A associação galega Codeseda Viva acaba de revelar que o Caminho da Geira e dos Arrieiros, até Santiago, já foi percorrido por quase sete mil peregrinos desde a sua apresentação e que a maioria são portugueses e partem da Sé de Braga.
O presidente da associação Codeseda Viva, Carlos da Barreira, que falava no Posto de Turismo de Braga, na quinta-feira, dia 12, referiu que “entre 2017 e 2025 o Caminho da Geira registou 6.847 peregrinos, com a emissão de 2.730 Compostelas” – o documento que comprova a realização do itinerário.
Entre estes peregrinos, “70% são portugueses, 16% espanhóis e 14% de outras nacionalidades. Só no corrente ano já se registaram 375 peregrinos, sendo que 96% começaram Portugal, 72% dos quais de Braga”, adiantou Carlos da Barreira, que falava durante a apresentação da Rapa das Bestas, um festival de interesse turístico internacional que decorre em Sabucedo, A Estrada, na Galiza.
O presidente da Câmara Municipal de A Estrada, Gonzalo Louzao Dono, sublinhou a ligação entre ambos os projetos: “O Caminho da Geira, que aqui nasce, e a ancestral Rapa das Bestas têm o seu elo em Sabucedo”.

“Ambos são exemplos de convivência, tradição e identidade — um legado do passado que cuidamos no presente para lhes garantir futuro”, adiantou o autarca, destacando que estão acreditados para o festival 68 jornalistas de 10 países e quatro continentes, número que poderá triplicar até julho, mês em que se realiza.
O adjunto do presidente da Câmara de Braga, Pedro Soares, considerou que “o Caminho e a Rapa são uma ponte”, consolidando a aliança entre a cidade portuguesa e a Galiza.
A Rapa das Bestas, uma tradição que envolve a reunião de manadas selvagens nas montanhas e a sua descida ao curro para marcação, partilha geografia com a rota jacobeia: as terras de Sabucedo, ‘habitat’ dos cavalos, são atravessadas pelos peregrinos.
O Caminho da Geira e dos Arrieiros estende-se por 239 quilómetros, inicia-se na Sé de Braga e atravessa os municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço (Castro Laboreiro), entrando na Galiza pela Portela do Homem. Nos últimos oito anos, foi percorrido por quase sete mil peregrinos, principalmente de Portugal e Espanha, mas também de outros países europeus e de nações tão diversas como Afeganistão, Aruba, Austrália, Azerbaijão, Bahamas, Belize, Brasil, China, Colômbia, EUA, Japão, México, Palestina e Uruguai.
Este itinerário foi apresentado em 2017 na Galiza e em Braga, pela Plataforma Berán no Caminho/ACJMR foi reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).
O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via mais bem preservada do antigo império romano ocidental, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos raros cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.