A associação galega Codeseda Viva acaba de revelar que o Caminho da Geira e dos Arrieiros, até Santiago, já foi percorrido por quase sete mil peregrinos desde a sua apresentação e que a maioria são portugueses e partem da Sé de Braga.
O presidente da associação Codeseda Viva, Carlos da Barreira, que falava no Posto de Turismo de Braga, na quinta-feira, dia 12, referiu que “entre 2017 e 2025 o Caminho da Geira registou 6.847 peregrinos, com a emissão de 2.730 Compostelas” – o documento que comprova a realização do itinerário.
Entre estes peregrinos, “70% são portugueses, 16% espanhóis e 14% de outras nacionalidades. Só no corrente ano já se registaram 375 peregrinos, sendo que 96% começaram Portugal, 72% dos quais de Braga”, adiantou Carlos da Barreira, que falava durante a apresentação da Rapa das Bestas, um festival de interesse turístico internacional que decorre em Sabucedo, A Estrada, na Galiza.
O presidente da Câmara Municipal de A Estrada, Gonzalo Louzao Dono, sublinhou a ligação entre ambos os projetos: “O Caminho da Geira, que aqui nasce, e a ancestral Rapa das Bestas têm o seu elo em Sabucedo”.

“Ambos são exemplos de convivência, tradição e identidade — um legado do passado que cuidamos no presente para lhes garantir futuro”, adiantou o autarca, destacando que estão acreditados para o festival 68 jornalistas de 10 países e quatro continentes, número que poderá triplicar até julho, mês em que se realiza.
O adjunto do presidente da Câmara de Braga, Pedro Soares, considerou que “o Caminho e a Rapa são uma ponte”, consolidando a aliança entre a cidade portuguesa e a Galiza.
A Rapa das Bestas, uma tradição que envolve a reunião de manadas selvagens nas montanhas e a sua descida ao curro para marcação, partilha geografia com a rota jacobeia: as terras de Sabucedo, ‘habitat’ dos cavalos, são atravessadas pelos peregrinos.
O Caminho da Geira e dos Arrieiros estende-se por 239 quilómetros, inicia-se na Sé de Braga e atravessa os municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço (Castro Laboreiro), entrando na Galiza pela Portela do Homem. Nos últimos oito anos, foi percorrido por quase sete mil peregrinos, principalmente de Portugal e Espanha, mas também de outros países europeus e de nações tão diversas como Afeganistão, Aruba, Austrália, Azerbaijão, Bahamas, Belize, Brasil, China, Colômbia, EUA, Japão, México, Palestina e Uruguai.
Este itinerário foi apresentado em 2017 na Galiza e em Braga, pela Plataforma Berán no Caminho/ACJMR foi reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).
O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via mais bem preservada do antigo império romano ocidental, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos raros cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.