Várias entidades do Norte de Portugal e da Galiza esperam realizar, a partir do segundo semestre do ano, 12 expedições no Caminho de Santiago para promover a empregabilidade de 120 jovens.
O projeto transfronteiriço, denominado Pegadas, é suportado por fundos comunitários e propõe “utilizar o emblemático Caminho de Santiago como espaço de aprendizagem e desenvolvimento de competências para jovens em situação de vulnerabilidade”, revelou hoje, em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
As expedições no Caminho de Santiago vão integrar “sessões teóricas e práticas num formato híbrido”, combinando “a formação ‘e-learning’ com atividades presenciais em ‘outdoor learning’”, indicou a CIM.
A iniciativa dirige-se “a jovens entre os 18 e os 29 anos, especialmente aqueles que enfrentam desafios no acesso ao ensino e ao mercado de trabalho”.
O programa formativo destas expedições “estrutura-se em três pilares fundamentais: empreendedorismo, competências digitais e sustentabilidade”.
De acordo com a CIM, “os participantes recebem formação prévia ‘online’ sobre cada rota e, posteriormente, aplicarão os conhecimentos em atividades práticas durante o percurso do Caminho”.
A metodologia permite, assim, que os jovens desenvolvam “competências técnicas e transversais enquanto exploram a riqueza cultural do itinerário Jacobeu”.
No final, os participantes devem criar curtas-metragens que visam documentar a aprendizagem adquirida e dar “maior visibilidade ao potencial do Caminho de Santiago enquanto motor de desenvolvimento socioeconómico”.
“As primeiras expedições formativas estão previstas para o segundo trimestre de 2025”, disse a CIM.
A CIM Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Politécnico do Porto, a Universidade de Santiago de Compostela, a Femxa Formação SLU e o Cluster da Comunicação da Galiza são as entidades parceiras do projeto.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.