No âmbito do Dia Mundial da Coluna, que se assinala hoje, 16 de outubro, está a decorrer a campanha nacional “Olhe pelas suas Costas”, uma iniciativa que pretende aumentar a literacia em saúde da coluna e esclarecer a população sobre os mitos associados à cirurgia da coluna vertebral.
Em Portugal, cerca de um milhão de pessoas sofre de dor nas costas, uma das queixas de saúde mais comuns e a segunda principal causa de ida às urgências hospitalares. As dores podem surgir em diferentes zonas da coluna – lombar, cervical ou dorsal – sendo a lombalgia (dor lombar) a mais frequente.
O médico ortopedista Rui Duarte, coordenador da campanha, sublinha que a prevenção é essencial: “A prática regular de exercício físico, o controlo do peso e a luta contra o sedentarismo são cuidados fundamentais para preservar a saúde da coluna, reduzir as dores e, muitas vezes, evitar a cirurgia”, afirma o especialista.
Contudo, quando a cirurgia é necessária, Rui Duarte alerta para a importância de o doente estar bem informado e não se deixar guiar por ideias erradas: “Apesar dos avanços científicos e tecnológicos das últimas duas décadas, continua a existir a perceção de que a cirurgia da coluna representa um risco elevado para a mobilidade. Hoje é possível realizar intervenções minimamente invasivas, com tempos de recuperação muito mais curtos e um risco reduzido de complicações. Em muitos casos, os doentes têm alta hospitalar nas primeiras 24 horas.”
A campanha “Olhe pelas suas Costas” pretende promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o acesso a informação fidedigna sobre as doenças da coluna, incentivando a população a cuidar melhor da sua postura e a procurar aconselhamento médico quando surgem sinais de dor persistente.
Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site oficial:
👉 www.olhepelassuascostas.pt
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.