Logo
Regional

Caminha reforça apoio financeiro aos munícipes para aquisição de medicamentos

1 Novembro, 2022 | 15:47
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Câmara Municipal vai reforçar o apoio financeiro aos munícipes para compra de medicamentos em 2023, passando de 100 para 135 euros, por ano e por cada beneficiário inscrito no Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento. Este apoio existe desde janeiro de 2019, no âmbito do Protocolo de Colaboração com a Associação Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social.

A proposta vai ser apresentada ao Executivo amanhã, em reunião ordinária, que terá lugar pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Caminha.

O número de beneficiários do Programa Abem tem vindo a crescer, somando neste momento 94 inscritos ativos, a que se devem juntar em breve mais sete, perfazendo 101. De acordo com as previsões do serviço de Ação Social do Município, estima-se que, em 2023, se possam atingir os 130 beneficiários, sendo o investimento da Câmara previsto para o próximo ano de 17 550 euros.

Conforme se assume na proposta, a colaboração entre a associação Dignitude e o Município de Caminha traduz-se numa medida de combate à pobreza e à exclusão social dos munícipes em situação de vulnerabilidade socioeconómica, ao permitir-lhes acesso à medicação, nomeadamente na conjuntura socioeconómica atual.

A atualização da verba, que corresponde a uma segunda adenda ao protocolo de 2019, responde às expetativas da Abem e tem em conta a conjuntura. “Este apoio à compra de medicamentos faz parte das medidas de caráter social, de solidariedade e de inclusão. Estamos sempre atentos e abertos a ajudar quem necessita, partilhando os meios disponíveis, neste caso, numa área tão importante como é a saúde da nossa comunidade”, refere o Presidente da Câmara, Rui Lages, que faz um balanço muito positivo da parceria com a IPSS.

Os munícipes que pretendam ser beneficiários do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento devem solicitá-lo por escrito, através de entrega de requerimento, de acordo com modelo disponibilizado pelo Município, junto dos serviços municipais competentes, responsáveis pela avaliação do pedido de acordo com as condições de recurso previstas no Protocolo.

Refira-se que os beneficiários inscritos no Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, têm direito a um apoio adicional ao atribuído pelo SNS na aquisição de medicamentos prescritos com o mesmo CNPEM (Código Nacional para a Prescrição Eletrónica de Medicamentos), que pode ir até ao máximo de 100%, devendo para tal apresentar nas farmácias aderentes receituário válido para efeitos da comparticipação pelo SNS (Serviço Nacional de Saúde) emitido em seu nome devidamente validado pelo médico.

Na reunião de amanhã, entre outras, serão ainda avaliadas e votadas propostas sobre os Balizadores do Terreiro em Caminha; Regulamento de Atribuição de Selo Equestre – consulta pública – Projeto Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima; Isenção de pagamento de frequência nas Piscinas Municipais de Vila Praia de ncora, uma aula por mês, dos jardins de infância das IPSS do Concelho de Caminha; Protocolo entre o Município de Caminha, o Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e o Sporting Club Caminhense para o desenvolvimento do Projeto Nautismo; Protocolo entre o Município de Caminha, o Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e a Nautiminho para o desenvolvimento do Projeto Nautismo; Protocolo entre o Município de Caminha e a Associação de Triatlo de Caminha para realização da IV São Silvestre Caminhense; Concurso público para empreitada de Reabilitação da Rede Hidrográfica do Troço Terminal do Rio Coura – 118/22_CP_E – prorrogação de prazo – ratificação e Escala de turnos das farmácias para o ano 2023.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

SC Vianense tem sete jogos de pré época marcados

O SC Vianense já iniciou os trabalhos para a temporada 2024/25. Com o objetivo de voltar a subir à Liga 3, a equipa orientada por Pedro Lomba já começou a treinar e já tem definidos os jogos de pré temporada. A 20 de julho realiza o primeiro teste na Póvoa de Varzim frente à equipa local, depois, todos os outros jogos vão realizar-se no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo.

Regional 15 Julho, 2024

Politécnico de Viana do Castelo passa de 594 camas para 1.180 no próximo ano letivo

É esta a promessa lançada pelo Politécnico de Viana do Castelo para o próximo ano letivo. Assim em 2024/25, o IPVC terá ao dispor dos seus estudantes 1.180 camas, duplicando praticamente o alojamento disponível.

Regional 15 Julho, 2024

Arrancaram hoje as matrículas dos alunos do 10.º e 12.º anos

As matrículas dos alunos que no próximo ano letivo vão para o 10.º e 12.º ano arrancam hoje e terminam no final da semana, ficando concluído o processo de inscrições no ensino obrigatório que este ano teve inúmeros problemas.

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.