhados por cerca de 100 treinadores.
O Clube de Vela de Viana do Castelo e o Capable Planet Clube Náutico são as entidades organizadoras, contando com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de diversos parceiros.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse que a realização de um campeonato internacional na cidade foi um desafio lançado pelo clube há dois anos e que estas duas provas “mostram o investimento da cidade nas náuticas”. “Estas duas provas terão um impacto muito grande na cidade, para que Viana do Castelo vibre com a vela ao longo de duas semanas”, realçou, destacando a nova rampa do Centro de Vela, que era “um anseio” do clube e que permite maiores condições de segurança no acesso dos velejadores ao mar.

Mário Quina, Presidente da Federação Portuguesa de Vela (FPV), disse acreditar que estes eventos “serão um sucesso” até porque Viana do Castelo “tem tradição de longa data na organização de eventos de referência”, indicando que os velejadores “terão todas as condições necessárias” na cidade vianense.
António Cruz, do Clube de Vela, referiu que “estes eventos são a forma de devolver à cidade e ao Município de Viana do Castelo tudo aquilo que recebemos” já que estes eventos “trazem largas centenas de atletas, vão garantir milhares de dormidas, dinamizar a restauração e a economia local”.
Já o capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz, comandante da Capitania de Viana, explicou que a Capitania “vai assegurar a segurança da prova, para que tudo decorra dentro da normalidade e sem qualquer incidente”.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.