Várias entidades do Norte de Portugal e da Galiza esperam realizar, a partir do segundo semestre do ano, 12 expedições no Caminho de Santiago para promover a empregabilidade de 120 jovens.
O projeto transfronteiriço, denominado Pegadas, é suportado por fundos comunitários e propõe “utilizar o emblemático Caminho de Santiago como espaço de aprendizagem e desenvolvimento de competências para jovens em situação de vulnerabilidade”, revelou hoje, em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
As expedições no Caminho de Santiago vão integrar “sessões teóricas e práticas num formato híbrido”, combinando “a formação ‘e-learning’ com atividades presenciais em ‘outdoor learning’”, indicou a CIM.
A iniciativa dirige-se “a jovens entre os 18 e os 29 anos, especialmente aqueles que enfrentam desafios no acesso ao ensino e ao mercado de trabalho”.
O programa formativo destas expedições “estrutura-se em três pilares fundamentais: empreendedorismo, competências digitais e sustentabilidade”.
De acordo com a CIM, “os participantes recebem formação prévia ‘online’ sobre cada rota e, posteriormente, aplicarão os conhecimentos em atividades práticas durante o percurso do Caminho”.
A metodologia permite, assim, que os jovens desenvolvam “competências técnicas e transversais enquanto exploram a riqueza cultural do itinerário Jacobeu”.
No final, os participantes devem criar curtas-metragens que visam documentar a aprendizagem adquirida e dar “maior visibilidade ao potencial do Caminho de Santiago enquanto motor de desenvolvimento socioeconómico”.
“As primeiras expedições formativas estão previstas para o segundo trimestre de 2025”, disse a CIM.
A CIM Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Politécnico do Porto, a Universidade de Santiago de Compostela, a Femxa Formação SLU e o Cluster da Comunicação da Galiza são as entidades parceiras do projeto.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.