A Câmara Municipal de Caminha inaugurou a obra de requalificação dos Paços do Concelho, num investimento superior a 300 mil euros.
Sobre a obra, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages. disse: “uns dirão que está igual, outros dirão que parece nada ter sido feito, outros até poderão criticar o investimento, mas, a verdade é que, a intenção era mesmo não mudar nada”, acrescentando “esta foi uma obra gerida com pinças e com muita dedicação. Substituímos na integralidade o telhado, restauramos portas e janelas, substituímos os soalhos, tratamos com os melhores produtos os belíssimos tetos destes salões, conservamos os apainelados laterais dos salões, substituímos toda a cabelagem elétrica, colocamos um sistema contra incêndios. Tudo isto, numa obra de relojoaria fina por forma a que este nosso belíssimo edifício não perdesse o seu glamour, a sua beleza, a sua história e a sua identidade”.
O Edifico dos Paços do Concelho é um dos ícones da vila de Caminha. Este edifício foi alvo de infiltrações de água significativas ao longo de vários anos, que originaram várias patologias e danos no seu interior, como por exemplo nos pavimentos de madeira, nas caixilharias exteriores, tetos e paredes em gesso cartonado, entre outros, tornando-o praticamente inutilizável. Dada a importância deste edifício para a população, a Camara Municipal de Caminha decidiu proceder à sua requalificação, uma intervenção que ultrapassa os 300 mil euros.

Os trabalhos englobaram: a substituição do teto em estafe existente no hall de entrada e no corredor principal, que se encontrava em avançado estado de degradação, por um novo teto em gesso cartonado; foi reparada a estrutura das duas claraboias existentes e substituídos os vidros das mesmas, por novos vidros com características mais adequadas à respetiva estrutura de suporte (laminados); as caixilharias exteriores em madeira foram reabilitadas, envernizadas e pintadas, com materiais adequados e com aspeto idêntico ao anteriormente existente; também foram pintados todos os paramentos interiores, designadamente tetos e paredes, que apresentavam em diversos locais indícios de infiltrações, nomeadamente escorrências, manchas e fungos em grandes quantidades. No que se refere às carpintarias interiores, verificava-se que no salão nobre, na sala de reuniões (voltada a Praça Conselheiro Silva Torres) e no gabinete contiguo, o empolamento e apodrecimento do pavimento em diversas zonas, tendo sido substituído. Também os lambrins de madeira existentes nestes espaços foram alvo de trabalhos de manutenção e conservação.
Foram ainda instalados equipamentos de ar condicionado no salão nobre e na sala de reuniões contigua, assim como, se procedeu à remodelação e retificação de parte da infraestrutura elétrica e de telecomunicações existente. Foi ainda implementada uma rede de deteção de incêndio, que não existia no edifício, e que se afigura assumir caracter primordial, visto tratar-se de uma construção com bastantes elementos de madeira, quer ao nível estrutural (cobertura) quer ao nível arquitetónico e ornamental como os tetos, paredes e pavimento do salão nobre, sala de reuniões e gabinete contíguos.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.