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Campanha nacional alerta para o impacto do sedentarismo na saúde cardiovascular

30 Maio, 2025 | 14:55
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Pedro Xavier
1 min. leitura

No âmbito da iniciativa "Maio, Mês do Coração", a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) acaba de lançar a sua campanha anual de consciencialização para a prevenção das doenças cardiovasculares. Este ano, o mote é "Faz-te à Vida", com o objetivo de alertar para o impacto do sedentarismo na saúde do coração.

Dirigida sobretudo à população portuguesa mais ativa no meio digital, a campanha pretende alertar para os perigos do sedentarismo e da utilização excessiva de dispositivos eletrónicos, apelando à adoção de estilos de vida mais saudáveis.

“A mensagem é simples”, afirma Manuel Carrageta, presidente da FPC. “A saúde do coração depende das escolhas que fazemos todos os dias. “Faz-te à Vida’ apela ao regresso ao movimento e à prática de atividade física, a uma alimentação equilibrada e ao convívio presencial, atitudes essenciais para proteger o coração. Queremos lembrar as pessoas de que a prevenção das doenças cardiovasculares depende, essencialmente, do estilo de vida, mais do que dos cuidados médicos”.

A campanha tem como base os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela FPC em abril. O inquérito revelou que quase metade dos portugueses não altera a prática de atividade física após o diagnóstico de hipertensão arterial ou colesterol elevado.

Entre os inquiridos diagnosticados com hipertensão arterial (48%), 70% afirmaram tomar medicação e 69% disseram ter mudado os hábitos alimentares. Contudo, apenas 53% referiram ter alterado a rotina de atividade diária, mantendo-se 47% nos mesmos níveis de sedentarismo.

No que respeita ao tema “Colesterol”, entre os inquiridos diagnosticados (35%), 51% iniciaram medicação e quase todos referiram cumprir o tratamento prescrito. Embora 68% tenham feito alterações alimentares, 47% não modificaram a prática de atividade física.

A campanha será difundida através dos canais de comunicação oficiais da Fundação, com mensagens que retratam perfis digitais comuns na sociedade e desafiam cada pessoa a levantar-se do sofá, desligar os ecrãs e retomar o controlo da sua própria saúde.

 

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