Rota da Rabanada, concertos de Natal e Ano Novo, passeio de Pai Natal em Bicicleta e Mercados de Natal são alguns dos eventos da programação natalícia que estão de regresso ao concelho de Caminha. Mas há algumas novidades, com destaque para o "Um Berço para a Paz - Presépio Vivo”, que vai decorrer nas duas vilas do concelho.
Este ano, as luzes de Natal vão ser ligadas a 5 de dezembro, com inauguração, como habitualmente, na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, e na Praça da República, em Vila Praia de Âncora. Em Caminha, a inauguração da iluminação de Natal está agendada para as 18h30, e será acompanhada pelas atuações da Academia de Música Fernandes Fão e da Academia de Dança e Música Tradicional de Caminha e Vilarelho. Em Vila Praia de Âncora terá lugar pelas 19h00, acompanhada da Academia de Música Fernandes Fão e do Etnográfico de Vila Praia de Âncora.
A programação de Natal inicia já hoje com a promoção da Festa da Marioneta Luso-Galaica. Entre os dias 1 e 10 de dezembro, com espetáculos de sala e de rua, oficinas de construção de marionetas e máscaras e uma exposição que, apesar de habitual, ganha um cunho especial, pois, nesta 9ª edição, reflete o percurso da companhia que promove este festival – a Krisálida – pela linguagem das Formas Animadas. Entre Caminha e Vila Praia de Âncora, serão apresentados 37 espetáculos, para além das oficinas e exposição, em vários espaços e com uma programação para todas as idades, que acontecem em diversos horários e locais.
Esta sexta-feira, também arranca a Rota da Rabanada, este ano com mais participantes e mais especialidades. Durante o mês de dezembro, a Rota da Rabanada conta com mais de meia centena de cafés, pastelarias, padarias e restaurantes aderentes e mais de 70 especialidades diferentes. De leite, vinho tinto, doce de ovos, frutos secos, frutos vermelhos e pão de massa mãe, recheadas de abóbora, maçã, chila, cenoura, são muitas as especialidades disponíveis.
Os Mercados de Natal voltam a marcar a programação, este ano com a novidade do Mercado N. Assim, nos dias 9 e 10, Caminha será palco do tradicional Mercado de Natal. Em Vila Praia de Âncora, decorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, o Mercado N, promovido pelo NUCEARTES, Núcleo de Estudo e Artes do Vale do Ãncora.
No dia 9 de dezembro, a corrida São Silvestre Caminhense estará de regresso às ruas de Caminha.
Uma das novidades deste Natal no concelho é a encenação do “Um Berço para Paz -Presépio Vivo”, que vai juntar mais de 100 figurantes e várias Associações Culturais, Recreativas, Ambientais, Instituições, grupos locais, paróquias e juntas de freguesia do concelho. O “Presépio Vivo – Um Berço para Paz”, encenado pelo professor Fernando Borlido, pretende ser uma alusão ao que foi o ambiente vivido na época do nascimento do Menino Jesus, recriando os principais quadros de inspiração bíblica, que estarão distribuídos quer na Praça da República em Vila Praia de Âncora, no dia 9 de dezembro, na Praça Conselheiro Silva Torres em Caminha, no dia 16 de dezembro.
No dia 16 de dezembro, vai decorrer o Passeio de Pai Natal em Bicicleta, corrida e caminhada. É uma organização da Associação de Triatlo de Caminha e Desnível Positivo, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.
Durante o mês vão decorrer várias oficinas “Ideias de Natal” de porcelana, arranjos de Natal, de bolachas de Natal e modelagem de gesso.
O teatro também vai marcar esta agenda de natal. No dia 17 de dezembro, sobe ao palco do Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora a peça “Os Elfos salvam o Natal”, a cargo da Porta de Cena.
O Orfeão de Vila Praia de Âncora vai animar as noites frias de dezembro com a promoção dos Concertos de Natal em Argela, Lanhelas e Vila Praia de Âncora, nos dias 10, 20 e 22 de dezembro. Também a Academia de Música Fernandes Fão vai brindar os caminhenses com o Concerto de Natal AMFF, no dia 21 de dezembro, na Igreja Matriz de Caminha
Um dos grandes momentos da programação de Natal é a noite da Passagem de Ano, afinal “Caminha, é onde o Norte passa o Ano”, este ano, ao som dos Micomaníacos, Paulo Baixinho e animação com DJ.
Tal como acontece nas grandes capitais europeias, em Caminha também se começa o ano com um grande concerto de música clássica. A Igreja Matriz de Caminha, um dos ícones arquitetónicos do concelho, vai acolher o Concerto de Ano Novo pela Sociedade Musical Banda Lanhelense.
A inauguração da Iluminação de Natal e o fogo de artificio da passagem de ano serão apoiados pela empresa IVO Shows.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.