Rota da Rabanada, concertos de Natal e Ano Novo, passeio de Pai Natal em Bicicleta e Mercados de Natal são alguns dos eventos da programação natalícia que estão de regresso ao concelho de Caminha. Mas há algumas novidades, com destaque para o "Um Berço para a Paz - Presépio Vivo”, que vai decorrer nas duas vilas do concelho.
Este ano, as luzes de Natal vão ser ligadas a 5 de dezembro, com inauguração, como habitualmente, na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, e na Praça da República, em Vila Praia de Âncora. Em Caminha, a inauguração da iluminação de Natal está agendada para as 18h30, e será acompanhada pelas atuações da Academia de Música Fernandes Fão e da Academia de Dança e Música Tradicional de Caminha e Vilarelho. Em Vila Praia de Âncora terá lugar pelas 19h00, acompanhada da Academia de Música Fernandes Fão e do Etnográfico de Vila Praia de Âncora.
A programação de Natal inicia já hoje com a promoção da Festa da Marioneta Luso-Galaica. Entre os dias 1 e 10 de dezembro, com espetáculos de sala e de rua, oficinas de construção de marionetas e máscaras e uma exposição que, apesar de habitual, ganha um cunho especial, pois, nesta 9ª edição, reflete o percurso da companhia que promove este festival – a Krisálida – pela linguagem das Formas Animadas. Entre Caminha e Vila Praia de Âncora, serão apresentados 37 espetáculos, para além das oficinas e exposição, em vários espaços e com uma programação para todas as idades, que acontecem em diversos horários e locais.
Esta sexta-feira, também arranca a Rota da Rabanada, este ano com mais participantes e mais especialidades. Durante o mês de dezembro, a Rota da Rabanada conta com mais de meia centena de cafés, pastelarias, padarias e restaurantes aderentes e mais de 70 especialidades diferentes. De leite, vinho tinto, doce de ovos, frutos secos, frutos vermelhos e pão de massa mãe, recheadas de abóbora, maçã, chila, cenoura, são muitas as especialidades disponíveis.
Os Mercados de Natal voltam a marcar a programação, este ano com a novidade do Mercado N. Assim, nos dias 9 e 10, Caminha será palco do tradicional Mercado de Natal. Em Vila Praia de Âncora, decorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, o Mercado N, promovido pelo NUCEARTES, Núcleo de Estudo e Artes do Vale do Ãncora.
No dia 9 de dezembro, a corrida São Silvestre Caminhense estará de regresso às ruas de Caminha.
Uma das novidades deste Natal no concelho é a encenação do “Um Berço para Paz -Presépio Vivo”, que vai juntar mais de 100 figurantes e várias Associações Culturais, Recreativas, Ambientais, Instituições, grupos locais, paróquias e juntas de freguesia do concelho. O “Presépio Vivo – Um Berço para Paz”, encenado pelo professor Fernando Borlido, pretende ser uma alusão ao que foi o ambiente vivido na época do nascimento do Menino Jesus, recriando os principais quadros de inspiração bíblica, que estarão distribuídos quer na Praça da República em Vila Praia de Âncora, no dia 9 de dezembro, na Praça Conselheiro Silva Torres em Caminha, no dia 16 de dezembro.
No dia 16 de dezembro, vai decorrer o Passeio de Pai Natal em Bicicleta, corrida e caminhada. É uma organização da Associação de Triatlo de Caminha e Desnível Positivo, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.
Durante o mês vão decorrer várias oficinas “Ideias de Natal” de porcelana, arranjos de Natal, de bolachas de Natal e modelagem de gesso.
O teatro também vai marcar esta agenda de natal. No dia 17 de dezembro, sobe ao palco do Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora a peça “Os Elfos salvam o Natal”, a cargo da Porta de Cena.
O Orfeão de Vila Praia de Âncora vai animar as noites frias de dezembro com a promoção dos Concertos de Natal em Argela, Lanhelas e Vila Praia de Âncora, nos dias 10, 20 e 22 de dezembro. Também a Academia de Música Fernandes Fão vai brindar os caminhenses com o Concerto de Natal AMFF, no dia 21 de dezembro, na Igreja Matriz de Caminha
Um dos grandes momentos da programação de Natal é a noite da Passagem de Ano, afinal “Caminha, é onde o Norte passa o Ano”, este ano, ao som dos Micomaníacos, Paulo Baixinho e animação com DJ.
Tal como acontece nas grandes capitais europeias, em Caminha também se começa o ano com um grande concerto de música clássica. A Igreja Matriz de Caminha, um dos ícones arquitetónicos do concelho, vai acolher o Concerto de Ano Novo pela Sociedade Musical Banda Lanhelense.
A inauguração da Iluminação de Natal e o fogo de artificio da passagem de ano serão apoiados pela empresa IVO Shows.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, no próximo dia 22 de janeiro, mais uma sessão do ciclo Sessões de Cinema Regulares, com a exibição de Aniki Bóbó, filme emblemático de Manoel de Oliveira e uma referência incontornável do cinema português.
A Juventude Viana vai disputar na Ilha do Pico nos Açores, os Oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins frente ao Candelária. Os jogos desta eliminatória estão agendados para 14 de fevereiro, mas podem ainda sofrer alterações.
Faz hoje exatamente 39 anos que a cidade de Viana do Castelo acordou coberta por um manto branco de neve, naquele que foi um dos episódios meteorológicos mais marcantes da história recente da região.
Os delegados da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) estiveram reunidos, no inicio do mês, numa reunião de trabalho destinada a fazer o balanço da atividade desenvolvida e a definir estratégias para o reforço da sua atuação nas competições distritais.
O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo realizou uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Violência no Desporto”, dirigida à comunidade escolar da Escola Secundária de Monserrate.
A Amnistia Internacional divulgou o seu habitual “Dois Minutos para os Direitos Humanos”, chamando a atenção para situações graves e urgentes que continuam a afetar milhões de pessoas em diferentes partes do mundo, desde a discriminação racial sistémica até conflitos armados, ameaças a povos indígenas e possíveis crimes internacionais.