Logo
Regional

Caminha reforça apoio financeiro aos munícipes para aquisição de medicamentos

1 Novembro, 2022 | 15:47
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Câmara Municipal vai reforçar o apoio financeiro aos munícipes para compra de medicamentos em 2023, passando de 100 para 135 euros, por ano e por cada beneficiário inscrito no Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento. Este apoio existe desde janeiro de 2019, no âmbito do Protocolo de Colaboração com a Associação Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social.

A proposta vai ser apresentada ao Executivo amanhã, em reunião ordinária, que terá lugar pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Caminha.

O número de beneficiários do Programa Abem tem vindo a crescer, somando neste momento 94 inscritos ativos, a que se devem juntar em breve mais sete, perfazendo 101. De acordo com as previsões do serviço de Ação Social do Município, estima-se que, em 2023, se possam atingir os 130 beneficiários, sendo o investimento da Câmara previsto para o próximo ano de 17 550 euros.

Conforme se assume na proposta, a colaboração entre a associação Dignitude e o Município de Caminha traduz-se numa medida de combate à pobreza e à exclusão social dos munícipes em situação de vulnerabilidade socioeconómica, ao permitir-lhes acesso à medicação, nomeadamente na conjuntura socioeconómica atual.

A atualização da verba, que corresponde a uma segunda adenda ao protocolo de 2019, responde às expetativas da Abem e tem em conta a conjuntura. “Este apoio à compra de medicamentos faz parte das medidas de caráter social, de solidariedade e de inclusão. Estamos sempre atentos e abertos a ajudar quem necessita, partilhando os meios disponíveis, neste caso, numa área tão importante como é a saúde da nossa comunidade”, refere o Presidente da Câmara, Rui Lages, que faz um balanço muito positivo da parceria com a IPSS.

Os munícipes que pretendam ser beneficiários do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento devem solicitá-lo por escrito, através de entrega de requerimento, de acordo com modelo disponibilizado pelo Município, junto dos serviços municipais competentes, responsáveis pela avaliação do pedido de acordo com as condições de recurso previstas no Protocolo.

Refira-se que os beneficiários inscritos no Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, têm direito a um apoio adicional ao atribuído pelo SNS na aquisição de medicamentos prescritos com o mesmo CNPEM (Código Nacional para a Prescrição Eletrónica de Medicamentos), que pode ir até ao máximo de 100%, devendo para tal apresentar nas farmácias aderentes receituário válido para efeitos da comparticipação pelo SNS (Serviço Nacional de Saúde) emitido em seu nome devidamente validado pelo médico.

Na reunião de amanhã, entre outras, serão ainda avaliadas e votadas propostas sobre os Balizadores do Terreiro em Caminha; Regulamento de Atribuição de Selo Equestre – consulta pública – Projeto Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima; Isenção de pagamento de frequência nas Piscinas Municipais de Vila Praia de ncora, uma aula por mês, dos jardins de infância das IPSS do Concelho de Caminha; Protocolo entre o Município de Caminha, o Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e o Sporting Club Caminhense para o desenvolvimento do Projeto Nautismo; Protocolo entre o Município de Caminha, o Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e a Nautiminho para o desenvolvimento do Projeto Nautismo; Protocolo entre o Município de Caminha e a Associação de Triatlo de Caminha para realização da IV São Silvestre Caminhense; Concurso público para empreitada de Reabilitação da Rede Hidrográfica do Troço Terminal do Rio Coura – 118/22_CP_E – prorrogação de prazo – ratificação e Escala de turnos das farmácias para o ano 2023.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Março, 2023

Município de Caminha detém dois novos serviços para “pessoas em situação de vulnerabilidade”

A Câmara Municipal de Caminha vai passar a disponibilizar dois novos serviços aos munícipes: o Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social (SAAS) e o Serviço de Rendimento Social de Inserção (RSI). Ambos entrarão ao ativo já esta segunda-feira, 3 de abril, e serão gratuitos. 

Regional 31 Março, 2023

Vila Nova de Cerveira abre concurso público para adjudicação do “Bar da Lenta”

Está aberto até às 16h00, do dia 14 de abril, o período de apresentação de propostas ao concurso público para a concessão do “Bar da Lenta”, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas localizado na Praia Fluvial da Lenta, em Vila Nova de Cerveira.

Desporto 31 Março, 2023

“CLDS 4G Monção” quer pôr todos os monçanenses com mais de 65 anos a praticar exercício físico

O projeto "Contratos Locais de Desenvolvimento Social Quarta Geração" (CLDS 4G Monção) vai promover no Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, em Monção, jogos interfreguesias, destinados a pessoas com mais de 65 anos.

Regional 31 Março, 2023

1200 chocolates deliciaram as crianças do concelho de Vila Nova de Cerveira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira distribuiu 1200 chocolates pelas crianças e jovens dos estabelecimentos de ensino público e privado do concelho, para assinalar a quadra pascal que se aproxima.

Desporto 31 Março, 2023

IX Edição Ultra Trail Santa Luzia acontece este sábado e domingo

A prova integra duas competições do circuito nacional, das quais uma delas é o Campeonato Nacional de Trail, sábado, onde se esperam cerca de 600 atletas. Domingo iniciam-se as partidas das provas abertas nas distâncias de Ultra Trail 50km, Trail Longo 30km, Trail Sprint 18km, Mini Trail 14 km, esperando reunir cerca de 1.500 atletas.

Regional 31 Março, 2023

Lançado concurso público para a “Empreitada de Reabilitação e valorização do Rio Neiva”

Foi publicada em Diário da República a abertura de um concurso público para a “Empreitada de Reabilitação e valorização do Rio Neiva nos concelhos de Esposende e Viana do Castelo”, com valor base superior a 552 mil euros.

Desporto 30 Março, 2023

Viana do Castelo acolhe Campeonatos Nacionais Universitários

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e o Município organizam as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que irão decorrer de 17 a 28 de abril em oito recintos desportivos. O evento irá contar com a presença de cerca de 1 500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários.