O Município de Caminha vai acolher o 3º "Congresso Internacional de Enogastronomia Amar o Minho". O evento acontece nos dias 25 e 26 de setembro, sendo o último dia, no Museu Municipal de Caminha, aberto ao público em geral mediante inscrição gratuita e obrigatória.
A iniciativa é organizada pelo Consórcio Minho INovação e conta com o apoio institucional do CISAS, unidade multidisciplinar de investigação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) no âmbito do projeto PA9.
Tendo como tema “o futuro sustentável do território”, o 3º congresso reúne um conjunto de oradores, composto por especialistas de renome internacional e nacional. Ao longo do evento, os protagonistas apresentarão abordagens inovadoras, tendências emergentes e perspetivas para o futuro da enogastronomia do Minho.
Conhece a programação do dia 26 de setembro na íntegra, aqui:





A participação na iniciativa, de forma presencial, no dia 26 de setembro, está sujeita a lugares limitados e conta com uma lotação máxima de 50 pessoas. A inscrição deve ser feita aqui. No caso de querer participar de forma online deve também preencher o questionário. Posteriormente, receberá o link para aceder via digital.
O congresso terá ainda transmissão online no facebook do “Amar o Minho”.
O Programa “Estou Aqui Adultos”, promovido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), destina-se a pessoas que, devido à idade ou a uma patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes na via pública, mesmo que de forma momentânea.
A Mata Nacional do Camarido, em Caminha, recebeu um reforço significativo na proteção de uma das suas espécies endémicas mais emblemáticas: a camarinha. Cerca de 3 000 plantas, incluindo machos e fêmeas, foram reintroduzidas no local através de uma ação promovida pela Associação COREMA e pelo Projeto EMC² (Explorar Matos de Camarinhas da Costa, MARE-ARNET).
Mais de 300 jovens participaram na grande final do Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil, realizada no Centro Cultural de Viana do Castelo, durante a VianaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR realizou, entre 3 e 9 de novembro, uma série de operações focadas na prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança comunitária, com resultados expressivos.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou estar tranquilo quanto à segurança e proteção de dados dos autocarros elétricos da fabricante chinesa Yutong, que desde setembro asseguram o transporte urbano na cidade.
Viana do Castelo prepara-se para acolher, de 15 a 22 de novembro, a 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento terá como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reunindo espetáculos de destaque nacional e internacional.
O fabricante chinês de autocarros Yutong assegura que não existe qualquer risco de acesso remoto ou manipulação à distância dos veículos que circulam em Portugal, incluindo Viana do Castelo, e que todos os dados recolhidos estão protegidos e armazenados na União Europeia.