Até à próxima segunda-feira, 22 de janeiro, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ASNR), a PSP e a GNR têm em ativo nas estradas portuguesas a campanha "Viajar sem pressa". Esta é a primeira das 12 campanhas de sensibilização e fiscalização planeadas para 2024.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2024, segundo uma nota no portal do Governo, a campanha tem como objetivo “alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade (…) O principal responsável por mais de 60% das infrações registadas e a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais”.
A ASNR realizará, nesse sentido, ações de sensibilização em território continental, e os serviços das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira nos respetivos territórios. “A PSP e a GNR estarão responsáveis pelas operações de fiscalização com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário”, lê-se.
Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.
Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.