A campanha de segurança rodoviária 'Taxa Zero ao Volante', que decorreu entre 20 e 26 de agosto, terminou com oito mortos nas estradas nacionais, resultado de mais de 2.200 acidentes, que provocaram também 39 feridos graves.
O balanço divulgado, numa ação conjunta entre a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), dá conta de que nesses seis dias registaram-se 2.232 acidentes, dos quais resultaram oito mortos, 39 feridos graves e 680 feridos leves.
“Relativamente ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos 529 acidentes, mais uma vítima mortal, menos 22 feridos graves e menos 277 feridos leves”, lê-se no comunicado conjunto, que recorda que esta foi uma campanha que teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool.
As autoridades dão conta de que as vítimas mortais são quatro homens e quatro mulheres, com idades entre os 21 e os 54 anos, que morreram em acidentes que aconteceram nos distritos de Aveiro (1), Beja (3), Braga (1), Faro (1), Porto (1) e Viana do Castelo (1).
Nos seis dias da campanha, as autoridades fiscalizaram presencialmente 52,5 mil veículos e registaram 24,5 mil infrações, 979 das quais relativas a condução sob o efeito de álcool. No total, entre inspeções presenciais e radares, as autoridades fiscalizaram mais de 5,3 milhões de veículos.
Na campanha “Taxa Zero ao Volante” foram sensibilizados 284 condutores e passageiros, aos quais as autoridades policiais recordaram que o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l ou que o álcool diminui o campo visual, provocando a chamada visão em túnel.
“Esta perda de capacidades, bem como as alterações de comportamento que podem levar a estados de euforia e de desinibição, aumentam de forma muito significativa o risco de envolvimento em acidentes rodoviários”, sublinham.
As autoridades recordam que esta foi a oitava de 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas para 2024 e que até ao final do ano haverá mais quatro campanhas, uma por mês.
“Das oito campanhas que decorreram este ano, foram realizadas 34 ações, durante as quais mais de 4.900 pessoas foram sensibilizadas presencialmente. Quanto a ações de fiscalização, o número de condutores fiscalizados presencialmente foi aproximadamente de 403,0 mil e cerca de 33,1 milhões de veículos foram fiscalizados através de radares”, lê-se no comunicado.
Acrescentam que a “sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada”.
O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.
O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.
A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.