Foi com pompa e circunstância que a vila mais antiga de Portugal [Ponte de Lima] celebrou 899 anos. O marco foi assinalado esta segunda-feira, 4 de março, data que assinala a entrega do Foral pela Rainha D. Teresa a Ponte de Lima, no ano de 1125.
O dia começou na Torre da Cadeia Velha, com a exposição temporária intitulada “Caminhos – Vilas e Cidades do Caminho Português: Ponte de Lima”, promovida, como já é tradição, pela Asociación de Amigas e Amigos do Camiño Portugués a Santiago.
Seguiu-se a inauguração da Obra de Restauro da Capela de Santiago na Correlhã, a única capela dedicada ao Apóstolo que sobreviveu até aos dias de hoje no território que forma o concelho de Ponte de Lima. A obra de restauro desta capela foi integral, no âmbito do Projeto de Qualificação e Valorização do Caminho Português de Santiago, promovido pelo Município ao abrigo do Programa Norte2020.
A tradição deste Dia repetiu-se com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua da Rainha D. Teresa, com a aclamação às comemorações dos 900 anos em 2025.
A sessão solene realizou-se na Igreja Matriz, e contou com a presença do Executivo Municipal, do presidente da Assembleia Municipal, dos presidentes de Junta e demais convidados.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, e o subdiretor geral de Ação Exterior e de Cooperação Transfronteiriça da Galiza, Xosé Lago García, foram os convidados de honra desta cerimónia.
A celebração deste ano do Dia de Ponte de Lima teve como tema principal o Caminho Português de Santiago. Ao longo dos séculos, o caminho foi percorrido por milhares de peregrinos que passam por Ponte de Lima, sendo este um itinerário com notável florescimento na atualidade.
A anteceder a palestra “Ponte de Lima no Caminho Português de Santiago” apresentada pelo Historiador Joel Cleto, foi apresentado o filme O Caminho Português de Santiago. Este é o Caminho. Premiado no ano de 2023, na 11ª edição da Finisterra Arrábida Film Arte & Tourism Festival em Sesimbra, foi ainda considerado o Melhor Filme de Turismo Religioso no Festival Art e Tur, nas Caldas da Rainha e recentemente foi premiado num festival internacional de filmes no Japão.
Durante a sessão solene recordou-se a cerimónia do 32º Capitulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago, que se realizou este fim-de-semana no Auditório Municipal e no Museu dos Terceiros.
Tratou-se de um evento com grande impacto internacional, pois foi divulgado em dezenas de países nos vários continentes, onde a Ordem do Caminho de Santiago se faz representar, constituindo igualmente uma ocasião para a afirmação de Ponte de Lima e do seu território nas rotas jacobeias.
Neste Dia de Ponte de Lima “devemos sobretudo vincar a importância da história e das tradições para a coesão territorial” disse o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz.
No seu discurso, o autarca qualificou o 4 de Março, como um “dia fortemente identitário. (…) Um dia que deve ser singular para a nossa cultura e para a nossa história, um dia agregador, integrador para a nossa comunidade. Um dia singular para todos os limianos, possam ou não estar aqui, para todos os que aqui têm raízes, para todos os nossos emigrantes e seus descendentes, que se mantêm sempre ligados à Terra de origem, a quem nos ligam as memórias e os afetos”.
“Um dia singular também para todas as instituições, empresas e coletividades que aqui trabalham. Um dia singular para o forte movimento associativo que existe aqui e também nas comunidades portuguesas e limianas disseminadas pelos quatro cantos do mundo. Todos são embaixadores de Ponte de Lima”, reforçou o autarca.
Os momentos musicais da cerimónia estiveram a cargo do violinista João Silva, jovem limiano vencedor do prémio Andrea Parodi em Itália e recentemente premiado no Latin Grammy Award com o disco da Marina Tuset.
As cerimónias oficiais do Dia de Ponte de Lima incluíram ainda a homenagem ao Maestro Amílcar Morais, compositor do Hino a Ponte de Lima. Associando-se a este momento, a Banda de Música de Ponte de Lima encerrou as cerimónias interpretando o Hino a Ponte de Lima.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.