Em 2025 o Campeonato da Europa de BTT Cross Country Olímpico (XCO) será disputado em Melgaço, na sequência da aprovação pela UEC - European Cycling Union da candidatura apresentada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho e Câmara Municipal de Melgaço.
Na análise das candidaturas de diversos países ao Europeu de 2025, a UEC considerou o histórico de Melgaço na organização de competições nacionais e internacionais de BTT, as valências do Centro de Estágios de Melgaço – onde está integrada a pista permanente de BTT XCO – e, entre outros fatores, a cultura multidesportiva melgacense.
Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal, já foi palco de várias Campeonatos Nacionais de Ciclismo (Estrada, Ciclocrosse, XCO e XCM), provas da Taça de Portugal e dos Campeonatos do Minho, Clássica de Melgaço em ciclismo de estrada, Grande Prémio do Minho e, nos últimos anos, a competição anual de Cross Country Olímpico passou a integrar o calendário internacional da UCI.
A candidatura à organização do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico de 2025 foi formalmente apresentada a 22 de novembro de 2021, aquando do vigésimo aniversário do Centro de Estágios de Melgaço.
Na cerimónia, o então Ministro da Educação e titular da pasta do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, enalteceu “a boa sintonia” entre a FPC, a Associação de Ciclismo do Minho e o município de Melgaço e garantiu o apoio do Governo à candidatura: “Contem com o Governo, estou convencido que temos todas as condições e que, com a nossa ajuda e influência, podemos trabalhar para que a candidatura seja bem-sucedida”.
No passado dia 12 de julho, Enrico Della Casa, Presidente da UEC, liderou a comitiva da entidade europeia que – acompanhada por representantes da Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport – realizou uma visita técnica ao Centro de Estágios de Melgaço.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.