O Município de Caminha vai acolher o 3º "Congresso Internacional de Enogastronomia Amar o Minho". O evento acontece nos dias 25 e 26 de setembro, sendo o último dia, no Museu Municipal de Caminha, aberto ao público em geral mediante inscrição gratuita e obrigatória.
A iniciativa é organizada pelo Consórcio Minho INovação e conta com o apoio institucional do CISAS, unidade multidisciplinar de investigação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) no âmbito do projeto PA9.
Tendo como tema “o futuro sustentável do território”, o 3º congresso reúne um conjunto de oradores, composto por especialistas de renome internacional e nacional. Ao longo do evento, os protagonistas apresentarão abordagens inovadoras, tendências emergentes e perspetivas para o futuro da enogastronomia do Minho.
Conhece a programação do dia 26 de setembro na íntegra, aqui:





A participação na iniciativa, de forma presencial, no dia 26 de setembro, está sujeita a lugares limitados e conta com uma lotação máxima de 50 pessoas. A inscrição deve ser feita aqui. No caso de querer participar de forma online deve também preencher o questionário. Posteriormente, receberá o link para aceder via digital.
O congresso terá ainda transmissão online no facebook do “Amar o Minho”.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.