Várias entidades do Norte de Portugal e da Galiza esperam realizar, a partir do segundo semestre do ano, 12 expedições no Caminho de Santiago para promover a empregabilidade de 120 jovens.
O projeto transfronteiriço, denominado Pegadas, é suportado por fundos comunitários e propõe “utilizar o emblemático Caminho de Santiago como espaço de aprendizagem e desenvolvimento de competências para jovens em situação de vulnerabilidade”, revelou hoje, em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
As expedições no Caminho de Santiago vão integrar “sessões teóricas e práticas num formato híbrido”, combinando “a formação ‘e-learning’ com atividades presenciais em ‘outdoor learning’”, indicou a CIM.
A iniciativa dirige-se “a jovens entre os 18 e os 29 anos, especialmente aqueles que enfrentam desafios no acesso ao ensino e ao mercado de trabalho”.
O programa formativo destas expedições “estrutura-se em três pilares fundamentais: empreendedorismo, competências digitais e sustentabilidade”.
De acordo com a CIM, “os participantes recebem formação prévia ‘online’ sobre cada rota e, posteriormente, aplicarão os conhecimentos em atividades práticas durante o percurso do Caminho”.
A metodologia permite, assim, que os jovens desenvolvam “competências técnicas e transversais enquanto exploram a riqueza cultural do itinerário Jacobeu”.
No final, os participantes devem criar curtas-metragens que visam documentar a aprendizagem adquirida e dar “maior visibilidade ao potencial do Caminho de Santiago enquanto motor de desenvolvimento socioeconómico”.
“As primeiras expedições formativas estão previstas para o segundo trimestre de 2025”, disse a CIM.
A CIM Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Politécnico do Porto, a Universidade de Santiago de Compostela, a Femxa Formação SLU e o Cluster da Comunicação da Galiza são as entidades parceiras do projeto.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.