A Câmara Municipal de Caminha inaugurou a obra de requalificação dos Paços do Concelho, num investimento superior a 300 mil euros.
Sobre a obra, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages. disse: “uns dirão que está igual, outros dirão que parece nada ter sido feito, outros até poderão criticar o investimento, mas, a verdade é que, a intenção era mesmo não mudar nada”, acrescentando “esta foi uma obra gerida com pinças e com muita dedicação. Substituímos na integralidade o telhado, restauramos portas e janelas, substituímos os soalhos, tratamos com os melhores produtos os belíssimos tetos destes salões, conservamos os apainelados laterais dos salões, substituímos toda a cabelagem elétrica, colocamos um sistema contra incêndios. Tudo isto, numa obra de relojoaria fina por forma a que este nosso belíssimo edifício não perdesse o seu glamour, a sua beleza, a sua história e a sua identidade”.
O Edifico dos Paços do Concelho é um dos ícones da vila de Caminha. Este edifício foi alvo de infiltrações de água significativas ao longo de vários anos, que originaram várias patologias e danos no seu interior, como por exemplo nos pavimentos de madeira, nas caixilharias exteriores, tetos e paredes em gesso cartonado, entre outros, tornando-o praticamente inutilizável. Dada a importância deste edifício para a população, a Camara Municipal de Caminha decidiu proceder à sua requalificação, uma intervenção que ultrapassa os 300 mil euros.

Os trabalhos englobaram: a substituição do teto em estafe existente no hall de entrada e no corredor principal, que se encontrava em avançado estado de degradação, por um novo teto em gesso cartonado; foi reparada a estrutura das duas claraboias existentes e substituídos os vidros das mesmas, por novos vidros com características mais adequadas à respetiva estrutura de suporte (laminados); as caixilharias exteriores em madeira foram reabilitadas, envernizadas e pintadas, com materiais adequados e com aspeto idêntico ao anteriormente existente; também foram pintados todos os paramentos interiores, designadamente tetos e paredes, que apresentavam em diversos locais indícios de infiltrações, nomeadamente escorrências, manchas e fungos em grandes quantidades. No que se refere às carpintarias interiores, verificava-se que no salão nobre, na sala de reuniões (voltada a Praça Conselheiro Silva Torres) e no gabinete contiguo, o empolamento e apodrecimento do pavimento em diversas zonas, tendo sido substituído. Também os lambrins de madeira existentes nestes espaços foram alvo de trabalhos de manutenção e conservação.
Foram ainda instalados equipamentos de ar condicionado no salão nobre e na sala de reuniões contigua, assim como, se procedeu à remodelação e retificação de parte da infraestrutura elétrica e de telecomunicações existente. Foi ainda implementada uma rede de deteção de incêndio, que não existia no edifício, e que se afigura assumir caracter primordial, visto tratar-se de uma construção com bastantes elementos de madeira, quer ao nível estrutural (cobertura) quer ao nível arquitetónico e ornamental como os tetos, paredes e pavimento do salão nobre, sala de reuniões e gabinete contíguos.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.
A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.
A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.