Várias entidades do Norte de Portugal e da Galiza esperam realizar, a partir do segundo semestre do ano, 12 expedições no Caminho de Santiago para promover a empregabilidade de 120 jovens.
O projeto transfronteiriço, denominado Pegadas, é suportado por fundos comunitários e propõe “utilizar o emblemático Caminho de Santiago como espaço de aprendizagem e desenvolvimento de competências para jovens em situação de vulnerabilidade”, revelou hoje, em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
As expedições no Caminho de Santiago vão integrar “sessões teóricas e práticas num formato híbrido”, combinando “a formação ‘e-learning’ com atividades presenciais em ‘outdoor learning’”, indicou a CIM.
A iniciativa dirige-se “a jovens entre os 18 e os 29 anos, especialmente aqueles que enfrentam desafios no acesso ao ensino e ao mercado de trabalho”.
O programa formativo destas expedições “estrutura-se em três pilares fundamentais: empreendedorismo, competências digitais e sustentabilidade”.
De acordo com a CIM, “os participantes recebem formação prévia ‘online’ sobre cada rota e, posteriormente, aplicarão os conhecimentos em atividades práticas durante o percurso do Caminho”.
A metodologia permite, assim, que os jovens desenvolvam “competências técnicas e transversais enquanto exploram a riqueza cultural do itinerário Jacobeu”.
No final, os participantes devem criar curtas-metragens que visam documentar a aprendizagem adquirida e dar “maior visibilidade ao potencial do Caminho de Santiago enquanto motor de desenvolvimento socioeconómico”.
“As primeiras expedições formativas estão previstas para o segundo trimestre de 2025”, disse a CIM.
A CIM Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Politécnico do Porto, a Universidade de Santiago de Compostela, a Femxa Formação SLU e o Cluster da Comunicação da Galiza são as entidades parceiras do projeto.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.